Resumo dos FI-INFRA

Olá!

Hoje resolvi  estudar um pouco o tal dos fundos de infraestrutura, na sigla FI-INFRA, um produto novo que começou ser comercializado em 2020, e tem como vantagem a isenção do imposto de renda para pessoa física, tanto dos rendimentos/amortizações quanto dos lucros com a comercialização das cotas.

Esses fundos investem em debêntures "incentivadas" de infraestrutura, então são classificados como renda fixa crédito privado, só que ao mesmo tempo eles são negociados em bolsa, então o valor das cotas varia. As próprias debêntures e outros títulos como NTN-Bs classificados como "renda fixa" também sofrem a marcação a mercado, então não é novidade que a rentabilidade varia bastante nesses tipos de "renda fixa". Acho que o certo era nem ser chamado assim, mas enfim... 

CLIQUE PRA AMPLIAR

Temos hoje 13 fundos de investimento em infraestrutura listados na B3, mas tirei da lista o NUIF11 porque é muito recente e não temos dados pra comparação. Quase iria tirar o XPID11 também porque ele é pra investidor qualificado, mas por fim resolvi manter.

Ordenei a tabela pela liquidez (volume médio negociado por dia nos últimos 30 dias) que é um dos pontos que considerei mais relevantes no estudo, considerando que P/VP deles todos estão bem próximos de 1, patrimônio líquido apenas o KDIF11 se destaca, variação últimos 12 meses também a maioria perto do zero, média -1,69%. 

Alguns gráficos extras pra complementar o estudo.

Intrag e BTG dominam o setor



Gestoras a Kinea tem apenas o KDIF mas já pegou 41% do dinheiro aplicado em FI-INFRA.

CPTI11, IFRA11, JURO11, KDIF11 e BDIF11 acima da MÉDIA
XPID11, BODB11 e CDII11 se aproximando


Conforme comentado mais acima, a variação foi pouca, só OGIN11 e RBIF11 que tiveram quedas um pouco maiores, somando ambos temos o retorno total dos últimos 12 meses, gráfico abaixo.

A média do retorno total ficou em 9,66%, se pegar só os top 5 liquidez a média sobe para 11,75%, um retorno bem interessante considerando a baixa volatilidade e isenção de IRPF. 


 

Agora o detalhe é analisar o risco de alguma dessas debêntures dar problema, busquei nos relatórios informação sobre o percentual de debêntures avaliadas em AA ou melhor, e fiquei com o seguinte:

Código% Rating AA, AA+, AAAPúblicoPágina Oficial
BDIF1130%Geralhttps://www.btgpactual.com/asset-management/fundos-listados/BDIF11
KDIF1168%Geralhttps://www.kinea.com.br/fundos/infra-kdif11/
JURO1162%Geralhttps://www.sparta.com.br/sparta-fi-infra/
IFRA1158%Geralhttps://www.itauassetmanagement.com.br/fundos/credito/ifra11/
CPTI1135%Geralhttps://capitaniainfra.com.br/cpti11/
XPID11
Qualificadohttps://www.xpasset.com.br/xpid/
BODB1128%Geralhttps://bocainacapital.com/bodb11/
CDII1162%Geralhttps://www.sparta.com.br/sparta-cdii11/
SNID1117%Geralhttps://www.suno.com.br/asset/fundos/snid11/
BIDB1169%Geralhttps://www.interasset.com.br/fundos-renda-fixa/bidb11-inter-infra-fic
OGIN1130%Geralhttps://analise.orama.com.br/ogin11/
RBIF1158%Geralhttps://www.riobravo.com.br/fundos/rio-bravo-esg-fic-fi-infra/

Aproveitei e adicionei uma coluna com link das páginas oficiais de cada FI-INFRA para nós  consultarmos os dados mais atualizados futuramente.

Por hoje era isso, agora pretendo me aprofundar um pouco mais em alguns que ficaram acima da média, pra ver se incluo ou não essa classe de ativos na minha carteira, até semana passada quando estava recriando minha política anual de investimentos não tinha incluído isso na carteira, mas quem sabe encontro lugar pra 1 ou 2 destes.

UPDATE 21/10/2023 

Fiz o video agorinha e pesquisando sobre a dúvida do Mago, encontrei uma notícia do Infomoney com uma imagem interessante, resolvi postar aqui 👀

https://www.infomoney.com.br/onde-investir/fi-infra-combina-renda-mensal-acima-da-inflacao-e-isencao-de-imposto-de-renda-como-funcionam/

Talvez essa composição já tenha alterado porque a notícia é um pouco antiga, mas já deu pra ter uma ideia de como é a diversificação setorial de cada um deles. Agora é se aprofundar nos relatórios gerenciais.

 

 

 UPDATE 25/10/2023 - Correção DY CDII11

Após um comentário no youtube sobre a distribuição do CDII11 fui verificar e realmente no site status invest faltou 2 rendimentos, antes que crucifiquemos o site eu olhei outros e também falta neles, então não sei o porque dessa diferença, imagino que faltou a publicação desse rendimento lá na B3 ou CVM, visto que estes sites tem robôs que buscam as informações automaticamente.


https://docs.google.com/spreadsheets/d/10ZliBLFqo6GrUEAiEnxWK4qQGRSrpwA4WasFNh5q8og/edit#gid=1328084690

Total distribuído 12 meses pelo CDII11 foi R$ 10,52, dá DY 10%, retorno total subiu pra quase 12%, e no caso dele foram apenas 7 meses até agora, então vai subir muito se continuar distribuindo assim.

Alterei as imagens aqui do post com dados certos.

Aproveitando o UPDATE pra responder a questão da periodicidade da distribuição que o Mago pediu, a maioria é mensal, apenas BIDB11 é semestral e publica relatório gerencial trimestral. E o OGIN11 que está escrito como "Expectativa de distribuições mensais", então tem alguns meses que falham. 

Também adicionei no estudo data de início, porque vi que alguns ainda não tem 12 meses, caso do CDII e SNID, afetando o resultado total DY + variação... e também número de cotistas.

 


Abraços!

Até o futuro!


7 comentários:

  1. Legal o estudo, focou no essencial, liquidez e taxa de adm. Não entendi se existe taxa de performance. Aquela coluna na sua tabela, com "taxa" no cabeçalho e sim ou não nas linhas é sobre isso?
    Esses fundos pagam rendimento mensal ou é só no resgate que temos o retorno?

    Vai fazer um estudo desses sobre os FI Agro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mago, sim, a coluna taxa ali é taxa de performance, só 2 deles tem.

      Acho que a maioria paga mensal, mas as vezes ficam uns meses sem pagar também, eles não são obrigados a distribuir igual os FIIs... essa semana se der tempo vou olhar eles novamente os prospectos deles pra ver se encontro essa informação.

      Sim, ainda não estudei nada sobre FIAGRO, mas vejo muitas pessoas interessadas, hora que tiver tempo vou fazer uma tabela resumo deles também e compartilhar aqui, quem sabe me animo e compro alguns :)

      Vou gravar um video deste estudo agora, criar um pouco de conteúdo pro canal :)

      Abraços!

      Excluir
  2. comentário do bastter numa situacao semelhante

    ""Fundo que compra debentures incentivadas de infraestrutura, distribuição do juros semestral, listado em bolsa."

    minha recomendação é nao colocar no BS
    pq minha recomendação é nao ter um troço destes putz

    fundo de debenture
    nao tinha coisa pior para se meter nao?

    coloca em outros
    espero nao ter de criar local no BS para isso"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá scant, é a cara dele mesmo kkkkk
      Renda fixa pro Bastter é tesouro direto, simplicidade.

      Eu estou pensando em colocar um pouco em ativos isentos de IR, as debêntures incentivadas são uma das opções, ainda prefiro LCI/LCA que tem o FGC na pior das hipóteses, mas sigo estudando todas as opções.

      Fundo de debêntures, no meu ponto de vista, principalmente estes listados na bolsa, tem o mesmo objetivo do que os FIIs, que é possibilitar diversificar em diversos ativos com pouco capital, útil para o pequeno investidor que quer debêntures mas não consegue adquirir diversas debêntures diretamente.

      Abraços!!

      Excluir
    2. bilonário, entao é melhor colocar esse dinheiro nos EUA, pq aqui no brasil a economia ta indo pro burtaco estilo argentina

      de nada adianta ter renda fixa em real se o real só desvaloriza

      abs!

      Excluir
  3. Olá Scant, na hipótese disso acontecer, minha carteira atual já está razoavelmente preparada com renda fixa atrelada a inflação, boa parte em ações/imóveis que costumam acompanhar a inflação no LP e também boa parte no exterior.
    O ponto negativo da renda fixa pós (IPCA+) no caso de uma inflação igual da Argentina, é que pagamos imposto sobre o IPCA também, o que reduz bastante a rentabilidade real, por isso a questão de aplicar um pouco em ativos isentos de imposto.
    Abraços

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...