Fechamento 054: R$ 111k (-2%)

Olá, tudo bem?

Setembro fechei no negativo, mas sigo firme nos aportes pra compensar.

 

Durante o mês de setembro aportei 3k, e a rentabilidade no mês ficou negativa em 2%, total acumulado 111k.

Só FIIs ficaram positivos em setembro

 

Depois de tantas movimentações em agosto, setembro foi bem parado, apenas compras com aportes recorrentes.


Na renda variável comprei mais ações HYPE3, na renda fixa aporte no tesouro IPCA 2045.



Foi um mês fraco de dividendos no Brasil, mas SCHD pagou bem no exterior.


Falando em dividendos no exterior, me dá um desânimo ver esses 30% indo embora em impostos... pensando aqui que os ETFs irlandeses são a solução... só que as taxas pra mudar tudo não é brincadeira.

Dividendos e Impostos do exterior

Acabei não aportando nos FIIs e nem no exterior, ali pela metade do mês até me deu vontade de fazer um aporte extra pro exterior quando o dólar estava caindo, mas tive despesas extras em casa nos últimos dias, comprei uma cama de solteiro pra filha, e também colchões novos.


 Também comprei uma cadeirinha nova pro carro, o bebê conforto estava ficando pequeno. Comprei essa aqui com o novo sistema isofix, dizem que é mais seguro e estava na promoção.

Estava dando uma olhada nas taxas do tesouro direto e estão subindo, mesmo com queda da SELIC.

Como as taxas da renda fixa americana estão altas, e talvez fiquem assim por um longo tempo, é bem provável que as taxas aqui também fiquem altas, porque se não o dinheiro vai sair todo daqui e ir pro tesouro americano. 

Isso deve fazer com que as bolsas não subam tanto nos próximos meses, e também reduzir as quedas da SELIC, talvez ao invés de parar de cair nos 9 pare nos 10%... assim a RF continua rendendo muito bem, acima da inflação... pretendo continuar dividindo meu aporte entre as classes de ativos, mas no curto prazo a ideia é dar prioridade pro tesouro IPCA 2045.

Este mês espero não ter tantas despesas extras, só um pouco de chope na Oktoberfest kkkk porque mais pro final do ano não vai ter jeito, é festa de 1 ano da baby, viagens, férias, presentes etc. 

UPDATE! Havia esquecido a tabela dos ETFs da Paz.


 Tivemos uma pequena queda na carteira dos ETFs da Paz neste mês.

Até o futuro!

14 comentários:

  1. Boa noite Bilionário! Filho é um buraco negro de gastos mesmo...quando achamos que vai dar um tempo aparece algum outro gasto não programado para levar mais dinheiro...rsrs. Minha sugestao: Aproveite que a festa de 1 ano a criança não curte ainda (muito pequena) e faça algo mais familiar e simples...Vai ser um dos únicos aniversários que você vai conseguir fazer isso...rsrs. No mais realmente não gosto de pagar 30% de imposto pro Tio Sam e por isso migrei pros irlandeses, mas também não achei vantajoso vender o que tinha. Deixei o que tinha parado e agora só aporto nos irlandeses. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já reservei 4k pra essa festa, só aluguel do espaço e decoração acho que vai uns 2k... Eu já nem sei mais se vou ou não pros ETFs irlandeses, com tanta mudança na legislação por aqui e no exterior, fica difícil acompanhar tudo, ano que vem pensarei nisso. Abraços!

      Excluir
  2. Fala, Bilionário. Eu também estou pensando em começar nos ETFs irlandeses. Já até abri uma conta na Interactive Brokers. Mas nem é tanto pelos 30% de retenção. Eu até acho ok, considerando que aqui no BR incide quase 27,5% sobre o nosso salário. O meu motivo maior é o imposto de herança. Dizem, e não fui confirmar, que lá nos EUA fica em torno de 40% acima dos primeiros USD 60k. Como eu tenho uns 100k investidos lá, isso me preocupa. Dizem que com os ETFs irlandeses não há imposto sobre herança - o que ainda também não confirmei.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FNSE, então, tem vários fatores que precisamos cuidar no momento de investir no exterior, ficar migrando não dá porque as taxas te matam. Eu ainda estou longe dos USD 60k, mas realmente 40% no imposto de herança é ruim demais. Pra quem tem muita grana acho que faz sentido tentar uma cidadania, ouvi dizer que cidadão americano não é tanto assim. Abraços!

      Excluir
  3. Pois é Bilionário, um ano que começou promissor nos investimentos agora começou a patinar.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Culpa dos juros na terra do tio Sam. Mas ainda estou na expectativa de um rally de alta no final deste ano. Comprar mais algumas ações agora. Abraço!

      Excluir
  4. Bom dia, Bilionário. Como vai?

    Há meses em que somente os aportes salvam (risos)...

    Estou ponderando sobre essa tributação de 30% sobre os dividendos no exterior e o que fazer a respeito. Minha ideia inicial era liquidar tudo e reinvestir em ETFs irlandeses, mas agora estou pensando que talvez seja mais sensato direcionar apenas os novos aportes.

    Não me fale sobre despesas extras este ano (risos)... Após a mudança no início do ano, meus gastos mensais estão finalmente voltando a níveis saudáveis agora.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP, vou bem e você?
      Pra mim estes meses que o aporte é único motivo do aumento do patrimônio são bem frequentes hehe minha rentabilidade nestes 4 anos realmente foi ruim, espero que melhore no futuro ^^
      Essa questão dos ETFs irlandeses vou analisar melhor ano que vem, tenho que estudar a legislação e ver custos etc.
      Abraços!

      Excluir
  5. Independente da queda, o que importa é aportar todo mês, na disciplina!
    Também fico chateado com os 30% roubados pelo tio sam, mas fazer o quê...ainda vale a pena aportar lá fora, pelo menos o dinheiro fica protegido contra o risco do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Mago! Espero que nunca cheguemos nesse ponto de depender do dinheiro investido fora, mas é isso, proteção.

      Excluir
  6. Bilionário,
    Não conhecia esse ETF da paz no Brasil. Embora não queira vender para comprar ETFs na Irlanda (fazer essa troca), o que acha de nos novos aportes já serem nos ETFs de lá?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou pensando em fazer isso ano que vem, esse ano já não quero mais aportar no exterior.

      ETFs da paz é uma carteira de estudo com 2 ETFs apenas, um de renda fixa e outro variável, fiz mais pra ir comparando a rentabilidade dessa estratégia ultra simples com o resultado da minha carteira geral. Tenho a impressão de que essa estratégia simples vai dar resultado melhor do que minhas seleções de ações/FIIs/exterior etc.

      Abraço!

      Excluir
  7. É isso aí, tem que continuar aportando mesmo que as cotações caiam.
    A parte de impostos ainda me impede de abrir conta em corretora nos EUA e investir direto lá fora. Nem pela questão do valor, mas por receio de fazer alguma coisa errada ou esquecer de declarar algo, e ter dor de cabeça com a receita.

    Sucesso,

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá JD!

      É mais simples fazer a declaração dos investimentos do exterior do que os daqui do Brasil, coloca só o total dos rendimentos em uma tabela com os meses e os impostos retidos em um campo específico, a parte dos ativos é igual aqui. Nesse quesito a Avenue ajuda bastante que o relatório deles veio bem mastigado pra declarar, confere os prints: https://bilionariodozero.blogspot.com/2023/03/declaracao-do-imposto-de-renda-2023.html

      Eu tenho quase certeza que se preenchi algo errado foram dividendos, jcp, rendimentos etc aqui do Brasil, que tem preencher em lugares diferentes pra cada coisa, fora relatórios que recebi das corretoras faltando coisas... stress total esse preenchimento.

      Abraço!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Portabilidade de Investimentos

Olá pessoal, conforme escrito no post anterior , resolvi migrar parte dos investimentos para a NUINVEST, de forma a poder ativar alguns bene...