Corretora com Menor Custo pra Investir no Exterior (INTER x WISE x AVENUE x NOMAD)

Olá pessoal!

Não é de hoje que eu fico pesquisando na internet qual a melhor corretora pra investir no exterior, recentemente tive um comentário aqui no blog sobre alternativa mais barata pra enviar o dinheiro pro exterior, print abaixo:

https://bilionariodozero.blogspot.com/2022/04/estudo-ivv-vs-ivvb11-e-fechamento-mensal.html?showComment=1689167589324#c5404664035082019449

Depois desse comentário assisti alguns videos na internet e já estava bem empolgado pra começar a usar a Nomad, mas antes de tudo resolvi fazer simulações sem dinheiro real.

O resultado das simulações para o envio para o exterior:

Simulando a compra de dólar com 10k reais

Como visto acima, na compra do dólar, o que daria mais dólares no final foram as contas da Wise e do banco Inter, dando aproximadamente um custo total de R$ 4,82 por dólar. Ainda teve algumas coisas que não consegui alterar, por exemplo, a taxa IOF na Nomad ficou 1,1%, e pelo valor que deu na Wise, parece que lá também, na simulação não consegui alterar.

Na Nomad eu imaginava que enviando 10k baixaria a taxa para o mínimo de 1,3%, pelos pontos do Nomad Pass da tabela abaixo, mas ficou em 1,8% na simulação. Colocando valores bem maiores, acima de 95 mil, aí sim chegou no 1%.

https://www.nomadglobal.com/nomad-pass

E pra converter de dólar para real, fiz as simulações, menos da Nomad que não consegui e fiz print de video na internet mostrando que a taxa é 2% mais IOF, depois fiz manualmente a conta.

Simulações de resgates, ou conversão dólar para real

Pra resumir fiz uma planilha, onde no final o menor custo ficou com o banco Inter, que no resgate, conversão dólar pra real, pagou R$ 4,66, 1,5% de custo.


Resultado final custo total, se usar a mesma pra aporte e resgate:

  1. Banco Inter (3,43%)
  2. Wise (4,16%)
  3. Avenue (5,21%)
  4. Nomad (5,63%)

Se fizer o esquema que o Tiago comentou, comprando dólar na Wise e enviando pra Nomad, você fica com ótimo preço de compra do dólar, 1,96%, praticamente igual do banco Inter, então o custo final muda, daria pra resgatar pela Nomad mesmo ou simplesmente gastar o dinheiro usando o cartão da Nomad, nesse caso não teria a taxa de 2% e ficaria bem mais interessante, tendo apenas custo de envio.

Da mesma forma Avenue/Inter/Wise também possuem cartão que poderia ser usado, não cheguei a ver como fica essa questão da conversão do dólar pra gastos neles, se não tiver custo é bom também, mas aí Inter menor custo de envio ficaria com a vantagem igual.

Outras corretoras como a XP, C6, bancos grandes etc nem fui ver porque pelo que vi as taxas são maiores. Ainda teria que ver custos de corretagem, pelo que sei banco inter e nomad é grátis, avenue é grátis 3 operações por mês, Wise não sei. 

Também tem a questão de variedades, parece que a Nomad tem menos opções, mas os ETFs que eu gosto eu pesquisei e tem todos, então pra mim não seria um problema.

Com isso termino essa breve pesquisa de preços/custos das corretoras!

Quero fazer alguns aportes com banco inter que é mais barato atualmente, e vou continuar com os ativos na Avenue porque eles cobram 75 dólares pra fazer transferência da custódia, e trazer pro Brasil pra enviar de volta pelo inter custaria muito mais.

Também quase esqueci de um detalhe, na Nomad você receberia um cashback de 2%, limite 20 dólares, no primeiro aporte, com isso o primeiro aporte ficaria interessante, depois já não mais...

Comentem aí suas experiências, quero enviar um dinheiro pro exterior essa semana e ainda estou decidindo qual caminho seguir!

UPDATE 01/08/2023 - Remessa Online

Hoje de manhã me lembrei da Remessa Online que antigamente era o menor custo pra enviar, e realmente continua bem competitiva no envio, só na volta eles tem um custo que se o valor a trazer for pouco acaba te prejudicando bastante, pra trazer 100 dólares o valor acabou ficando R$ 4,22 por dólar, pra 1k foi pra 4,62, quanto maior o valor menor fica a taxa.


Então pra quem investe em corretoras do exterior, essa é uma ótima opção pra fazer o envio, por exemplo Interactive Brokers que é boa pra acessar outros mercados além do americano, também outras opções bastante famosas são a Charles Schwab e a TD Ameritrade. Quando eu comecei pesquisar abri conta na TD Ameritrade, mas eles enviam a senha por correio e eu não recebi, então acabei desistindo de usar.

Aproveitando pra colar aqui um print do video do Daniel Stapff que eu achei bem interessante, o video é do ano passado mas a maioria das informações creio estarem corretas na data atual.

https://www.youtube.com/watch?v=agtBs8fk8Eg


Abraços!

4 comentários:

  1. Bilionário
    Vc já chegou a cogitar investir em corretoras do exterior?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, minha primeira opção era a TDA, mas a senha de acesso não chegou e abandonei.

      Excluir
  2. Eu uso a interactive brokers, e não pago custódia (antes de eu entrar eram 10 dólares por mês, mas acabaram com isso), e acho que pago 1 dólar de corretagem, o que ao converter para reais dá mais ou menos o mesmo valor que a corretora do meu bancão cobra. Acho que se fizer mais de uma operação, a primeira paga 1 dólar de corretagem, e as outras custam centavos, mas realmente não sei.
    Mando o dinheiro pela remessa online, não me incomodo com o custo, porque acho que só faria mesmo diferença se eu aportasse uns dez mil dólares todo mês, o que infelizmente não é o caso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mago, essa é a única que achei investimento em outros mercados além do americano, é uma opção bem interessante. Abraço!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...