Fechamento de Abril

Olá gente boa!

O aporte de abril foi 500 em ações e 500 em FIIs, e teve a remessa pro exterior de 5k que saiu da renda fixa. As operações de abril foram a compra de ações da Fluery, que estão caindo forte e achei interessante comprar, apesar que continuam caindo após eu ter comprado 😒 e cotas do FII HGLG11. Também enviei uma grana para o exterior, conforme já comentado neste post, aproveitando o dólar "barato", e me parece que desta vez meu timing foi perfeito! Dólar subiu legal depois dessa remessa, pena que o VOO caiu.

Também fiz a troca de EGIE3 por LJQQ3 conforme já comentado no post anterior. Enfim, resumo das operações no print da planilha abaixo.

Operações realizadas 2022

Nas duas últimas colunas adicionei a variação em relação ao meu preço médio acumulado e também em relação à compra, só pra ver como estão indo meus investimentos, dá pra ver que no preço médio está tudo vermelho o que não é bom. Estes dias alguém me pediu pra compartilhar essa planilha,  sinceramente eu acho ela tão simples que achei desnecessário compartilhar, mas se alguém quiser pode fazer uma cópia,  compartilhei no Google drive neste link: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1BKEcc2dqtUqLU73YMPVoGiUzBCfPIXOBJVn_Vfet3vM/edit?usp=sharing

A forma de uso é copiar ela pro seu drive e depois editar a vontade, igual a planilha de balanceamento da carteira. Eu uso esta planilha pra controlar meus preços médios, como eu faço poucas movimentações deixei todos ativos em uma tabela, mas daria pra criar uma para cada ativo se você faz muitas operações, pra facilitar e evitar erros na hora de procurar a última operação com o ativo, mantendo uma planilha pra cada ativo dá pra deixar automático a fórmula pra preço médio acumulado e quantidade acumulada... enfim, bom proveito!

O resultado de abril ficou -5,7% nas ações; +1,37% nos FIIs; -14% nas criptomoedas; +0,88% no exterior e +0,6% na renda fixa. No consolidado -1% em abril.

Essa semana terminei de preencher a minha declaração do imposto de renda e confesso que as vezes dá vontade de vender tudo e ficar só com 2 ou 3 ativos, e o pior é que se tivesse ficado só na renda fixa neste curto período de tempo que mantenho o blog (3 anos) estaria com rentabilidade melhor, mas não adianta chorar pelo leite derramado, por enquanto ainda pretendo seguir a estratégia diversificada e ver no que vai dar.

Uma coisa que estou pensando em "gastar" um tempo são jogos que dão NFTs, eu vi que no final do ano passado nosso colega blogueiro Stark estava ganhando dinheiro com "Cryptocars, Cryptoplanes, Bomb Crypto", só que atualmente todas essas NFTs estão com valores próximos de zero, espero que ele tenha saído no lucro mas não tivemos mais notícias dele desde então... mas de qualquer forma, vou experimentar já que tem muitos jogos que não tem custo e ver se dá pra ganhar algo mesmo.

Se funcionar mês que vem eu conto pra vocês!

15 comentários:

  1. Bilionário.....os jogos NFT Cryptocars e Cryptoplanes, dos mesmos desenvolvedores "quebraram", os sites dos jogos até saíram do ar, e muita gente perdeu bastante grana, inclusive eu. Espero que o Stark tenha conseguido sair antes do encerramento do jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que o Stark tenha conseguido sair, eu não pesquisei muito a fundo sobre esses jogos, apenas olhei a cotação das NFT e vi que estão quase virando pó. Eu estou pesquisando alguns jogos novos no momento, ontem comecei testar um chamado ERA7, o jogo até é bem legal, mas ainda não entendi como ganha NFT com ele. Eu fico pensando que se o jogo dá criptomoeda de forma grátis ou muito fácil, a tendência é que o preço da moeda caia a medida que "imprime" mais... então não deve ter caminho fácil. Eu já tive uma experiência de ganhar dinheiro com jogos uma vez, mas era vendendo recursos produzidos dentro de um jogo ou vendendo a própria conta do jogo, era o March of Empires, eu acabei parando de jogar ele por causa que demandava muito tempo, quando parei vendi as contas e ganhei uma boa grana. Agora com NFTs imagino algum jogo que funcione de forma parecida, com produção de recursos que os jogadores mais viciados comprem pra ficar melhor ranqueados ou coisas do tipo, mas de algum lugar o dinheiro real tem que sair pro negócio ter futuro. Abs

      Excluir
  2. Bilionario, essa tabela não é simples não 😂
    parabéns pela evolução
    abraço

    ResponderExcluir
  3. Não posso falar por todo o mercado de NFT, mas sinceramente era visível que a maioria estava fadada ao fracasso. E sinceramente muito dinheiro foi lavado mundo afora vendendo jpegs feios...

    E já vi empresa de jogo "indie" querendo arrancar dinheiro dos jogadores vendendo pedaços da lore do jogo na forma de NFT e o backlash foi tenso, pelo que li por aí até pediram desculpas, mas não sei se abandonaram a prática...saudades de quando vendiam jogos completos, e só pagávamos na hora de comprar o jogo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mago, também concordo, agora que comecei a pesquisar o assunto vi que tem centenas de jogos competindo entre si neste mercado, realmente a maioria vai fracassar devido a concorrência e também muita dificuldades técnicas, olhando os comentários e avaliações destes jogos na playstore dá pra ver que tem muito bugs e problemas com as carteiras digitais vinculadas. Abs

      Excluir
  4. Bilionário,

    É difícil acertar o fundo das ações, eu não acompanho Fleury mas se os fundamentos não mudaram pense que por mais que não tenha capturado toda a queda conseguiu pelo menos a oportunidade de comprar um bom ativo.
    Faço o acompanhamento da carteira pelo StatusInvest e se levar em conta os últimos dois anos (que é desde quando comecei a efetivar lançar 100% da carteira por lá), estou praticamente empatado com o CDI. Será que vale o risco por um desempenho similar? Provavelmente não. Mas sei lá, é gostoso investir em negócios de verdade e acho que ações são investimentos seguros, pois é difícil de imaginar o governo simplesmente confiscando as ações. De qualquer forma gosto de manter a carteira com uma boa parcela de RF.

    Vou comentar por aqui mesmo o seu post "adicionado microcaps a carteira". Eu compartilho da mesma opinião do VVI, não consigo investir nesse tipo de empresa.
    Aqui na região tem lojas da Quero-Quero, eu nunca comprei por lá e não conheço a empresa, ela me perece muito focada no varejo físico e mais fraca no digital. Eu não gosto do Varejo em geral, as margens são muito apertadas e a necessidade de capital é alta. O diferencial no varejo ao meu ver é mais a gestão financeira. Se eles vendem no crediário é bom que tenham boas reservas para se preparar para um crescimento da PDD.
    Ver você vendendo Engie para comprar essas microcaps me deu calafrios kkkkk', mas respeito quem gosta de apimentar a carteira.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pi! Sim, em questão de segurança, sempre a Engie é melhor que LJQQ hehe mas vamos ver no que vai dar, olhando os indicadores de preço me pareceu uma oportunidade pro médio prazo, também não penso em microcaps para longo prazo, não tenho tanta confiança assim, com raras exceções de empresas sem dívidas que acho mais tranquilas.
      Abraços

      Excluir
    2. Vieram os resultados do 1t22: lucro da Engie subindo, prejuízo na LJQQ :( Isso que é timing ruim hahaha mas faz parte do jogo, alguns trimestres podem dar prejuízo, torcer pra que se recupere rápido.

      Excluir
  5. Tenho um pouco de criptomoedas na carteira, mas nada relacionado com o Metaverso/NFT. Sobre ganhar NFT (dinheiro) com jogos, acredito ser uma forma bacana de fazer uma renda extra para quem gosta de games. A parte chata é achar um projeto confiável.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou na mesma, estou achando que uns 99% desses jogos vão ter vida curta, tipo pirâmide financeira haha

      Abs

      Excluir
  6. Boa tarde pessoal, iniciei minha trajetória no blog como vocês. Gostaria do apoio, sugestão e acompanhamento também por vocês para evoluir cada dia mais nesse ramo.
    Blog: https://viniinvestidor.blogspot.com/
    Grande abraço e conto com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo Vini! Parabéns por começar a investir! Se não quiser stress vai de ETF, compra aí WRLD11 ou IVVB11 pra ações, e renda fixa vi que você investe pelo tesouro direto, acho que é bem válido também, segue nisso e foco no aporte! Esquece negócio de selecionar ações e FIIs, ETF muito mais tranquilo. Única parte ruim é que não dá emoção, é chato. Mas... cada um escolhe sua estratégia, o importante é seguir ela focar no aporte. Abs

      Excluir
  7. Pois é Bilionário, o negócio não está bom para renda variável tem mais de 3 anos realmente.
    Eu já tive bons períodos com mais de 50% de rentabilidade em apenas um ano, espero voltará ter este desempenho algum dia, por hora mantenho a esperança e a paciência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a paciência e a disciplina que definem o investidor B&H de sucesso! Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...