Mês 063 - Junho 2024

Fala pessoal!

Introdução Aleatória: Economia, Política e Desgraças

Muito frio aí também? Meus dedos estão quase congelando aqui no sul!

Em junho tivemos novamente momentos de tensão no mercado com as falas do presidente, esse velho já está caducando igual o Biden, ou talvez ele sempre foi assim? O resultado é o dólar disparando, e também aumento nas taxas de juros, aumentando a conta da dívida pública brasileira, que nós estamos pagando com certa dificuldade, já que estamos mês após mês batendo recordes de arrecadação de impostos e ainda assim parece que vai ser difícil cumprirem o tal do arcabouço fiscal, o que é mais um motivo pros investidores levarem seu rico dinheirinho pra longe daqui.

Estes tempos vi notícia que a Verde estava zerando suas posições no tesouro e investindo quase tudo no exterior, pensei que o Luis estava ficando louco, visto que eu estava comprando as NTN-B com força, e ele zerando posição? Mas nesse curto prazo de 2 meses, até agora ele se deu bem, visto que as taxas IPCA+ subiram e o dólar subiu também, o Luis evitou a desvalorização das NTNB e ganhou na valorização do dólar, rapaz de visão! Que bola de cristal! Queria ter essa confiança que ele teve, por enquanto eu ainda me mantenho aportando nas NTN-B, se tudo der certo, vou levar até o vencimento.

Segundo economistas, para um país crescer de forma sustentável, temos 3 coisas necessárias:

  1. Controle de Inflação (através da taxa SELIC, COPOM tem feito um bom trabalho)
  2. Câmbio Flutuante
  3. Controle Déficit Fiscal

Pelo visto o Brasil só tem pecado nesse último quesito recentemente, e o maior problema são as falas, claro que a taxa de juros americanas no patamar atual também exercem uma enorme influência no mundo todo, então, o mais provável é que a inflação e o câmbio no curto prazo vão ser difíceis de controlar.

Falando em presidentes, o mais bonito foi o corte rápido que o colega Milei deu no Lula, que tinha pedido pro colega pedir desculpas por chamar ele de comunista e corrupto, acho que depois dessa ficou uns dedos a menos 😂 Isso que chamo de corte rápido Tramontina!

Acredito que 2024 vai ser repeteco de 2023, com uma alta forte no final do ano, a expectativa é que não tenhamos mais cortes na taxa de juros este ano, mas vai saber, quem sabe ali perto do natal boas notícias melhorem o humor do mercado.


Acima uma projeção da CEF para taxa SELIC.

 No quesito desgraças, 2 prejuízos não previstos este mês, meu carro sofreu uma pintura de longe, estacionei próximo de uma obra, e o vento trouxe a tinta nele... por enquanto não vou mandar polir, pra mim tanto faz isso não muda a capacidade do carro de me levar onde preciso, mas antes de vender provavelmente vou ter que fazer isso... Também, pifou um ar condicionado lá de casa, parece que queimou a placa devido a uma lagartixa... o preço pra arrumar dá quase o valor de um novo.

Negócios e Investimentos

Fiz os aportes normais no começo do mês, 200 reais na caixinha da reserva Nubank, 500 reais pra Clear para comprar ações, e cerca de 2300 para comprar NTNB, e mais adiante resolvi comprar mais NTNB quando as taxas subiram logo após eu ter comprado 😓, 988 no dia 7, e 1063 no dia 28, total dos aportes superou os 5k.

Transações

Na Clear sigo comprando ações do Bradesco, mais 80 ações dele na conta. Não comprei FIIs nem ETFs no exterior, deixando saldo/dividendos acumular um pouco mais.

Tive um bom valor de dividendos neste mês, novamente acima de 500 reais, pelo histórico, o próximo mês tão bom vai ser dezembro.


A rentabilidade ficou negativa em 1%, o vilão foi a renda fixa (NTNB) que conforme mencionado na introdução, as taxas seguem subindo e preço do título caindo.

Planilha com a rentabilidade

 Apesar do aporte expressivo em NTNB, o valor ficou praticamente igual ao mês anterior neste segmento, e o que ainda deu uma boa subida foi o investimento no exterior, principalmente pelo dólar que disparou.

Planilha mais detalhada dos investimentos


Taxa de custódia do Tesouro Direto/B3

Na data de hoje, 01/07, teremos a cobrança da taxa semestral referente aos investimentos do tesouro direto, 0,20% ao ano, ou 0,10% semestral... pra mim deu R$ 40,67 e acabei de enviar uma mensagem para o TD referente aos detalhes disso, pois vi no app do Nubank que a taxa do RENDA+ é 0,50% a.a. até 10 anos, e reduz para 0,10% após 10 anos, fiquei bem na dúvida em como vão proceder com essa cobrança... se já vão cobrar 0,50 de começo e depois devolver, ou vão cobrar 0,10% e no caso de venda cobrar a diferença?

No site não fala nada sobre essa diferença nos títulos RENDA+

Quando me responderem atualizo o post com mais detalhes.

UPDATE - RESPOSTA B3

Renda+ o investidor não paga mais taxas semestrais. O pagamento acontece apenas ao vender antecipadamente ou caso receba mais do que seis salários mínimos no fluxo mensal no futuro. No caso de venda antecipada, há uma taxa decrescente para o investidor.

- De 0 a 10 anos a taxa é de 0,50% a.a. (sobre o valor de resgate)
- De 10 a 20 anos a taxa é de 0,20% a.a. (sobre o valor de resgate)
- Acima de 20 anos 0,10% a.a. (sobre o valor de resgate)
- No vencimento não existe cobrança de taxa da B3.

Por hoje era isso pessoal, se tiver novidades urgentes trarei em novo post, senão até o próximo mês!

Abraços!

13 comentários:

  1. Dizem que só existe uma taxa de juros no mundo, que é a americana, todas as outras funcionam como spread. Não duvido que o Lula e o resto da quadrilha vão tentar ignorar a realidade e baixar a SELIC na marra. Porém caso eles tentem a realidade se impõe com dólar e inflação disparando. Isso junto com o Lula enfiando taxas e impostos na bunda do pobre, deve levar a uma baixa de popularidade, o que já está deixando o velho louco.
    Esse mandato deveria ser a redenção do velho, caçando todos os seus inimigos e retomando o prestigio internacional. Ficou 1 ano viajando fora do Brasil para isso e só colheu frutos podres, pois agora estamos alinhados com o eixo do mal, países escória do mundo, Rússia e Irã.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MI, eu não sou muito fã de políticos, mas nas últimas eleições o nível dos nossos políticos foi realmente vergonhoso, uma tristeza.
      Essa excursão do nine foi tipo uma férias pra ele e seus amigos, passou 1 ano curtindo a vida com a Janja, agora voltou pra tentar recuperar um pouco da imagem, mas tá mal na foto. Abraços

      Excluir
  2. Falando em impostos, acabei de ver notícias que estão novamente estudando tributar FIIS, FIAGROS e até operações em bolsa com prejuízo kkkk subarashi

    ResponderExcluir
  3. Fala Bilionário, tudo bem? Sobre essa alta do dólar deixei um postni meu blog sobre o tema, parece que o Lula pragmático ficou lá em 2003 e o PT resolveu dobrar a aposta marxista. O mercado que não é nada bobo já percebeu e pulou fora. Agora é aguardar os próximos movimentos e ver como podemos lucrar. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bilionário.

    5 mil de aporte no mês é ótimo. Parabéns!

    Eu comecei a comprar NTN-B quando a taxa estava acima de 6,13%, pensando que não ficaria por muito tempo nesse patamar. Será que vai continuar acima de 6% nos próximos dois anos? Bom, não sou especialista, mas para isso acontecer, o Brasil precisaria estar em uma situação muito ruim.

    Como investidores, o que podemos fazer agora é continuar aportando em títulos IPCA+ 6 e em ações descontadas da nossa bolsa.

    Estou um pouco arrependida de não ter adicionado mais uma ou duas empresas exportadoras à minha carteira quando o dólar estava em queda.

    Agora, com o dólar em alta, tenho apenas Klabin, embora as empresas transmissoras também possam se beneficiar um pouco.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá SP, esse mês foi bem acima da média o aporte, tinha um valor da metade do 13º, resolvi aproveitar as taxas, que só melhoram hahaha

      Com certeza, eu também fico um pouco triste de não ter enviado um pouco mais pro exterior ano passado, fazer o que? No momento temos tantas oportunidades que fica até difícil escolher.

      Abraços

      Excluir
  5. Bilionário,
    Ultimamente o mercado anda muito sensível. Qualquer fala desastrosa, tem uma consequência. Controle das contas públicas é um trabalho que parecem que nunca conseguem fazer.

    Quanto ao carro, imprevistos sempre acontecem! Por isso é bom uma reserva de emergência para cobrir.

    Vc deve ter muita RF, a marcação te negativou mesmo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CP! O risco do descontrole das finanças públicas é chegar em um ponto em que ninguém mais quer emprestar dinheiro, aí vem calote, inflação nas alturas e recessão igual aconteceu com a Grécia, Argentina... Mercado se assusta e com razão.
      Com certeza, esses imprevistos são comuns, por sorte não são valores muito altos, ainda tranquilo, fico imaginando a situação do pessoal que perdeu tudo nas enchentes, muito pior. :(
      Sim, MaM me lascou no último mês, esse ano só exterior que tem ficado positivo, até agora...
      Abs

      Excluir
  6. Olá, Bilionário!
    Tá bem difícil acertar o topo das taxas do Tesouro, quando chega num valor inédito (considerando os últimos meses), no dia seguinte ela se supera kkkk.

    Sobre a taxa de custódia do RENDA+, não lembro todos os detalhes de como funciona, mas é feita no momento do resgate e muda a depender do tempo do investimento. 0,5% é a taxa para quem sacar em menos de 10 anos; daí em diante há uma redução até chegar na isenção da cobrança para quem levar o título até o vencimento. Acho que é por aí.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem assim FT :D, toda hora que falam besteira as taxas disparam, as vezes até desconfio se esses malditos não estão falando essas besteiras de propósito, pra fazer uns trades no TD... vai saber, bandidagem.
      Pois é, vi no comentário no blog da SP falando que teria essa isenção no vencimento, minha ideia original era fazer trade, mas quem sabe começo a me planejar pra ficar até o vencimento com uma parte.
      Abraços

      Excluir
  7. Boa noite Bilionário! O TD bagunça mesmo nosso acompanhamento do patrimônio caso esteja configurado pra ser estimado por valor de mercado...infelizmente não conheço muitas corretoras que permitam o acompanhamento pela "curva". Estou pensando em uma solução pra isso uma vez que se não fizer nada vou medir mensalmente mais risco de juros futuros que o aumento do meu patrimônio mesmo...Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI! A marcação a mercado faz parte, hora que as taxas caírem vai dar uma ótima rentabilidade, eu estou só imaginando o cenário se o Brasil melhorar um pouquinho nos próximos 2 anos, tivermos juros em queda e bolsa em alta, minha rentabilidade vai ser enorme hehehe Na pior das hipóteses, mais perto do vencimento os títulos vão se corrigindo pro preço certo. Abraços!!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Carteira de FIIs 2024 - Buscando oportunidades

Olá pessoal! Depois da migração dos títulos do tesouro direto da XP para o Nubank , fiquei apenas com FIIs na XP, e um saldo de cashback que...