Planos e Metas para 2024 - Objetivo e limites por classe e setor

Olá a todos!

Final do ano se aproximando, resolvi fazer um negócio que eu já tinha feito quando comecei o blog, mas por algum motivo acabei perdendo, que é o plano anual de investimentos, onde define-se metas/limites de alocação por classe/setor para o ano seguinte.

Curiosidade: os fundos de gestão dos aposentados (RPPS) são obrigados a fazer isso, vocês podem ver um exemplo do IPE, achei na internet os PAI: https://ipeprev.rs.gov.br/politicas-anuais-de-investimentos-pai

Meta de Aportes e Rentabilidade 

A meta de aporte pretendo seguir na faixa dos 3 mil mensais, e rentabilidade, copiando os fundos de previdência, coloquei IPCA +4,5% bruto, tem que ver depois o imposto de renda.

É uma meta que, por um lado é fácil de conseguir, investindo tudo em títulos públicos, que temos hoje NTN-B pagando IPCA + 6%, se considerar marcação na curva, mas por outro lado, é difícil em uma carteira diversificada ou se considerar marcação a mercado, inclusive tem anos que o resultado é negativo, quem dirá superar a inflação.

Em relação a meta de capital acumulado, no último planejamento tinha previsto aportes de 2,5k/mês em 2024, mas como já estou conseguindo 3k este ano, aumentei para 3k/mês.

Lembram que eu tinha colocado meta de 1,2% ao mês para 2023 em diante? Pois bem, considerando o boletim Focus, que prevê inflação de 3,87% para 2024, a rentabilidade teria que ser acima de 8,37% (IPCA+4,5%), ou cerca de 0,7% ao mês na divisão por 12.

https://www.bcb.gov.br/publicacoes/focus/29092023

 Minha planilha de metas de capital para 2024 ficou assim:

Aumentei meta acumulado para refletir o que eu imagino que terei começo do ano que vem

Em dezembro eu pretendo revisar novamente esta última tabela e colocar os valores exatos, mas se não tiver rentabilidade negativa nesse final de ano, vou partir disso aí pra mais.

Atualizei o gráfico com o histórico dos planos, considerando esses aportes de 3k e rentabilidade de 0,7% o resultado final em 2035 deu uma boa quedinha, mas como vocês tem visto, os aportes irão aumentar com o passar dos anos, e com um pouco de sorte, talvez minha média supere os 0.7% a.m.

Essa linha verde vs laranja mostra a diferença de 0,5% ao mês,
meta 2023 era 1,2% a.m. e meta 2024 reduzi pra 0,7% a.m..

Objetivo e Limites por Classe de Ativo

Olhando meu histórico, quando eu comecei investir era 80% renda fixa e 20% renda variável, sendo que depois de uns 2 anos aportando isso inverteu e virou 80% renda variável em meados de 2021, principalmente pela queda da SELIC e tentativas de aproveitar "oportunidades" na bolsa. Depois percebi que a renda fixa no Brasil foi ficando mais atraente e fui aumentando posição novamente.

 

Para 2024 coloquei um maior percentual da carteira alocado nos títulos do tesouro direto IPCA+ de longo prazo que estão com as taxas bem atrativas no momento. Também adicionei mais duas linhas na parte da renda fixa, uma reserva de emergência e outra pra reserva de oportunidade.

Acabei ficando com objetivo de 43% em renda fixa, então tive que reduzir alguns percentuais das classes de ativos da renda variável, que é onde tenho maior parte alocada atualmente.

A minha tabela de alocação por classe de ativos ficou assim:

  • As ações que hoje representam 24% da carteira, ano que vem quero reduzir pra 20%. 
  • FIIs hoje representam 17%, e isso que já vendi uma boa parte, quero reduzir pra 10% no ano que vem, ou no máximo 15%.
  • Investimentos no exterior também vou reduzir, tenho 23% hoje a meta é 20%.
  • Separei uma verba para as Carteiras de Estudo, que são ideias de investimento que vou testando na prática, hoje tenho a carteira ETFs da Paz em execução, também poderia incluir aqui alguns ativos mais arriscados, IPO recente ou ativos novos que desconheço e investi um pouco só pra fins de aprendizado.
  • Aloquei um percentual da carteira em criptomoedas, atualmente tenho uma merreca de HASH11 e 88 reais em nucoins do Nubank, sendo que 45 reais eu comprei e o restante ganhei, tenho quase mil Nucoins agora, a ideia é comprar mais HASH11 ou diretamente as moedas no app da Nubank, mas tem 1,5% de taxas ali...

Este ano tive uma experiência bem ruim com relatórios do Mercado Bitcoin, que era onde eu tinha comprado algumas criptomoedas, e na hora de declarar pra receita os valores não fechavam, por isso vendi tudo, mas quem sabe o Nubank de pra confiar, vamos ver ano que vem.

Distribuição por setor/segmento (statusinvest)

 

No momento não pretendo fazer vendas para ajustar os percentuais, tenho só a classe de FIIs um pouco acima do limite superior que estabeleci, então vou apenas direcionar os novos aportes nas classes necessárias.

Limites por Setores dentro das Classes

Depois dessa definição dos limites macros, defini limites de alocação por setores dentro de cada classe de ativo. 

Empresas no Brasil (ações)

As ações dividi em 8 setores baseado nas minhas posições atuais, depois coloquei percentuais parecidos para cada setor, e por último fui ver a minha posição atual.

Não é recomendação de investimento!!

 Os setores de saúde e financeiro estão acima do limite e indústria e comunicações abaixo, vamos ver se consigo corrigir isso até final de 2024.

Coloquei (*) em algumas ações que penso que poderiam entrar pra carteira, mas ainda preciso estudar mais, assim como LJQQ que já era pra ter saído, um trade que acabei ficando posicionado, erro de iniciante 😅. Também poderia tirar esse ativo da linha de ações e jogar lá pra linha "Carteiras de Estudo", ficava menos feia a 💩.

Investimentos no Exterior (ETFs)

Na parte dos investimentos no exterior teria que aumentar um pouco os investimentos em REITs, mas no geral estou com 30% RF e 70% RV, acho bem bom assim.

Não é recomendação de investimento!!

Fundos de Investimento Imobiliários

E nos FIIs preciso reduzir os de papel e aumentar shoppings, mas como essa classe na alocação macro já está muito acima do que pretendo, teria que fazer vendas e pagar impostos e taxas, acho que vou deixar quieto por enquanto.

Não é recomendação de investimento!!

Na parte da renda fixa não cheguei a fazer tabela específica por setores, hoje vejo que tesouro direto e alguns CDBs/LCAs já me atendem perfeitamente para meus objetivos e não preciso ficar "diversificando" por vencimentos ou pensando muito nisso. 

Mesma coisa para carteira de estudos e criptomoedas, não tenho necessidade de tabelas extras.

Este é o meu planejamento para 2024, que vai servir de guia para meus aportes, e com um pouco de sorte talvez o resultado seja parecido com o planejado.

Até o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Portabilidade de Investimentos

Olá pessoal, conforme escrito no post anterior , resolvi migrar parte dos investimentos para a NUINVEST, de forma a poder ativar alguns bene...