Evolução das Ideias para Renda Fixa

Olá a todos!

Pra quem acompanha o blog, sabe que meu objetivo com a renda fixa é contrabalancear a carteira e ter segurança, e hoje tenho 50% em renda fixa, tudo no tesouro direto, e isso não tem funcionado para meu objetivo.

As alternativas ao Tesouro Direto levantada nos comentários do post anterior foram as seguintes:

  1. CDB/LCI de Liquidez Diária (Poupador do Interior)
  2. Poupança (Garota de Investimentos)
  3. CDB Pré-fixado (Escola para Investidores)

No meu planejamento inicial, eu tinha definido algumas alocações conforme exposto na página "Alocação", que era o seguinte:

  • Dentro da Renda Fixa
    • a melhor opção que conheço é Tesouro Direto, sendo o tesouro SELIC o mais seguro, servindo também como meu colchão de segurança;
    • os títulos IPCA com vencimento mais longo também são indicados, pra evitar pagar impostos. Mas não servem muito pra balancear a carteira, por causa da marcação a mercado, como aprendido durante a crise do Coronavírus.

Na época que escrevi isso, eu já tinha uma noção sobre marcação a mercado no Tesouro Direto, mas não sabia que o Tesouro SELIC também tinha isso, coisa que só fui aprender na prática, pois ninguém falava disso antes de Setembro/2020. Também já começava a ver que na prática o Tesouro IPCA e os fundos imobiliários possuem rendimentos e flutuação de preços muito parecidos, apesar de serem ativos com riscos bem diferentes.

Pois bem, depois de tudo a gente ainda tem algumas questões entre renda fixa e variável, por exemplo: FIIs de papel, são ativos de renda variável que investem em ativos de renda fixa, CRI, LCI etc, então se você tem FIIs de papel na parte de renda variável, eles também poderiam contar como renda fixa? isso dá uma bagunçada nas suas ideias quando você pensa nessas questões de balanceamento de carteira entre renda fixa e variável, hoje mesmo estive pensando em comprar LCI, aí pensei, mas eu já faço isso indiretamente quando tenho esses FIIs... 😕

A simplicidade é o último grau de sofisticação!
Leonardo da Vinci

Lembrando dessa frase famosa, comecei a pensar seriamente em usar a poupança, que não rende quase nada eu sei, perde para inflação, mas vai funcionar perfeitamente para contrabalancear a carteira, que é meu objetivo principal na renda fixa.

A diferença de render apenas 70% da SELIC enquanto o Tesouro SELIC rende quase 100%, precisa descontar a questão das taxas, não vai mudar muito na minha vida, pelo menos não nesse período de aprendizado e acumulação, e vou ficar muito mais sossegado sem a tal da marcação a mercado, só torcendo pro governo não confiscar de novo.

Conclusão

Depois de ficar uns dias pensando a situação da renda fixa no Brasil, resolvi não movimentar o que está aplicado no Tesouro Direto, pelo menos até dezembro, porque talvez  lá eu finalize esses investimentos pra simplificar e começar 2021 com a carteira organizada, o aporte que já fiz para corretora vou aplicar nos FIIs, e os próximos manterei na Poupança pra somar com a renda fixa e voltar aos 50%. 

Desta forma, se um dia precisar vender renda fixa para balancear a carteira, vou tirar sempre da poupança, e deixo os títulos IPCA rendendo até o vencimento se for necessário, sem stress.

Uma outra questão que estou analisando é migrar meus investimentos para o exterior, já que o Brasil já não tem mais renda fixa boa o suficiente pra justificar o risco país, e também lá fora posso simplificar tudo através de ETFs, ainda mais agora que a Avenue criou um plano com zero de corretagem... mas isso pretendo começar lentamente ano que vem.

Comentem aí o que acham disso, não tenho ideia definida para sempre, estou sempre buscando o melhor.

Abraços e até o futuro!

10 comentários:

  1. Fala Bilionário!

    Vou tentar ajudar com o pouco que sei rs

    FIIs de papel podem ser encarados como renda fixa? Hmm, ao meu ver, não. Apesar de ambos oscilarem, vide exemplo no Tesouro, se você investir diretamente em uma LCI, LCA, CDB, não verá oscilações, pois esses produtos não são marcados a mercado.

    Já CRI, CRA e debêntures (se não me engano) são. Lembrando que boa parte dos fiis de papel investem neles.

    Sobre as ideias para sua alocação em renda fixa, as ideias sugeridas são boas, só fico meio assim com poupança. Se for para a reserva de emergência, até entendo, mas para outros fins não é legal não. Prefira os CDBs de liquidez diária.

    Sei que quer algo simples, então vá de CDBs liquidez diária como parte da sua alocação de renda fixa.

    Uma sugestão é você olhar para as debêntures. Apesar de hoje estar difícil achar algo bom, vez ou outra surge algo. É interessante alocar uma parte da carteira nela, apesar de aumentar a complexidade da carteira.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas ideias Inv. Inglês!

      Estive olhando na XP a parte de renda fixa, e não tem CDB de liquidez diária com boa rentabilidade, e as outras opções precisam aportes um pouco maiores, alguns só pra investidor qualificado, mas vou começar a olhar com mais frequência para ver se encontro algo bom, vi algumas LCI com investimento mínimo de mil reais que me pareceram interessantes, e enquanto procuro acho que usarei a poupança mesmo.

      Debêntures também podem ser interessantes, é um mundo novo pra mim esses ativos, sei que tem as incentivadas que não pagam IR.

      Abraço!

      Excluir
    2. Você só tem conta na XP?

      Novamente vai aumentar a complexidade rs, mas talvez valha a pena abrir conta em outra corretora para conseguir pegar lci, lca...

      Eu tenho conta na sofisa direto. Lá tem cds com liquidez diária pagando 110% da cdi. Sem contar que sempre sai oferta boa de lci e lca.

      Pode ser uma alternativa.

      Abraço!

      Excluir
    3. e aí Englishman, gostei da dica do Sofisa. Tem algum link promocional e tal ?

      Excluir
  2. e aí bilionario, eu tbem já pensei bastante essas coisas. Poupança eu desisti pois o rendimento dela é ilusório, vc só consegue ele se deixar o dinheiro lá o mes completo. Tesouro SELIC nao da pra mais pq tem marcacao a mercado (absurdo). Pra reserva do dia a dia agora só vou usar CDB com liquidez diaria. No itau tenho a 100% e ja tive na xp tbem, olha de novo. Agora fiquei sabendo do sofisa a 110%, vou pensar a respeito. Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vagabundo!

      Obrigado pelos comentários, eu acho que vou abrir uma conta nessa Sofisa conforme o Inglês comentou, só pra ter mais opções.

      Na Clear eu olhei na parte da renda fixa só tem Tesouro Direto.

      Abs

      Excluir
    2. E aí Bilionario, trombei com essa oferta do banco rci e lembrei de vc. CDB com liquidez diaria a 112% ou de 108 a 128% dependendo se deixar 2 anos. Da uma olhada https://www.bancorci.com.br/ A Clear é mesmo fraca pra renda fixa. Eles mesmos dizem que sao corretora para traders, ou seja, o forte é renda variavel. abs

      Excluir
    3. A clear com certeza é só pra renda variável mesmo, estou pensando em abrir contas em mais algumas corretoras só pra ver como são as ofertas e as plataformas. Esse banco RCI nunca tinha ouvido falar, vou dar uma olhada. Obrigado!!

      Excluir
  3. outra coisinha, debentures eu tenho um pouquinho através de fundos de investimento. Nao tenho paciencia pra ficar garimpando as melhores e como é só 5% da carteira resolvi terceirizar. Bons investimentos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Debêntures parecem legais, tem aquelas "incentivadas" que são isentas de imposto, mas os aportes são maiores, acho que no final pro pequeno investidor um Fundo de Renda Fixa não é a pior das opções, só o ruim é pagar taxas, tem que pesquisar os de menor taxa.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...