Fechamento 058 - Janeiro/2024

Olá!

Mês de janeiro já virou tradição fechar com rentabilidade negativa, desde que comecei este blog todos os janeiros foram negativos.

Depois do rally de final de ano, eu já desconfiava que isso poderia acontecer, seguem os dados.


Evolução

Diversificação entre renda fixa e variável

Diversificação geral

Tabela de dados

Conforme visto na tabela acima, o resultado foi negativo em -1,7% em janeiro, e tivemos um aporte de 3 mil, que somado com saldo dividendos foi aplicado no tesouro selic, com objetivo de "fazer caixa". 

Com a queda da taxa SELIC as ações devem continuar subindo este ano, mas como tudo que é bom dura pouco, é bem provável que logo logo alguma treta aconteça e tudo caia de novo, então pela 1ª vez na vida resolvi fazer um pouco de caixa, mas ainda pretendo continuar comprando renda variável em menor quantidade.

Também acabei resolvendo encerrar o estudo dos ETFs da Paz, que doideira né, na realidade estava até planejando aumentar o valor investido neste estudo, mas devido algumas dificuldades em negociar o LFTS11 pelo home broker acabei vendendo tudo de vez, contei o final da história aqui. Pra resumir, o resultado bruto foi 10,16% e líquido, após IR, 8,8%.

Com dinheiro dos ETFs comprei ações mesmo, Weg e Unifique, seguem as operações.

Negócios realizados

Weg vem andando de lado e pra baixo nos últimos 12 meses, janeiro também caiu bastante, tanto que acabei comprando mais no fim do mês com o saldo. Acredito que o mercado está prevendo que ela vai deixar de crescer tanto de agora em diante e assim não faz mais sentido esse P/L alto. Espero que essa transição seja suave, com cotação lateral, mas também se a queda for brusca a gente aproveita e compra mais.

Unifique comprei seguindo a tabela de alocação, que mandava comprar Equatorial primeiro, mas olhando a cotação dela não me animei, até pensei de vender e comprar Copel ou CPFL que me parecem mais descontadas, olha indicadores print ao lado....

Queria comentar aqui um pouco sobre a inflação e taxa SELIC do ano passado, que ficaram bem próximo do previsto no relatório Focus de final de 2022, só erraram o PIB que veio bem melhor do que a expectativa. Geralmente erram tudo, dessa vez foram bem. 

O IPCA fechou 2023 com alta acumulada de 4,62%, previsto era cerca de 5%, SELIC fechou em 11,75% e previsão era 11,50%, sendo que agora já foi pra 11,25%, bem na média.

Até o futuro!

12 comentários:

  1. Olá Bilionário, boa tarde

    Também possuo essa percepção com os meses de janeiro. Invarialmente todos os janeiros anteriores teve um desempenho pior em comparação a dezembro. Suspeito que seja um breve ajustes de mercado.

    Sobre o ETF LFTS11 havia uma questão do valor do IR, pois algumas corretoras queriam cobrar 25% (como se fosse progressiva) ao invés de 15%. Muita loucura. A corretora que você utiliza tem se posicionado a respeito?

    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VAR, tudo bem? Me cobraram 15% quando sai, mas tive que fazer negócio via chat/mesa, na NuInvest, não estão deixando o cliente negociar via HB. Abraço!

      Excluir
  2. Nunca tinha prestado atenção a essa tendência de desvalorização em janeiro, será que é o pessoal retirando grana dos investimentos para fazer frente as despesas do começo do ano?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MI! Pode ser isso, além da correção normal depois de 2 meses de alta forte.
      Conferi nos anos anteriores, tive alguns anos com janeiro positivo se considerar apenas ações, mas no consolidado todos ficaram negativos, por quedas no exterior, FIIs ou das NTN-Bs que possuo. Abraço

      Excluir
  3. Pois é bilionário...também fiquei no negativo...o que me assustou foi a queda da minha carteira de ações BR que ao meu ver foi desproporcional...não vi grandes notícias para justificar essa queda do Ibov... Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, acho que este ano a quedas das ações é correção mesmo, porque subiu bastante em novembro e dezembro... e olhando contas públicas com grande déficit, pode ter contribuído pro aumento nas taxas do TD. Abraços!

      Excluir
  4. Olá, Bilionário,

    Até o ano de 2023, apenas janeiro de 2021 registrou rentabilidade negativa em minha carteira. Janeiro de 2024 foi a segunda vez. No entanto, parece que a queda foi generalizada, rs...

    Seu gráfico de evolução já está mostrando resultados cada vez melhores. Agora é uma questão de disciplina e paciência para evoluir ainda mais rapidamente.

    Dei uma rápida olhada em FIQE3 em 2023, mas acabei deixando de lado e não retomei. Estou observando à distância SLCE3 e SOJA3, mas ando ocupada demais para me aprofundar no site de RI de ambas.

    Abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP!

      FIQE é uma das novatas que entraram quando a SELIC estava em baixa, entrou com preço alto por causa disso e agora está mais próximo do valor certo, no meu entendimento...

      As ações do agronegócio são interessantes, mas cíclicas... pelas notícias parece que este vai ser um ano difícil, também não acompanho muito, mas soja, milho e trigo eu percebi que os preços estão caindo e as colheitas não estão tão boas como ano passado, então devem ter margem reduzida ou talvez prejuízo este ano... mas é normal, num ano estão podres de ricos, no outro estão pobres de novo kkk agricultura não é fácil.

      Abraços

      Excluir
  5. Bilionário,

    Existem aqueles que dizem que o mercado é baixista em fevereiro por conta da liquidez que os gestores fazem depois do fechamento das cotas anuais, acho que é um pouco de verdade e um pouco de teoria da conspiração.

    WEG é uma queridinha, não dá para esperar que continue crescendo nos níveis dos últimos anos, mas se continuar redondinha a administração e com boas margens vai continuar sendo interessante. O grande desafio é abrir novos e lucrativos mercados.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é PI, ontem li notícia que a Siemens, do mesmo setor da Weg, teve resultados fracos recentemente, segundo interpretação do Itaú, o setor estaria fraco como um todo e os próximos resultados da Weg deveriam vir mais fracos... veremos, Weg frequentemente surpreende. Abraços

      Excluir
  6. "Também acabei resolvendo encerrar o estudo dos ETFs da Paz"

    Que pena!!!

    :(

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...