Agora estou relendo o livro "O investidor inteligente", e logo de começo temos a seguinte frase:
O investidor inteligente é um realista que vende para os otimistas e compra dos pessimistas.
Fiquei pensando sobre, parece simples, mas é extremamente complexo saber quando o mercado é otimista e quando é pessimista, olhando gráficos do passado até parece óbvio, mas fazer isso "ao vivo", é complicado!
Você, meu estimado leitor, tem alguma ideia de como fazer isso?
Achei curioso ter essa frase no começo do livro, fiquei me perguntando se não seria o momento de eu vender umas ações da minha carteira que estão nas suas máximas históricas? (Weg?) E comprar algumas que estão caindo a semanas? (Hypera? Mdias?) Seria o Graham alguém que recomenda ficar girando a carteira?
Não é bem assim que funciona, precisaria estudar muito e descobrir exatamente o VALOR REAL da empresa, pra poder decidir se o mercado está pessimista ou otimista em relação a ela.
Complicou né?!
Eu já fiz um post aqui sobre uma fórmula do Graham para descobrir o preço justo, mas conforme comentei no post, se for seguir isso a risca, vai deixar de fora muitas empresas boas, por exemplo, eu nunca teria comprado Weg, que é hoje a posição que mais valorizou na minha carteira, porque ela está sempre "cara".
Pra quem sonha em performar melhor que a média, só resta muito estudo e boa sorte!
Mais pra frente (no livro), o autor recomenda fortemente que você esqueça tudo isso e faça compras periódicas, de algum ETF de baixo custo, comprando em mercados de alta e de baixa, fazendo um preço médio, justamente devido a grande dificuldade em acertar a hora certa de comprar e vender.
Talvez aqui no Brasil a melhor solução seja tentar replicar algum índice, aproveitando corretoras sem custo, comprando as ações na mesma proporção do IBOVESPA, IDIV ou outro índice que goste, digo isso porque eu ainda tenho um pouco de resistência com ETFs brasileiros 😜, mas penso que é só questão de tempo até que eu retome a carteira dos ETFS da Paz.
Outra opção mais "fácil" é comprar as suas empresas favoritas e depois esquecer, conforme estudo da Fidelity, quem morreu ou esqueceu que comprou ações performou melhor que a média! 😁
Aproveitando a releitura deste ótimo livro, estou pensando em voltar com estudos das empresas, dando uma nota para elas de acordo com estes critérios do Graham, e fazer uns videos pro canal, só postagem de fechamento mensal creio que seja super entediante, eu mesmo não assisto :)
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!