Aporte de Outubro, Dúvidas na Renda Fixa

Olá, todos bem?

Este mês aportei em Grazziotin, depois de ficar de bobeira mês passado, comprei 23 ações CGRA3 a mercado ontem, preço R$ 28,00 por ação, total R$ 644,00 aportado nela.

Isso fez com que a parte de renda variável subisse e pra equilibrar, preciso fazer um aporte na renda fixa, só que conforme comentado nos posts anteriores, estou bem insatisfeito com o Tesouro Direto, porque a marcação a mercado tem feito movimentos muito similares com a renda variável e não funcionou muito bem para contrabalancear. 

 

Fechamento de Setembro/2020

Minha ideia inicial era aportar no Tesouro SELIC, que é o título mais seguro e que segundo alguns especialistas do youtube, você nunca iria perder dinheiro se deixasse por mais de 30 dias um investimento nele, além disso, ele seria melhor do que a poupança, já que paga a SELIC enquanto a poupança paga apenas 70% da SELIC, enfim, parecia ser uma opção ótima, até que Setembro me mostrou que as coisas mudaram.

O COPOM foi baixando a taxa SELIC até chegar nos atuais 2% a.a. para estimular a economia em crise, como a inflação está "controlada", pelo menos o IPCA ainda está abaixo da meta dos 4%, a decisão parecia boa, só que agora ninguém mais quer investir nos títulos do tesouro brasileiro, e o tesouro direto teve que aumentar aquela outra taxa do tesouro SELIC, aumentando a rentabilidade do título, olha o gráfico dessa taxa extra paga tesouro SELIC subindo nos últimos dias:

https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm

Esse movimento do tesouro direto parece muito complicado, mas não é tanto, tem vários videos no youtube explicando como funciona, só pesquisar "marcação a mercado", mas enfim, quando essa taxa sobe, ou seja o título está pagando além da taxa SELIC mais essa taxa extra, o preço do título cai, fazendo com que a rentabilidade dele para quem já comprou caia momentaneamente.

Preço do título mais barato, além de pagar uma taxa extra maior

Minha primeira vontade ao ver o título do tesouro com preço mais baixo e pagando um juro maior foi de comprar mais, mas ao refletir sobre isso, resolvi que o Brasil está tomando um rumo muito perigoso nos últimos meses, e talvez seja melhor aguardar até que uma mudança estrutural ocorra, porque da forma que as coisas estão indo me parece que vai piorar por uns 2 ou 3 trimestres até vir alguma solução, se vier. Um video interessante que vi alguns dias atrás foi do canal Dica de Hoje, vou incorporar no final do post se quiserem assistir, falando sobre o momento atual da bolsa e do Brasil.

E agora a minha renda fixa está quase me dando prejuízo. Se eu ficar até o vencimento nada disso importa, receberei meu dinheiro investido com rendimento contratado, mas considerando minha estratégia e os problemas que o Brasil está passando, não estou gostando disso e por isso não farei novos aportes no Tesouro Direto por um bom tempo.

Com isso tudo eu resolvi que tenho que encontrar um novo destino para a parte de renda fixa, e olhando a carteira de outros investidores que compartilham, além de comentários aqui no blog, o mais seguro e eficiente para meu objetivo parece ser algum CDB de liquidez diária que pague 100% do CDI, mas como nunca investi nisso, vou dar mais uma pesquisada primeiro e volto para contar depois.

O post ficou longo só pra contar que não sei o que fazer no momento :) mas é isso aí, documentando meus pensamentos e compartilhando com vocês pra receber o feedback e ir melhorando cada vez mais.

Video do Canal Dica de Hoje: 



Até!

17 comentários:

  1. É uma verdadeira bomba relógio o financiamento da nossa dívida, não acredito em um calote, mas acho difícil o COPOM segurar a Selic em 2% a.a quando ninguém tá afim de comprar essa #$%¨", uma pena ninguém cair na real. Enquanto isso a montanha de dívida de curto prazo segue crescendo.

    Eu gosto e mantenho uma boa grana em CDB/LCI de Liquidez Diária, recomendo a pesquisa. Hoje em dia é fácil encontrar taxas na casa dos 100%, pode procurar.

    Bons aportes e resultado em Outubro!


    Abraços,
    Pi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário PI!

      Ontem mesmo eu estive olhando na XP e não achei nenhuma opção boa de CDB lá, com liquidez diária, no banco inter tem um CDB de liquidez diária a 100% do DI, talvez seja minha solução pra renda fixa curto prazo, só não sei bem se o banco inter é seguro.

      Abs

      Excluir

    2. Eu não tenho nada contra o INTER, mas sei lá, cheio de instabilidades e direto tem notícias de vazamento de dados.

      Abraços,
      Pi

      Excluir
    3. Pois é, também já ouvi alguns relatos tenebrosos, acho que vou seguir o conselho da Garota de Investimentos, ir de poupança mesmo, enquanto são valores pequenos acho que não tem problema. Abs!!

      Excluir
  2. Tá tudo nebuloso mesmo.... titulo publico dando -2,5% por conta da marcação a mercado.. coisa de maluco!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E o pior é que parece que vai cair mais ainda até que a taxa SELIC volte a subir, acho que este mês será bem negativo também.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Sim, acabei adicionando uma breve explicação sobre alguns temas pra fundamentar minhas dúvidas hehe, por enquanto estou com o dinheiro parado na corretora, e acho que me precipitei ao ter enviado, tinha certeza que teria algo de bom na XP, mas na hora de aplicar não achei.

      Excluir
  4. Olá, Billions
    Toda vez que vc gira patrimônio na RF fixa o leão irá abocanhar uma parte dos rendimentos. Se vc procura um lugar para deixar uma graninha parada esperando "oportunidades", na minha opinião, a melhor opção é deixar na poupança mesmo.
    Esquece TD Selic e CDB de liquidez diária. Em investimentos menor do que 180 dias o IR é de 22,5%. Ou seja, em um CDB de 100% do CDI, vc receberá apenas 0,775 da Selic Over e ainda correndo o risco de ter rentabilidade negativa como aconteceu recentemente. Na poupança vc receberá 0,70 sem stress. A diferença será tão pouca e sem risco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas dicas GI!
      Eu acabei criando um pouco de preconceito com poupança, mas depois de Setembro começo a pensar que ela tem suas vantagens! Tributárias principalmente, acho que vou fazer isso mesmo, simplificar as coisas enquanto estudo mais.
      Abraços!

      Excluir
  5. Me tira uma dúvida de principiante Bilionario. Como comprar ação picada assim? Não consigo comprar menos de 100 na Clear. Só vai se for de 100 em 100

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peão, é só colocar 'F' no final do código do ativo, aí vai pro mercado fracionário. Exemplo: CGRA3F, BBDC3F, são ativos do mercado fracionário, pode comprar/vender 1 ação apenas se quiser.

      Excluir
    2. Olha no meu aporte mês passado coloquei um print da tela de negociação da Clear, onde eu negociei tudo no fracionário: https://bilionariodozero.blogspot.com/2020/09/aporte-extra-setembro.html

      Excluir
  6. Renda fixa fixa mesmo tem que ir pra CDBs e investimentos pré-fixados não atrelados ao mercado, eu basicamente invisto em TD apenas no Tesouro Selic para RE.

    Abçs

    ResponderExcluir
  7. Renda fixa atualmente só usaria mesmo se for o caso de reserva de emergência ou de liquidez. Mas para investimento, tô fora. Esses juros artificialmente baixos não vão se sustentar no longo prazo. Uma hora a bomba explode. Ah, bela aquisição da Grazziotin, ótima pagadora de dividendos e empresa bastante sólida.

    Adicionei você ao blogroll.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado IE! vou te add aqui também! Eu gosto muito da CGRA, teve ótimos resultados nos últimos trimestres. Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...