Mês 001 - Saldo 2.250,00

Este é o primeiro mês que estou compartilhando minha carteira de investimentos, então vou fazer alguns comentários pessoais sobre o meu início e planos.

Passo 1 - Abertura de Conta em Corretora

Para começar a investir, eu pesquisei no mercado qual corretora oferecia os ativos financeiros que eu busco atualmente pelo menor preço, como resultado, acabei reativando minha conta na XP Investimentos, que atualmente não cobra taxa para investir em Tesouro Direto, não cobra corretagem para Fundos Imobiliários, nem taxa de custódia CBLC entre outras.
Print do site https://portal.xpi.com.br/pages/ferramentas/custos-operacionais.aspx
Vale lembrar de que existem outras corretoras que também não cobram essas taxas e podem até terem custos menores em outros ativos, como corretagem para negociar ações. Se você pesquisar no Google encontra comparações prontas, exemplos:
Passo 2 - Planejamento


Com base nas minhas receitas e despesas mensais, cheguei a conclusão de que eu posso fazer aportes mensais de R$ 250,00, ou mais dependendo das minhas rendas extras, até 2022, que é quando irei ganhar um aumento salarial, então pretendo investir R$ 1.000,00 mensais.

Em 01/07/2025 eu irei terminar de pagar um empréstimo, onde eu pago todo mês R$ 1.587,56, a partir dessa data, a ideia é aumentar o aporte incrementando esse valor da prestação, ficando em torno de R$ 2.500,00.

Com base nisso tudo, fiz uma simulação considerando rendimento médio de 0,5% ao Mês até 2022, com aplicações mais seguras, para formação de um colchão de segurança, e a partir de então, rendimento de 1,5% ao Mês, buscando me expor a um risco um pouco maior, atingindo a meta de R$ 1.000.000,00 investidos em 06/2034.


Bom, este é o plano 1.0, é uma simulação e é bem provável que eu mude este plano caso eu consiga aumentar minhas receitas, ou caso eu venha a aumentar minhas despesas, devido a fatores não previstos.

Passo 3 - Escolha dos Investimentos


Com a conta na corretora aberta, plano feito, hora de escolher onde investir. Como eu ainda não tenho um bom colchão de segurança, inicialmente eu decidi investir no Tesouro Direto, no título chamado Tesouro SELIC, que é mais seguro que a Poupança e rende mais que a Poupança, e o que eu posso resgatar sem perdas caso venha a precisar do dinheiro. 

Além deste investimento, eu acabei comprando outros títulos públicos, para ver na prática como eles funcionam. Para saber mais sobre o Tesouro Direto, veja esse video:


Um outro ativo que eu considero interessante, são os Fundos de Investimento Imobiliário (FII), então eu decidi comprar algumas cotas de FII, apesar de que na minha análise, eles atualmente estão "caros", conforme Preço de Mercado sobre o Preço Patrimonial (P/VPA), confira minha planilha de controle abaixo:

AtivoVPAPreço Atual% P/VPADYQtdePreço MédioTotalDif. % Custo x Atual
BBPO11R$ 102,96R$ 141,3937,33%0,73%1R$ 139,00R$ 139,001,72%
SAAG11R$ 90,21R$ 123,0036,35%0,73%1R$ 124,50R$ 124,50-1,20%
XPCM11R$ 82,82R$ 95,2114,96%0,88%1R$ 96,17R$ 96,17-1,00%
MXRF11R$ 9,27R$ 11,3021,90%0,60%6R$ 11,27R$ 67,620,27%

Bom, mesmo considerando o preço caro, eles tem bons dividendos e por isso, após analisar outros fatores como DY (dividend yield), vacância, taxas, etc, comprei alguns.

Sites importantes para comparação de FIIs e busca de informações:
Resumo geral da carteira

Início deste mês eu fiz a transferência de R$ 2.250,00 que eu tinha "aplicado" na Poupança para a conta na corretora, e comprei os seguintes ativos.



Após essas aplicações, a carteira ficou da seguinte forma:

E é isso aí, até mês que vem.

2 comentários:

  1. Pow cara, acho que não conhecia seu blog, botei a leitura aqui em dia rsrsr te add na minha lista de blogs... abraços !

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...