Fechamento 060 - Março de 2024

Olá!

Chegamos ao fechamento mensal de número 60, ou seja, 5 anos de acompanhamento da carteira aqui no blog, não posso dizer que passou rápido, tivemos muitas coisas malucas no mercado e no mundo nestes anos, mas com certeza tive muito aprendizado e estou melhorando como investidor. 

Neste último mês as taxas do tesouro direto continuaram subindo lentamente, e hoje a NTN-B Principal com vencimento em 2045 está pagando IPCA+5,92%, mais que o título RENDA+2065 que está IPCA+5,91%, devido a essa alta, os preços dos títulos caem e prejudica um pouco a rentabilidade do mês, mas ainda conseguimos fechar no positivo, 0,89% pela minha planilha.

A rentabilidade acumulada ficou em 16,72%.

Também me mantive um pouco acima da meta de capital acumulado, 102% da meta.

Os negócios realizados foram 3, um aporte automático de 200 reais na reserva de emergência, 2500 foi para o título RENDA+ 2065 e 500 reais para carteira de ações, onde voltei a comprar a Engie, empresa do setor de energia elétrica, que já tive na carteira e tinha vendido ela 2 anos atrás, pra comprar outras empresas menores que achei mais interessantes na época, que cagada, agora resolvi voltar.


Os valores finais aplicados são um pouco maiores do que o "aporte" devido ao reinvestimento de dividendos que estavam nas contas.

Sobre a Engie, empresa recentemente anunciou a venda de parte da TAG, o que dividiu opinião dos analistas que acompanham a empresa, visto que essa aquisição da TAG alguns anos atrás era a principal aposta para o crescimento, e agora ela vendeu uma parte, só o futuro dirá se foi uma boa decisão, eu achei interessante que reduziu a dívida da empresa, no meu ponto de vista a dívida estava alta demais e agora está mais do meu agrado.

Dentro do setor elétrico tem outras empresas com múltiplos de preços bem mais atrativos, mas preciso estudar mais antes de investir, por enquanto preferi voltar no que já conheço e seguir meu planejamento de 2024.

E a composição da carteira pelo site status invest ficou o seguinte:


Sigo precisando aumentar o percentual da renda fixa, meus próximos aportes devem continuar sendo a maior parte aplicada no tesouro direto, pouca coisa em ações, e pouca coisa em crédito privado.

Hoje vemos no mundo um movimento de desglobalização, o que deve manter os preços dos produtos mais elevados, inflação relativamente mais alta, consequentemente taxas de juros um pouco maiores, desaceleração das economias, beneficiando investimentos em renda fixa.

Até o futuro!

13 comentários:

  1. Eu adoro esses títulos do tipo do Renda+, nunca foi tão barato e tão simples "comprar uma renda" por tempo determinado. Foi uma excelente sacada do tesouro nacional. Eu quando parar de trabalhar virarei um comprador de renda, transformando pouco a pouco outros ativos em renda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MI, realmente governo caprichou nesses novos títulos, vão pagar parcelado em 20 anos e facilita pra nós também, gerenciar a renda mensalmente :) Abs!

      Excluir
  2. Parabéns pelos 5 anos de dedicação ao Blogger e a sua carteira! Alcançar essa marca requer uma disciplina admirável.

    Certamente enfrentamos muitos desafios e momentos desanimadores nos últimos anos.

    Incrível como já se passaram 2 anos desde que você vendeu EGIE3! Parece que foi ontem que li seu post sobre a venda. Às vezes, tenho a sensação de que o tempo está voando desde o início da pandemia. Talvez seja só uma percepção minha 🤣.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP, obrigado, realmente já tive vontade de parar algumas vezes, mas ainda sigo postando os fechamentos, que não tem grandes novidades mas é o que temos pro momento.

      Realmente, o que mais me assusta é que estou 2 anos com LJQQ na carteira, que era pra ter ficado só uns meses... casei com a desgraça, e pelo visto ainda vai mais uns 2 anos pra começar a dar lucro, que passe rápido também.

      Abraços

      Excluir
  3. Com certeza TQ! Um dia desses devo fazer um post só pra contar as cagadas hehe Tem várias!

    ResponderExcluir
  4. O mais importante no início (e cinco anos para longuíssimo prazo acaba sendo "início" mesmo) é aportar conforme o programado/possível. E o controle disso tá muito bom. Tem muita coisa aí também que tende a dar cada vez mais frutos. Títulos longos vão começar a render melhor com um tempo e etc. Na minha opinião, bons cinco anos até agora, pois o cenário não vem sendo fácil. O período bom dos últimos quinze anos foi 2016-19. Que venha outro logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, uma pena a baixa rentabilidade nesse começo, mas pelo menos nos aportes eu consegui superar as metas. Estou apostando nessa queda das taxas pra ganhar na marcação a mercado dos títulos renda+, o 2045 talvez eu fique até o vencimento. Abs

      Excluir
  5. Engie é uma boa empresa, mas faz aquele perfil sem sal na bolsa, é quase como a Itaúsa.

    Ela fica com a cotação meio lateralizada, dividendos previsíveis, resultados previsíveis, decepciona pouco e surpreende pouco.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela marca alcançada meu amigo.
    5 anos é muito tempo, muita dedicação.
    Que venham os próximos 5 pra gente acompanhar muito mais!

    Se puder, dá uma olhada lá no meu blog: caminhodaspedrasinvest.com

    Recebi uma bolada do FGTS e rescisão de contrato que deram uma boa impulsionada na carteira de investimentos.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Acabei de descobrir seu blog. Ótimo trabalho aqui. Percebi logo no seu primeiro post de abril de 2019, sua projeção inicial para 01/05/2024 era de R$ 46 mil, mas olhando esse post parece que você acumulou cerca de R$ 125 mil. Parabéns! Você está muito à frente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que bom ver você por aqui! Também conheci seu blog hoje.

      É verdade, no meu primeiro plano eu não esperava conseguir aportar tanto quando estou conseguindo hoje, por isso estou bem adiantado se for olhar isso :)

      Acabei mudando essas metas no decorrer dos anos, mas é interessante ver essa evolução.

      Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Carteira de FIIs 2024 - Buscando oportunidades

Olá pessoal! Depois da migração dos títulos do tesouro direto da XP para o Nubank , fiquei apenas com FIIs na XP, e um saldo de cashback que...