Olá a todos!
Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11, que foi feito usando os custo da corretora Avenue na época, então pensei em repetir o mesmo estudo com os custos do banco inter, que segundo minha pesquisa das corretoras mais baratas, é o que tem menor custo somando envio para o exterior e resgate do dinheiro do exterior, mas pra não ficar tão repetitivo, vou comparar outro ETF que provavelmente também terá muita procura, o WRLD11 com o seu par no exterior, o VT.
Sobre os ETFs:
"O ETF WRLD11 é um fundo de índice listado na B3 que replica no Brasil o já mundialmente conhecido ETF VT (Vanguard® Total World Stock), listado na Bolsa de Valores de Nova York. Nos Estados Unidos, o VT possui mais de US$ 30 bilhões sob gestão, investindo em mais de 9 mil empresas do mundo todo, englobando mercados desenvolvidos e emergentes. Fonte: https://www.investoetf.com/etf/wrld11/"
Já ouvi muita gente na internet falando que se fosse pra ter somente um ativo na carteira, o VT seria o cara, pela grande diversificação geográfica, praticamente o mundo todo.
Estudo
A metodologia é a mesma do estudo anterior, R$ 10 mil aplicados durante 1 ano. Cotações peguei diretamente do Google. Uma diferença, adicionei a cobrança do imposto de renda, 15% sobre o lucro, pela nova regra no exterior, e no Brasil também.
O resultado veio semelhante ao estudo anterior, onde a maior diferença na rentabilidade no curto prazo se dá pelo spread, que é o custo de envio e resgate.
Spreads somados ficaram 3,40% e diferença total 5,34%, então temos ainda quase 2% de diferença por algum outro motivo, talvez porque o capital inicial investido acabou sendo um pouco menor depois de transferir e pagar o custo de envio.
Conclusão
Conforme visto, no curto prazo, investir aqui no Brasil no WRLD11 se mostra vantajoso, agora a continuação do estudo seria testar prazos mais longos, 5, 10, 15 anos, visto que o WRLD11 acaba tendo uma taxa de administração extra, no longo prazo provavelmente compense investir diretamente no VT.
Outro ponto a favor do VT é na possibilidade de você não trazer esse dinheiro de volta para o Brasil, usar algum cartão internacional pra gastar os dólares ou algo do tipo, economizando esse custo de 1,5% no resgate.
Link da planilha para conferência: https://docs.google.com/spreadsheets/d/12bmIGbZoVtXmvhB_Ofey3ro6PA5lbLfTQDnog075gCw/edit?usp=sharing
Por hoje era isso pessoal, até o futuro!
Obrigado, bastante útil. Vejo tb vantagem do WRLD11 o planejamento sucessório, para repatriar os bens em caso do titular da conta vir a falecer é muito caro.
ResponderExcluirOlá Mauro, boa observação, essa questão nem cheguei a pesquisar, mas aqui no Brasil estão querendo aumentar os impostos sobre herança... talvez compense abrir conta conjunta com esposa ou filho no exterior, para o caso de falecimento o outro automaticamente já tenha acesso, sem burocracias... mas ainda pode ter outros problemas nesse caso, se divorciar ou se tiver muitos filhos... o caos sempre vem hehe Abraços!!
Excluir