Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos!

Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas ontem, e resolvi pesquisar na internet sobre o assunto, incrivelmente encontrei apenas uma publicação no Reclame Aqui, onde o usuário alegou que a Avenue estava fazendo errado a retenção, enfim, não satisfeito tive que perguntar pra Avenue mesmo.

A resposta foi a seguinte: 

"Alguns ativos que distribuem lucros inicialmente como dividendos, passam a classificar essa distribuição como Return of Capital (ROC) ou Long Term Capital Gain após uma reavaliação de balanço. Essa distribuição é geralmente tributada em uma alíquota de imposto de renda menor que dos dividendos. Portanto, o valor recebido como retorno de capital ou Long Term Capital Gain pode resultar em uma economia de impostos para os investidores, causando esses estornos.

Você pode visualizar os ativos que pagaram esses estornos consultando o Extrato na Conta da Clearing. Vá em: Relatórios > Extrato na Conta da Clearing. O extrato mensal é gerado até o quinto dia útil do mês subsequente."

Dei uma conferida neste extrato da conta Clearing e encontrei mais detalhes, os estornos vieram dos ETFs de renda fixa, VGLT e SCHP.

Também perguntei sobre a declaração do imposto de renda, se teria algum problema, e me responderam que só vai impactar na declaração do próximo ano. Eu acredito que com as mudanças que fizeram na lei, provavelmente terei que pagar 15% sobre isso, mas não tenho certeza.

Em resumo, dinheiro reclassificado que ganhei de volta, agora é aguardar os próximos capítulos.

That's all folks!

7 comentários:

  1. Bom dia Bilionário,
    Também invisto lá fora pela Avenue mas não acompanho tanto quanto acompanho os ativos BR. Tenho que melhorar nisso.
    Como um bom Brasileiro estou deixando a declaração para a ultima hora. kkkk
    Se tiver algo parecido lá eu aviso.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CDP!

      Eu também não acompanho muito, tenho só ETFs, então só dou umas olhada nas questões macroeconômicas, mas este fato me chamou a atenção, diversos estornos, tive que investigar.

      Este ano eu consegui fazer a declaração nos primeiros dias, não confio mais na pré-preenchida que era a minha esperança de menos trabalho.

      Abraços

      Excluir
  2. Nossa, Bilionário... que confusão!

    Só espero que você não tenha de refazer o carnê leão dos meses respectivos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LDL!

      Nunca fiz carnê leão de dividendos do exterior, já vi algumas pessoas recomendando fazer, mas me parece um serviço desnecessário. Eu só faço a declaração disso pro imposto de renda, porque o imposto retido lá fora sobre dividendos é 30%, maior do que aqui, então na declaração sempre paguei mais do que devia e fica tudo certo... ou talvez eu apenas tenha tido sorte de nunca cair na malha fina, mas sinceramente espero que esteja certo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Bom dia Bilionário!

      Deixa eu entender. Você não lança os rendimentos recebidos no carnê leão, mas joga o total de impostos pagos lá na declaração do IR?

      Eu recomendo fazer o carnê leão justamente para usar os impostos pagos lá para ajudar a deduzir mais nosso imposto, ajudando ou a receber mais ou a pagar menos IR

      Abraço!

      Excluir
    3. Olá Inglês, sempre lancei direto na declaração, tem uma tabela com os meses onde declaro os valores recebidos do exterior, e tem um campo específico que você informa o imposto pago/retido, que vai os 30% retidos, como é mais do que o máximo de IR aqui do Brasil, 27,5%, então no final isso não influencia em nada, o valor a pagar é zero.

      Em relação a deduzir mais imposto eu não sei se dá, se eu tiver tempo vou tentar fazer o preenchimento do carne leão pra uma simulação e ver se muda algo.

      Abraço!

      Excluir
    4. Bilionário, dá para deduzir sim. Faço isso faz tempo. Veja certinho ai.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Fechamento 061 e Comparativo de Cartões de Crédito

Olá queridos leitores! Mais um mês na jornada da independência financeira, e dessa vez a rentabilidade foi bem negativa, praticamente tudo ...