Critérios para Avaliação de Ações

Olá!

Descartando alguns papéis guardados aqui em casa encontrei um checklist impresso do site GuiaInvest, intitulado, 11 critérios fundamentais para avaliação de ações, baseado no método de avaliação do Benjamin Graham, já comentado aqui no blog.

Basicamente são filtros que podemos utilizar para encontrar ações de boas empresas a preços atrativos, vai ser bem difícil encontrar uma empresa que atenda a todos esses requisitos, então uma forma de usar é somar pontos conforme atende os itens, quanto mais pontos melhor. Pensei que isso seria uma opção pra auxiliar na avaliação/Nota da empresa, campo que eu utilizo na planilha de balanceamento de carteira, pra definir o peso de cada ação.

Sem mais enrolação, segue o checklist adaptado da GuiaInvest com meus comentários:
1 - O Valor de Mercado é maior que R$ 500 milhões?
Empresas de grande porte costumam superar melhor períodos de crise e ganham escala, para o investidor isso é uma segurança a mais.

2 - Possui algum nível de Governança Corporativa?
Neste ponto eu gosto de avaliar se a empresa é pontual na divulgação dos seus resultados, se possui um bom Free Float, que são as ações em circulação, ou seja, não pertencem a nenhum grande fundo ou acionista majoritário/controlador. Também o tag along, que protege o minoritário em caso de compra do controle da empresa, são questões importantes de se avaliar antes de ser sócio. A nossa bolsa possui diversos segmentos de listagem, você pode conferir eles no site da B3.

3 - A Liquidez Corrente é maior que 1,5x?
Ativo circulante é maior que o passivo circulante, o que garante que a empresa tem dinheiro para cumprir as obrigações de curto prazo (capital de giro) e passar por crises curtas sem grandes problemas.

4 - O Retorno sobre o Patrimônio Líquido (ROE) é maior que 20%?
O ROE quanto maior melhor, 20% é bem interessante.

5 - A relação Dívida Bruta / Patrimônio Líquido é menor que 50%?
Dívidas quase sempre são ruins, quanto menor melhor. Para crescer mais rapidamente, geralmente as empresas emitem debêntures ou pegam empréstimos, no caso de a empresa ter resultados ruins ou vier uma crise e tiver muitas dívidas, isso pode acabar levando uma empresa a falência.

6 - Possui Crescimento dos Lucros acima de 5% a.a(últimos 5 anos)?
Lucro é o objetivo final de qualquer negócio, e lucros crescendo acima da inflação ou pelo menos acima da média do setor ou do PIB são um bom indicador de que a empresa possui uma boa gestão e vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

7 - Possui Lucros Constantes nos últimos 5 anos?
Esse item eu achei redundante com o anterior, mas pode ter muitas empresas que apesar de não haver crescimento dos lucros, ao menos tiveram lucros. Este ano especialmente vamos ter uma retração do PIB com muitas empresas falindo, as pequenas principalmente, as que ainda conseguirem fechar o ano com lucro vão se destacar muito, mesmo que o lucro for menor que períodos anteriores.

8 - Distribuiu Dividendos nos últimos 5 anos?
É outro indicador de boa gestão, bons resultados, e demonstra que os interesses dos acionistas estão sendo atendidos, a maioria das empresas tem uma política de distribuição de dividendos que obriga elas a distribuir certo percentual dos lucros.

9 - A relação Preço / Valor Patrimonial (P/VPA) é menor que 2x?
Em tese quanto menor melhor, mas neste ponto tem que avaliar o setor de atuação da empresa, na verdade na maioria dos indicadores você precisa analisar dentro do setor e também classificar empresas de acordo com o momento atual delas.

10 - A relação Preço / Lucro (P/L) é menor que 15x?
Esse é um dos meus indicadores favoritos para precificação, mas também depende muito do setor e do momento da empresa. Empresas novas que estão crescendo rapidamente costumam ter P/L acima de 20, porque há expectativa de aumentar os lucros rapidamente, já setores como utilidade pública costumam ter P/L entre 7 e 9. O número indica o tempo para dobrar o capital investido caso os lucros permaneçam constantes, empresas com P/L de 15 vão demorar 15 anos para retornar o capital investido.

11 - O Volume Médio Diário (21d) é maior que R$ 1 milhão?
É muito interessante que a empresa possua boa liquidez, neste caso me refiro a ser um ativo de fácil negociação no mercado. Se a empresa tiver um baixo volume de negócios isso pode dificultar muito a compra, caso você queira investir um valor alto, e mais ainda a venda, no caso de você precisar do dinheiro rapidamente ou quiser se desfazer por motivo de crise, é bem provável que não encontre compradores e a sua oferta de venda faça o preço do ativo despencar. Quanto maior a liquidez, melhor pro investidor.

Pra mostrar como é difícil alguma empresa atender todos esses critérios, fiz um filtro no site fundamentus, conforme imagem a abaixo, pegando apenas alguns dos itens, e resultou em apenas 2 empresas, que ao olhar um pouco mais vi que elas não passam nos demais filtros.

Exemplo de pesquisa com alguns dos filtros sugeridos
Poucos resultados, e não passam nos demais requisitos
De qualquer forma, são pontos interessantes de se analisar, e como eu comentei no início, acho que pode ser usado para definir o campo Nota na planilha de Balanceamento de Carteira.

Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...