Programa para Declaração IR liberado!

E aí galera!

Liberaram o programa pra declarar os rendimentos para a receita federal, baixei aqui e já trouxe algumas coisas na pré preenchida, link para download: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf

Também pode fazer via aplicativo ou online, mas eu particularmente gosto de baixar e instalar o programa no meu PC, porque sistemas do governo costumam ficar fora do ar volta e meia.

Toda vez que vou fazer a declaração me pergunto porque tenho tantos ativos, dá um serviço mais ou menos preencher tudo... e quanto mais girar a carteira, mas coisas tem pra controlar e preencher, agora tem até abas específicas para negócios com FIIs/FIAGROS.

A B3 tem um manual bem interessante sobre declaração imposto de renda, deixei compartilhado no drive, link: https://drive.google.com/file/d/1sNKGWv2WCpoysiOw6mkxawc0ytjWH3kT/view?usp=sharing, e também na área do investidor da B3 você pode baixar o relatório da posição consolidada no final do ano, imagem abaixo, isso é bem útil, no caso de você não ter tudo em planilhas, ou para simples conferência também.

https://www.investidor.b3.com.br/relatorios/mensal-consolidado

Um print da planilha, tem até os proventos...

Agora é ir linha por linha e verificando se está tudo certo.

Todo ano eu me arrependo de ter tantos ativos, mas fazer o que, na prática minha vontade era ter mais umas 10 ações, só que vejo que não vale a pena diversificar tanto com tão pouco dinheiro, mas futuramente... quem sabe.

Boa sorte aí, espero que ninguém caia na malha fina 😅

5 comentários:

  1. Considerações até o momento:

    - Os JCP que apareceram na pré preenchida vieram tudo com valor maior, devem ter cadastrado o bruto, sendo que eu sempre informei o líquido... apaguei tudo e estou colocando o líquido.
    - O site da CAIXA não está disponibilizando informações sobre financiamento imobiliário, vou ter que aguardar uns dias pra ver se volta a aparecer ou ir em uma agência tentar obter essa informação...
    - Valor da pré preenchida dos rendimentos do MXRF11 vieram erradas também, dos outros FIIs veio certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontrei as informações da caixa, criaram um sistema novo, https://www.habitacaodigital.caixa.gov.br para ver essa parte sobre financiamentos...

      Excluir
  2. Boa tarde, Bilionário!

    Infelizmente não tem como confiar na declaração pré-preenchida, tampouco no relatório entregue pelas corretoras, porque em ambos os erros relacionados com os créditos em trânsito (proventos divulgados em um ano, mas pagos no ano seguinte) são recorrentes.

    Se quiser fazer o teste, pega o valor que aparece na pré-preenchida e desconta os valores anunciados em 2023, mas que não foram pagos até 31/12.

    Mesma coisa relatório de corretora. Conferindo com meu controle manual (excel), constatei que ela 'esqueceu' de somar um valor anunciado de Porto Seguro em 2022, mas creditado em novembro passado.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É assim mesmo LDL, ano passado passei muita raiva olhando os relatórios das corretoras, até fiz um post aqui no blog sobre isso, até o relatório da XP tinha erros... sem condições.

      O jeito é fazer planilhas pra revisar, mas esse portal da B3 os valores fecharam exatamente com minhas planilhas, na parte dos proventos, comparei também com o site meusdividendos e ali encontrei pequenas diferenças, de um centavo, em alguns proventos, mas a maioria tudo certo.

      Apesar de revisar tudo tantas vezes, é tanto detalhe que tenho certeza que alguma coisa deve ter ficado errado... torcer pra não cair na tal da malha fina.

      Boa sorte!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...