Fechamento 061 e Comparativo de Cartões de Crédito

Olá queridos leitores!

Mais um mês na jornada da independência financeira, e dessa vez a rentabilidade foi bem negativa, praticamente tudo caiu, menos a reserva de emergência.


 

Investimentos

O aporte seguiu conforme planejado, 3k, sendo 200 pra reserva de emergência, 500 para ações e 2300 para tesouro direto, no RENDA+ 2065, nos negócios ainda somei alguns saldos de dividendos, realizei as seguintes compras:

VGLT foi comprado com dividendos e com os estornos que recebi na Avenue. Os 200 reais da reserva não aparecem nessa lista, o site status invest separa investimentos em CDBs/LCI/etc, não sei o motivo.

Resultado dos Investimentos [corrigido]

Hoje vi que, por algum motivo, preenchi errado o valor das ações na planilha ontem, não sei se estava errado na Clear ou se eu vi errado, mas o valor em ações certo é 33k, e eu tinha colocado 31k, assim o resultado, apesar de continuar ruim, não foi tão ruim, abaixo dados corrigidos.


Gráfico evolução

Dados em tabela

Com esse resultado, fiquei um pouco abaixo da meta, mas como disse, esse mês foi queda pra todos os lados, principalmente nas ações. As taxas dos títulos do tesouro variaram bastante durante o mês, e hoje o Tesouro IPCA+ 2045 está pagando IPCA+6,12%, e o Tesouro Renda+ 2065 pagando IPCA+6,13%, que é bem mais do que o mês passado, fazendo com que a marcação a mercado desses títulos neste mês foi bem ruim, conforme visto nessa imagem abaixo.

https://www.tesourodireto.com.br/titulos/historico-de-precos-e-taxas.htm

Minha ideia é seguir aportando nesses títulos mensalmente enquanto tivermos essas taxas acima de 5,5%, e talvez vender se as taxas caírem pra 4%, fazendo um bom lucro, ou posso levar até o vencimento também, postergando ao máximo o pagamento de taxas e impostos, e deixando os juros sobre juros fazerem sua mágica.

Distribuição

Aproveitando a atualização/correção da rentabilidade, resolvi adicionar alguns comentários sobre a distribuição por classes.

Já estou com quase 37% em títulos IPCA+, sendo que meu limite máximo nisso seria 50%, conforme meu planejamento, mas com as taxas tesouro direto subindo cada vez mais, ainda pretendo seguir investindo a maior parte do meu aporte nisso.

A reserva de emergência ainda abaixo de 1%, também vou seguir aportando um pouco ali até chegar em 2%. Reserva de oportunidade sigo sem ter, e sem previsão de começar. Criptomoedas tinha planos pra este ano, mas depois de tudo subir muito, não me sinto confortável pra comprar agora, vou ficar de fora dessa festa. 

Nas ações tenho 25%, meu objetivo até o final do ano é 20%, mas sigo comprando um pouquinho cada mês. FIIs tenho agora 14,4%, e objetivo é 10% no final do ano, este estou deixando sem novos aportes.

PAI 2024

Uma hora dessas tenho que reorganizar minhas planilhas, tentar colocar tudo em uma só, hoje tenho umas 4 planilhas que uso para controles...

Cartões de Crédito "Gratuitos" com Cashback

Nubank está todo dia me enviando convite no plano Ultravioleta, mas pra ser isento dos custos atualmente requer 50k em investimentos ou 5k gastos no cartão, os gastos eu não consigo, não é minha realidade, então me sobra os investimentos. 

Estou pensando em migrar as ações e FIIs para Nubank, pra chegar em 50k lá, ou os títulos do TD, a dúvida é se faço isso vendendo e recomprando, ou se solicito a transferência de custódia, me parece que não é tão complicado, mas nunca fiz. Até vi que na área do investidor da B3 tem isso, mas das minhas só a XP se habilitou então não consigo transferir entre elas por lá.

Se você já fez portabilidade de investimentos, comente como foi, agradeço desde já!!

Atualmente eu já tenho um cartão que dá 1% de cashback, gratuito da xp, com vantagens semelhantes, dinheiro devolvido é aplicado em um fundo FIRF Simples da XP mesmo, a diferença nesse caso seria o ganho de nucoins, que pouco valem, e o rendimento na Nubank que é de 200% CDI, ou seja, o dobro do fundo da XP. 

https://lp.xpi.com.br/cartao-xp
A pegadinha do cartão da XP é que precisa acumular R$ 50,00 pra liberar o investback, não sei qual será a pegadinha no Ultravioleta, talvez seja temporário esses benefícios... Antes que me esqueça, o XP também precisa ter no mínimo 5k investidos e nesse caso o cashback varia, pra garantir 1% tem que ter acima de 50k.

Fiz uma tabela comparativa pra vocês 👍
Esqueci dos nucoins no Nubank+, devem ganhar tbm...

Me conte nos comentários qual cartão você usa e porquê?!

O banco inter também possui um cartão de crédito Black com benefícios similares, mas parece que precisa 250k investidos, e ainda teria outras duas opções pra estudar, Amazon e C6 tem cartões com cashback, mas não tive tempo nem vontade de incluir no estudo.

Obs.: existe um risco comportamental ao usar esse tipo de cartão com cashback, que eu percebi que muitas vezes a existência desse 1% de volta te incentiva a fazer mais gastos no cartão, e como dizia o pai do Cris, se não comprar o desconto é maior.

Abraços e até o futuro meus amigos!

10 comentários:

  1. Vender e recomprar = mais taxas e dinheiro perdido no meio do caminho. Transferência de custódia parece ser o caminho mais acertado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vindo Cyber!!
      Também acredito nisso, valeu por comentar!
      Abs

      Excluir
  2. Boa tarde, Bilionário.

    Fiz o processo de portabilidade das minhas ações em 2023. Na ocasião, todo o procedimento foi realizado online, porém, foi necessário imprimir o formulário, assiná-lo e digitalizá-lo para posterior envio.

    O primeiro passo foi abrir uma conta na corretora para a qual desejava transferir (BTG) e preenchi um formulário em seu sistema com algumas informações:

    - IDENTIFICAÇÃO DO CEDENTE (Corretora ANTIGA)

    Nº Conta Cliente
    Instituição Cedente
    Conta Cetip
    Código do Agente de Custódia etc.

    - IDENTIFICAÇÃO DO CESSIONÁRIO (Corretora NOVA)

    Nº Conta Cliente
    Instituição Cedente
    Conta Cetip
    Código do Agente de Custódia etc.

    - Depois precisei listar os ativos por:

    Código (EGIE / BBAS)
    Tipo (Ação / FII)
    Quantidade (1000)
    Valor da alienação (DEIXAR EM BRANCO)

    - Motivo da Transferência

    (X) Mesma Titularidade

    Imprimi o formulário, assinei e digitalizei.

    Acessei o site da corretora antiga, selecionei "transferência de custódia" e segui as orientações. Anexei o formulário e, dois dias depois, as ações estavam na nova corretora.

    IMPORTANTE!

    Se você tiver proventos provisionados e não pagos, precisará seguir o mesmo processo detalhado acima, mas selecione "PROVENTO" em TIPO. Do contrário, serão creditados na conta da corretora antiga.

    Código (EGIE / BBAS)
    Tipo (Proventos)
    Quantidade (1000)

    O processo é bastante simples e mais fácil do que parece. Acredito que com o novo sistema de transferência da B3, tornou-se ainda mais simples, embora nem todas as corretoras estejam habilitadas para isso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP!
      Muito obrigado pela explicação detalhada da sua experiência, me ajuda muito!
      Amanhã vou tentar migrar alguma coisa, estou achando que os títulos do tesouro talvez seja mais simples por causa que não tem os proventos.
      Um abração!

      Excluir
  3. Boa noite Bilionário! Tenho o Black do Inter e gosto bastante, especialmente pois é o único de conheço que não tem limites de uso de lounges em aeroportos. Pode usar quantas vezes quiser. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, obrigado por compartilhar sua experiência, também li sobre ele em alguns sites, mas diz que precisa ter acima de 250k investidos, aí ficou fora da minha realidade, por enquanto. :)

      Você já chegou utilizar alguma dessas salas VIP ou lounges em aeroportos pelo cartão?

      Abraços

      Excluir
  4. Olá VVI, tenho o ultravioleta do nubank desde o inicio do programa e antes ja utilizava o cashback tbm, até onde eu sei e one li, nao tem pegadinha, o cashback nao tem prazo de validade e continuará rendendo 200% do cdi. Talvez no futuro eles limitem o rendimento diário igual fizeram com o Nu coin, onde o ganho mensal maximo eh de R$ 2112, mas não subestime os nucoin não, eh um cashback bem interessante tbm.
    No meu caso, eu utilizo o cashback do Nubank como reserva de emergencia, visto que o saque eh instantaneo, a diferença eh que nao da pra colocar dinheiro la por vontade propria, mas como tenho gastos razoaveis no cartão e carreguei meus pontos do programa antigo, até que ela ta crescendo num ritmo bom, afinal, 200% do cdi eh lindo kkkkk. Outra coisa que o ultravioleta ta dando eh o Streaming da Max na faixa e tao implementando um serviço de conta internacional a la NOMAD, onde vai ser possivel fazer cambio direto no aplicativo com saldo da conta, entre outras coisas, mas eu sou meio parcial pq sou meio nubankzete. Mas até onde eu pesquisei, pra se ter um cartão black, eh o jeito mais facil de longe.
    Com relação as salas VIP, ja usei com a minha esposa a Mastercard de Guarulhos, esperava mais variedade na parte de comidas, mas ficamos 2 horas tomando vinho e champagne e petiscando antes do voo, na faixa, eh mais gostoso ainda kkkkk e ainda deixou mais gostoso, pq dormimos ele inteiro kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas informações IeR!

      Pretendo ver esse streaming do Max também, apesar que com a baby bilionária do lado provavelmente vou assistir Cocomelon kkkk

      Abraços

      Excluir
  5. Bilionario,
    Uso o Black do Inter (ilimitado Loung Key), XP Infinite (2 acessos Dragon Pass). E para pontuar, uso carbon do C6, pois consigo isentar por consumo.
    Se vc usar uma vez uma sala vip vai ser caminho sem volta. Nunca mais vai querer ficar sem. É conforto e comida a vontade! Algumas salas são pequenas e está tendo locação. Mas vale a pena.
    Já utilizei o Black do Inter para acessar. É só apresentar o cartão, identidade e passagem. Depois dá uma olhada nos vídeos no youtube onde o pessoal mostra as salas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Top CEP! Próxima viagem que for de avião pretendo testar essas salas. Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Fechamento 062 - Maio de 2024

Olá! Este mês o resultado foi próximo de nulo, 0,82% na minha planilha, e adicionei um novo ativo em carteira, o Bradesco, conforme comentad...