24 de julho de 2024

Estudando Ações de Dividendos

Olá!

Comparando rentabilidade de alguns ETFs brasileiros percebi que o DIVO11 tem rentabilidade superior ao PIBB11, adicionei na comparação SMAL11 e BOVA11, e eles também perderam para o DIVO11 nos períodos de 3 e 5 anos.

https://borainvestir.b3.com.br/comparador-de-etfs/PIBB11/DIVO11/

Foi uma diferença bem grande nos últimos anos, mesmo com taxa de 0,50% o ETF DIVO11 superou com muita folga o PIBB11 e o BOVA11 que tem taxas bem menores, o pobre SMAL11 ficou até negativo nesses períodos.

Nesse tempo analisado, as ações de dividendos foram superiores, o que já é defendido por investidores mais velhos como Luiz Barsi e Décio Bazin, que empresas que pagam bons dividendos tem resultados melhores.

Pra evitar a taxa de administração dos ETFs e obter uma vantagem tributária, a isenção de imposto sobre lucro nas vendas menores que 20 mil no mês, pensei em fazer um estudo comprando diretamente as mesmas ações do DIVO11 ou do seu índice de referência, o IDIV B3 Dividendos.

Critérios do Índice de Dividendos
 

Copiei a posição de hoje (24/07/2024) para uma planilha e ordenei das maiores para menores, o índice tem hoje 54 ações na carteira teórica, uma quantidade bastante difícil pra gente ter com pouco dinheiro, então talvez seja o caso de aplicarmos alguns filtros extras, ou pegarmos apenas as maiores posições pra simplificar.

https://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/indices/indices-de-segmentos-e-setoriais/indice-dividendos-idiv-composicao-da-carteira.htm

Só de olhar essa quantidade de ativos, já começo pensar que vale a pena pagar os 0,50% de taxa pra evitar o trabalho, principalmente pro pequeno investidor. Mas se você for um investidor com valores altos e queira evitar esse custo, 0,50% de 1M são 5k por ano, de 100k são 500 reais, acredito que dê pra comprar todas as ações e fazer as trocas conforme saem, em janeiro, maio e setembro.

Pesquisando sobre o índice descobri que houve uma alteração na metodologia em 2018, sendo que a B3 fez um estudo pra ver qual seria o resultado se tivessem usado a nova metodologia desde o começo.

https://www.b3.com.br/data/files/BE/84/54/21/805E6610E634FD66AC094EA8/SERIE-RETROATIVA-DO-IDIV-METODOLOGIA-VALIDA-A-PARTIR-01-2018.pdf

No final o resultado ficou bem próximo, mas a volatilidade da nova metodologia me parece ser bem maior que a antiga, tendo uma super alta ali em 2014 e um super queda em 2016.

Dei uma conferida no site do ETF DIVO11, só pra ver se a composição está igual, mostram o gráfico de top 10 maiores posições, que está igual, OK! 👀

https://www.itnow.com.br/divo11/composicao/

Galera, acabei de perceber que vou ficar muitas horas cadastrando operações pra simular uma carteira de ações seguindo o índice, a expectativa é que o resultado seja muito similar se comprar todas as ações, a dúvida é: qual seria o resultado se comprasse apenas as maiores?

Outra que pensei, poderia simular uma carteira adicionando filtros de crescimento, se olhar o Payout das empresas que costumam ter dividendos crescentes, geralmente o payout é baixo e a empresa reinveste grande parte do lucro, fonte? Vozes da minha cabeça! Brincadeiras a parte, lembro de ter visto isso em um estudo, só não lembro mais onde foi que vi isso.

Vou deixar essas ideias aqui e assim que definir melhor uma ideia de estudo sobre o tema eu faço a continuação do post, talvez surjam vários estudos, então vou dividir em partes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Fechamento 68 - Novembro 2024

Olá pessoal! Fechamento de novembro, 68 meses da carteira. Aportes e Negócios Realizados Fiz um post antecipado dos negócios feitos no começ...