Calculadora de Preço Teto



Preencha os campos e clique em Calcular!


OBSERVAÇOES IMPORTANTES!

A fórmula é bastante simples: preço teto = dividendos / ((taxa tesouro direto + prêmio de risco)/100)

Essa calculadora é uma adaptação super simplificada do modelo de Gordon, e também da fórmula que o Décio Bazin sugeriu em seu livro.

O principal ponto é o prêmio de risco que você precisa definir, normalmente vai ser diferente para cada ativo, alguns setores/empresas/FIIs são mais arriscados que outros.

Normalmente usa-se mais esta fórmula para FIIs de tijolos, pegando a taxa do TD IPCA, nos FII de papel o mais recomendado é olhar diretamente o P/VP. Se for usar a calculadora em FIIs de papel some a inflação na taxa do TD IPCA ou use diretamente a taxa dos prefixados que é maior, visto que FIIs de papel costumam pagar a inflação nos rendimentos.

No caso do valor dos dividendos, a sugestão é pegar a média dos dividendos pagos nos últimos 5 anos, para evitar uma precificação muito errada no caso de algum evento atípico nos últimos 12 meses, fato não recorrente que tenha gerado um alto dividendo, distorcendo os resultados. No caso do FII ter feito muitas emissões recentes, melhor não usar essa fórmula.

Também fiz uma planilha para realizar esses cálculos dos FIIs da minha carteira, disponível em: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1tWNWh9j7uZQzG9KZXk1rygfyuQvWmYLZoNglYrK5pbc

Um comentário:

  1. Top amigão, uso mundo essa sua calculadora! Por Favor nunca delete ela, kkk

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...