Adicionando Microcaps na Carteira

Olá queridos leitores!

Apesar da minha vontade de vender tudo e ficar só com ETFs pra facilitar minha vida na declaração do imposto de renda no próximo ano, os ETFs por aqui ainda são muito concentrados em alguns setores e tem algumas microcaps que me chamam a atenção e não participam de ETFs que eu saiba...

Atenção! Não é recomendação de compra e venda, apenas minhas ideias particulares.

KEPL3 quase faliu
As microcaps são empresas pequenas listadas na bolsa, pequenas comparadas com as outras... tem pouca liquidez e as vezes sofrem altas ou quedas muito fortes, variando mais de 100% pra cima, ou 50% pra baixo em poucos dias, então antes de investir é necessário conhecer e acompanhar o negócio de perto, e também um gerenciamento de risco (diversificação).

Quando eu comecei os investimentos na bolsa lá por volta de 2008, eu gostava muito de operar a KEPL3, QUERIA SER TRADER KKK, ela era um mico da bolsa, com grandes chances de falir, mas como dizem, alto risco = possibilidade de alto retorno. Tive momentos felizes e infelizes com ela, foi um belo aprendizado. Agora nos últimos anos ela deu uma boa melhorada com as boas safras de soja e preços elevados da soja, conseguiu se reerguer. Ela vende silos.

Eu gosto desse tipo de investimento, com os devidos cuidados, acho interessante assim como as criptomoedas, dá pra por um pouquinho de dinheiro aplicado... e dessa  resolvi aportar foi nas Lojas Quero Quero.

Negociada pelo código LJQQ3, essa é uma rede de lojas que vende de tudo um pouco, mas principalmente material de construção, móveis e eletrodomésticos. Essas lojas existem a muito tempo aqui na minha região e eu já fui cliente algumas vezes. Ela tem uma concorrência forte com as Lojas Becker aqui na região, que geralmente tem preços menores. Ano passado a empresa abriu capital na bolsa (IPO) e começou a se expandir, criaram alguns centros de distribuição e estão crescendo a um bom ritmo, apesar disso a cotação dela vem caindo forte por diversos fatores e talvez seja oportunidade.

Cotação até subiu forte depois do IPO, mas agora devolveu

Olhando minha carteira eu tinha 3 ações do setor de energia elétrica, que é provavelmente o meu setor favorito pensando em dividendos, tinha EGIE3, ENBR3 e EQTL3. Gosto muito das 3 empresas e não tive grandes sustos com nenhuma delas até o momento, mas pensando em diversificação e balanceamento da carteira resolvi que era hora de me desfazer de uma delas e usar o dinheiro para a LJQQ3. A escolhida foi a Engie, que é considerada por muitos a melhor empresa do setor de energia elétrica da bolsa. O motivo da venda foi a queda do lucro no ano passado e consequentemente, ficou com o P/L mais esticado dentre as 3 empresas que tenho no setor, basicamente isso.

Fonte: https://statusinvest.com.br/acoes/EGIE3

Abaixo peguei os dados do site Fundamentus de várias empresas do setor elétrico e pintei em amarelo as linhas das minhas posições, só pra comparar, tem muita empresa listada na B3 neste setor 😃

Clique pra ampliar e tentar ver algo, ou vai no site mesmo: https://www.fundamentus.com.br/resultado.php?segmento=25

A empresa continua sendo muito boa mas vendi ela por causa disso aí, preço um pouco mais alto em relação ao lucro. Também se olhar nos dados do site Fundamentus, a dívida em relação ao patrimônio na Engie também é maior do que nas outras 2, poderia ser mais um fator pra contribuir pra decisão, mas de verdade foi principalmente o P/L e a vontade de adicionar pequenas empresas na carteira.

Outro ativo que cheguei a olhar foi a FIQE3 do setor de telecomunicações, também empresa próxima de onde eu moro, eu vi que ela fez IPO recentemente e semelhante a LJQQ3, começou expandir, mas através da compra de concorrentes e outras empresas do mesmo setor, fazendo fusões/incorporações, uma estratégia que pode ser muito boa, se conseguirem administrar bem, pode ser um caso de crescimento tipo o da EQTL3 que faz isso no setor elétrico.


Também olhando o blog da colega Garota de Investimentos vi que ela tem comprado PETZ3 e dei uma espiada nela, setor de pet shops é algo que cresceu muito aqui no Brasil nos últimos anos, provavelmente vai continuar crescendo, então me parece ser uma boa opção dentre as microcaps pra diversificação da carteira, só achei o P/L um pouco elevado ainda, mas é normal considerando as expectativas de crescimento.

Fonte: https://www.fundamentus.com.br/resultado.php?segmento=11

 A PETZ até aparece no mesmo setor que a LJQQ pelo site Fundamentus, mas na verdade são de setores bem diferentes, comércio de produtos diversos engloba de tudo.

Bom pessoal, em resumo a mudança na carteira foi essa troca de EGIE3 por LJQQ3, e a possibilidade de adicionar mais algumas pequenas empresas futuramente, pensando que elas podem trazer algumas rentabilidades maiores do que as empresas que já estão consolidadas em seus setores. É praticamente impossível acertar a próxima Magalu ou Lojas Renner, mas podemos tentar. 

E vocês gostam de pequenas empresas? Tem algum mico em carteira?

2 comentários:

  1. Boa noite Bilionário! É incrível como cada pessoa tem uma característica diferente...eu por exemplo não aguentaria investir em empresas muito pequenas. Sofreria muito com quedas elevadas e ficaria muito tentado a vender nas grandes altas. Prefiro empresas mais consolidadas mesmo, apesar delas terem menor potencial de crescimento. Boa sorte! Em relação a Petz acredito muito nesse mercado, mas ao meu ver tem uma concorrência muito forte. O mercado é nem dividido entre Petz x Cobasi x Pet love. Não sou muito fã de varejo mas confesso que já fiquei tentado tb a entrar na Petz. Grande abraço e ótimos investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, com certeza, cada pessoa tem que montar sua estratégia de acordo com seus objetivos de vida e personalidade, de forma que não fique muito estressado com esse assunto. Abração!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...