Estudo IVV vs IVVB11 [CORRIGIDO] e Fechamento Mensal

Olá a todos!!!

Hoje resolvi aproveitar o fechamento do mês pra um breve estudo do IVV vs IVVB11. Apenas olhando a oscilação de ambos e também do dólar no último ano para ver se tem diferença. 

Neste último ano o dólar saiu de R$ 5,70 para R$ 4,70, e eu estou pensando em fazer um novo aporte mas aquele alto Spread (custo pra enviar o dinheiro para o exterior) me deixou desanimado, então resolvi fazer um estudo comparativo com o IVVB11 que é a mesma coisa que o IVV mas investindo direto aqui no Brasil.

O ETF IVV foi de 402,08 para 452,15 dólares.

E o IVVB11, ETF brasileiro que compra cotas do ETF IVV, foi de R$ 249,40 para R$ 231,77.


Fiz uns cálculos rápidos simulando um investimento de 10 mil reais, usando um Spread de 2,5% que foi o que me custou enviar o dinheiro para o exterior pela Avenue no ano passado. Bom, se minha lógica não estiver errada, quem investiu no exterior neste último ano se deu muito bem, a diferença foi muito maior do que eu esperava. CORREÇÃO: Encontramos o erro na cotação do dólar e a diferença se foi, no fim a diferença foi o spread.

Estudo corrigido!

Quem investiu 10 mil reais em IVVB11 conseguiu comprar cerca de 40 cotas deste ETF e teve a variação de -7% no período, sem necessidades de fazer cálculos aqui.

Quem investiu 10 mil reais no exterior, na transferência isso virou U$ 1.710,53, comprando IVV no fracionário deu pra comprar 4,25 cotas, convertendo pra reais ficou investido R$ 9.740,39, saindo com uma perda logo de cara no comparativo com quem comprou o IVVB11 diretamente aqui no Brasil.

No final de 1 ano, o IVV lá fora valorizou 12,45%, mas transformando isso em reais, resultou em R$ 9.031,70, (4,25*452,15*4,70) um resultado de -7,28%, por causa da queda do dólar.

Então, se fosse resgatar e pagar mais 2,5% de spread (taxas etc pra trazer o dinheiro de volta pro Brasil) o resultado do investimento lá fora teria sido pior nesse período de 1 ano, por causa dos custos. Obrigado ao FIRE Jovem que me ajudou a encontrar meu erro nesse breve estudo, eu tinha uma noção de que não poderia ser verdade o resultado que havia encontrado primeiro, onde o investimento direto no exterior tinha sido melhor mesmo considerando as taxas, não fazia sentido, agora sim com a cotação certa o resultado ficou bem mais próximo entre ambos ativos.

Ainda não posso acreditar nessa diferença, nos outros estudos que vi pela internet comparando esses dois ativos o resultado final sempre era muito próximo, talvez seja algo atípico por causa da queda do dólar? Se for isso talvez comprar o IVVB11 agora seja vantagem esperando que o GAP se feche? Eu estou achando que devo ter cometido algum erro e espero que me apontem o erro nos comentários 😅

Fechamento Mensal Março/22 +3%

Vamos para o fechamento agora. Finalmente um mês positivo nas ações, subiram 12,5%, nos FIIs a alta foi de 5%, mas no exterior o resultado foi ruim, queda de 11,6% por causa da queda do dólar e também o ETF VGLT que está caindo. As criptomoedas ficaram no zero a zero, renda fixa rendendo 0,7% e o resultado final foi 3% positivo.


Eu resgatei ontem o dinheiro de um CDB do PAGBANK, estou pensando em enviar esse dinheiro para o exterior.. Além disso no mês passado eu não fiz o aporte em ações nem em FIIs, apenas 1k em renda fixa e comprei 28 cotas de MXRF11 com rendimentos mensais dos FIIs aproveitando a baixa nos preços, paguei R$ 9,15 na cota. Devido ao resgate a coluna do aporte ficou negativa, -4258 reais.

Até o futuro!


11 comentários:

  1. Bilionário,

    Mais um blogueiro no azul!

    Sobre o estudo IVV vs. IVVB11 é aquele tipo de coisa que não consigo me decidir quem é realmente o melhor.

    De um lado os custos menores do IVV são um ponto vantajoso, do outro lado o spread é alto.
    De um lado o acesso ao grande mercado americano, do outro lado é a declaração mais complicada de IRPF.

    É uma grande questão e por não saber a resposta tenho um mix de Avenue e IVVB11.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente um mês bom né!

      Depois de corrigir o estudo deu pra ver que o IVVB11 tem vantagem, pelo menos no curto prazo, talvez para prazos muito longos a dupla taxação faça com que o IVV supere a desvantagem do spread.

      Mas ainda assim, considerando o risco Brasil na fórmula, ter um pouco de dinheiro fora do Brasil não é tão ruim.

      Abs

      Excluir
    2. Também tenho uma certa indecisão ,as quanto ao spred, deu uma melhorada. Na Wise da pra pegar por cerca de 1% e mandar de graça pra a nomad. Se você sempre fizer cambio direto pela nomad também dá pra chegar nessa taxa.

      Excluir
    3. Olá Tiago, obrigado pelo comentário, eu vou dar uma nova pesquisada nisso, ainda estou pagando os 2% na Avenue. Abraços

      Excluir
  2. Fala Bilionario, fiquei intrigado com a analise do ivv x ivvb e fui dar uma pesquisada. Acho que a cotacao do dolar em abril/21 está errada, pelo que vi no dolar estavq na casa dos 5,60/5,70 e não em 5,16. Com isso as rentabilidades ficam bem mais proximas.

    Ótimo fechamento, sigo acompanhando, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo! Arrumei com a cotação ficou bem mais parecido, vou atualizar o post pra corrigir. Muuito obrigado por encontrar meu erro. :) Abs

      Excluir
  3. Olá, Bilionário.

    Também aproveitei esse dólar caindo e enviei uma grana para o exterior.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou fazer um aporte hoje, na Avenue fazendo a conversão agendada consigo R$ 4,70 por dólar, e a cotação hoje está R$ 4,61, quase 2% o spread... mais o IOF chegamos nos 2,4%. Dei uma olhada no Remessa Online e está próximo disso aí também, R$ 4,688 agora. Abs

      Excluir
  4. Sempre questionei os investimentos no exterior por esse alto valor de remessa, sua analise foi boa para desmistificar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, eu fiz um novo aporte essa semana para o exterior e novamente confirmei as taxas pelo app da Avenue e no Remessa Online, no final você perde 5% entre o envio e o resgate do dinheiro para investir no exterior, a única vantagem que vej é na questão do imposto que é isento até 35k lá fora e no ETF aqui não é, pagando 15% sobre o lucro se não estou enganado. E também que na corretora americana temos muito mais opções de investimentos pra quem não está satisfeito com as opções aqui do Brasil. Abraço

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...