Fechamento 062 - Maio de 2024

Olá!

Este mês o resultado foi próximo de nulo, 0,82% na minha planilha, e adicionei um novo ativo em carteira, o Bradesco, conforme comentado neste post, e fiz a portabilidade dos investimentos em tesouro direto, tirando da XP e enviando para Nu invest, conforme este post, foi mais simples e fácil do que eu esperava.

Agora tenho:

  • FIIs na XP, 
  • Ações e ETF BR na Clear, 
  • Tesouro Direto e alguns CDB/RDB no Nubank/Nuinvest, 
  • ETF de REITs americanos no banco inter e 
  • ETFs de renda fixa e variável americanos na Avenue.
Que grande confusão, tudo pelos benefícios e menores taxas, nestes casos taxa zero e sem corretagens. 

 

Alocação e Evolução

O aporte total não bateu os exatos 3k planejados, agora que tenho TD no Nubank, não faço mais o TED pra compra, apenas comprei direto os títulos no valor aproximado.

Tabela resumo

Conforme visto na imagem acima, foi comprado títulos do governo, NTN-B Principal para os antigos, ou Tesouro IPCA+ 2045 para os mais novos, no valor de R$ 2295,67. Taxa IPCA +6,14%, voltei a comprar esse título porque estou achando muito boa essa taxa, o RENDA+ também está com a taxa próximo disso, vou ir comprando os dois conforme bate o vento eu troco de ideia.

KNRI11 comprei pra reinvestir os dividendos, antes eu comprava tudo em NTN-B, aporte + dividendos da XP, agora que separei TD da XP, voltei a reinvestir os dividendos nos FIIs mesmo.

E por último, a compra de 50 ações do Bradesco, neste mês de junho pretendo comprar mais 50 pra completar o lote de 100, depois vamos ver se sigo comprando mais ou compro um pouco das outras ações da carteira, vi que HYPE3 esteve caindo forte essa semana, ainda não entendi o motivo, talvez compre mais dela, veremos como estará o vento em julho.

Até o futuro!

20 comentários:

  1. Bradesco tinha uma "tradição" de bonificar 10% todo ano (vide o blog do investidor miserável). Cheguei a pegar essa bonificação uma vez, mas aí veio o rombo das lojas americanas (que já foi varrido para baixo do tapete), e o bradesco parou de bonificar, pois devia ser um dos maiores credores da americanas... tomara que eles voltem! Pelo menos continuam pagando JCP todo mês (uma merreca - cerca de R$ 0,017/ação, mas é melhor do que nada!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só essas bonificações já dava um belo retorno, se voltar é lucro!

      Excluir
  2. Rapaz, eu não queria, mas vou ter que começar a fazer isso de meter dinheiro em diferentes lugares por causa das taxas também. Atualmente estou somente na Rico, me sinto meio restringido.

    Bons ganhos e boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Disciplinado, como é na rico? Nunca tive conta lá, mas lembro que quando pesquisei a renda variável não tinha corretagem... Abraços

      Excluir
  3. Por mim eu teria todos os meus investimentos em um só lugar, mas tive que ir abrindo contas em diversos lugares, pois nenhum deles me atende totalmente.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MI, tudo certo? Pois é, tem algumas corretoras e fintechs que até estão bem próximas de ter tudo, mas algumas taxas/spreads ainda tem, tipo a XP que cobra corretagem em ações e tem taxa spread maior... se não fosse por isso poderia manter tudo na XP. Hoje o que me parece mais atrativo pra centralizar tudo são nubank e inter. Abraços

      Excluir
  4. Bilionário,

    Preferi centralizar tudo no bancão, exceto internacional que está na Avenue.

    É muito paz de espírito e ganhei tudo "grátis" em troca. Só tenho paz de espírito.

    Sobre Bradesco, tenho na carteira e de fato aquelas bonificações eram ótimas. O banco está passando por um tornaround, o preço está amassado e o mercado parece duvidar da capacidade deles de entregarem o prometido, está caindo -24% e tem um gráfico de 5 anos que é medonho. Mas se voltar a entregar uns 17% de ROE, o preço de hoje é muito convidativo.

    Também quero entender o que tá acontecendo com Hypera, o preço despencou e não entendi o motivo. Será que é a expectativa de um inverno mais quente?

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI, tudo bem? Essa questão de centralizar tudo, eu acho bem interessante pra ter menos serviço, se fosse fazer hoje, iria no banco inter, que tem tudo e é grátis, inclusive menor spread na transferência internacional, mas aos poucos estou vendo o nubank se aproximando, cada vez com mais serviços, talvez seja uma possibilidade futura eu centralizar os investimentos em um deles, vou esperar pra ver as outras possibilidades, o momento atual é de muitas mudanças, quando ver talvez até um bancão comece a ter taxas zero e cashback etc.

      Abs

      Excluir
  5. Bill. Sua carteira é bem parecida com minha. amamos renda fixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou aumentando a posição nos títulos IPCA+ do TD, talvez chegue até 50% da carteira no final do ano :) Mas normalmente tenho mais RV que RF. Abraços

      Excluir
  6. Bilionário,

    Eu já tive conta em três corretoras para aproveitar alguns benefícios, mas com todas as mudanças e isenções de taxas nos últimos anos, optei por consolidar tudo em uma única corretora.

    Você continua aproveitando bem o IPCA +6%. Eu acabei me rendendo à renda fixa, não teve jeito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP, melhor coisa, um dia eu vou fazer isso também, mas por enquanto ainda não me decidi pra onde vou ir.

      Sim, ontem acabei descobrindo uma coisa nova, que no site do tesouro nunca tinha visto, até fui pesquisar novamente e não encontrei, mas quando fui comprar título RENDA+ pelo nubank vi que esse título tem uma taxa maior, de 0,50% por ano pra investimentos por menos de 10 anos, enquanto o tesouro IPCA+ 2045 normal é 0,20% ao ano, ficando até o vencimento a taxa seria igual pros dois, mas como tenho a possibilidade de vender antes e a rentabilidade parecida, aportei novamente no 2045 que tem a taxa menor.

      Meu limite pra esse tipo de investimento é até 50% da carteira, é o investimento mais seguro que temos no Brasil e a rentabilidade também tem sido uma das melhores, bem louco isso.

      Abraços

      Excluir
  7. Olá Bilionário! Tenho visto alguns blogs e notei que você é bem ativo na comunidade, prazer! Como falei com a Poupadora, meu objetivo é trocar experiências, dicas e insights com os colegas, já que ninguém ao meu redor investe, e gostaria de ter um ambiente mais propício, mesmo que online.

    Também estou fazendo a Transferência de Custódia da Clear para a Toro por 2 principais motivos:
    1 - Faço de vez em quando algumas operações de derivativos, e a Clear quando sai dos ativos que ela disponibiliza dá ruim na venda de put;
    2 - Tenho uns bons anos conta nela e nunca houve o aluguel de 1 ação sequer, mesmo fazendo o pedido através do formulário próprio. Como costumo acumular minhas ações para longo prazo, seria uma renda adicional, assim como faço as vezes com opções quando considero que estão em uma zona de resistência. Veremos como será na Toro após toda essa transferência.

    Também comprei BBDC este último mês e o TD 2045 nestes últimos meses, achei boas oportunidades para rendimentos, pois os 2 tem bons históricos com os status que estão, e aparentemente são 2 que teríamos trnaquilidade para vender com boa margem daqui um tempo caso mudemos de ideia. Veremos!

    Me inscrevi no seu canal. Depois dê uma passada lá no meu também para opinar sobre os ativos, estou começando no Blogger mas faço o controle há anos. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vindo EVM!!

      Finansfera é pra isso mesmo, compartilhar conhecimento e ir melhorando os investimentos, apesar que ninguém dá "dicas de investimento", porque ninguém tem bola de cristal hehe não temos como saber o que vai ser melhor daqui pra frente, só daqui pra trás... no máximo são dicas de ferramentas.

      A Toro nunca usei, também não faço operações com derivativos, fico mais no básico mesmo, já ganhei uns trocados com aluguel de ações na Clear, mas depois acabei desativando isso, porque minhas posições são pequenas, ganhava só uns centavos de aluguel, não paga meu serviço de ter que ficar acompanhando isso pra declarar pra receita.

      Realmente estou mais confiante no TD, ações estou comprando mas sem muita convicção no momento.

      Mais tarde vou conferir teu blog com certeza! Abraços

      Excluir
    2. Obrigado pela visita feita lá meu caro! Abraços!

      Excluir
  8. Interessante, parece que começamos a investir na mesmo época, a diferença é que você tinha mais grana que eu rsrs. Começamos de forma semelhante também, mas após esses anos divergimos na forma como investimos. Estava lendo alguns posts antigos e lembrei da época que comecei. Bom, sucesso, independente do caminho o objetivo deve ser o mesmo, FIRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Sr.Mendigo, mas no começo eu tinha zero hehe difícil ter menos :)

      Como está hoje? Você tem blog também?

      Sucesso sempre!! Abs

      Excluir
    2. Ah, eu também tinha 0 rsrs, mero estudante. Meu aporte inicial foi de 2 dígitos se não me engano. Tenho um blog, meio que um diário, não é muito visitado/conhecido. Dá uma olhada depois e vê meu início lá também. Sucesso.

      https://graduandomendigo.blogspot.com/

      Excluir
  9. Olá, Bilionário!

    Carteira bem diversificada, temos percentuais relativamente parecidos entre as classes.

    As atuais taxas do Tesouro estão bastante tentadoras, é muito difícil algum investimento render inflação + 6% no longuíssimo prazo como os títulos Renda+, por exemplo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá FT, bem-vindo ao blog!!

      A diversificação é importante, pensando na sobrevivência, antigamente eu pensava que também ajudaria a melhorar minha rentabilidade, mas na prática tem sido o contrário, ainda assim estou mantendo a diversificação.

      Também penso isso, IPCA+6% no longo prazo costuma ser um dos melhores resultados.

      Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Fechamento 062 - Maio de 2024

Olá! Este mês o resultado foi próximo de nulo, 0,82% na minha planilha, e adicionei um novo ativo em carteira, o Bradesco, conforme comentad...