Estudo da Sabesp SBSP3

Olá, vamos pra última empresa do setor de Água e Saneamento, Sabesp. Depois de já ter lido bastante sobre o setor com os estudos anteriores, este aqui fiz mais resumido.

Sobre a empresa

A Sabesp surgiu em 1973, para fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no estado de São Paulo.

Em 2002, aderiu às regras do Novo Mercado do Brasil, Bolsa, Balcão - B3, obteve o registro na Securities and Exchange Commission - SEC e suas ações passaram a ser negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque, a New York Stock Exchange - NYSE, na forma de ADR.

Em setembro de 2017 foi aprovada a Lei Estadual nº 16.525/17 que autoriza o Governo do Estado de São Paulo (GESP) a constituir uma Sociedade Controladora para abrigar a totalidade das ações da Sabesp pertencentes ao GESP.

Existe atualmente uma discussão sobre a privatização da empresa, se for possível acreditar no que dizem os políticos, em breve isso deve se realizar. Geralmente o preço das ações de empresas "em privatização" sobem, já que em teoria, empresas estatais são menos eficientes e servem como cabide de emprego para muitos amigos de políticos, não sei se é este o caso aqui.

Clientes Residenciais se destacam


Governança Corporativa

Ela é listada no segmento novo Mercado da B3, assim, possui somente ações ordinárias, código de negociação SBSP3. Também tem ações listadas na NYSE com código SBS.


O site de relações com investidores é bem básico, mas tem as informações principais, boa transparência, por ser do Novo Mercado divulgam muita informação e possuem Comitê de Auditoria, Comitê de Administração, Conselho de Administração, Conselho Fiscal, Diretoria Executiva, Secretaria Executiva da Governança, Auditoria Interna, Auditoria Externa, Estatutos e códigos diversos, enfim, me parece ter bem mais coisas que o necessário.

Não sei se alguém dos leitores já teve a oportunidade de ser do conselho fiscal de alguma diretoria de bairro ou de igreja, mas geralmente os eleitos auxiliam no trabalho do dia a dia, sem realizar a tal da fiscalização de fato, talvez em empresas grandes isso funcione melhor, mas a minha experiência com a área me diz que isso não serve pra muita coisa.

Resultados Operacionais

A empresa tem tido bons resultados, boas margens e lucros crescentes nos últimos 10 anos.


Em 2013 a empresa deve ter feito um aumento de capital, pois aumentou o número de ações, eu fiz um cálculo dividindo o lucro pelo número de ações, e vi que o histórico desse indicador é bem variável, pra não dizer ruim. Apesar disso, se olhar o gráfico colorido que é do lucro líquido, ele vem numa forte tendência de alta, o que deve se refletir no preço das ações e em mais dividendos para o investidor.


Mais alguns gráficos da apresentação de resultados.



Dívidas da Empresa

A dívida da empresa é controlada, podemos considerar que ela é baixa em relação ao patrimônio da empresa, tinha a maior parte da dívida no exterior neste ano, mas estão adotando medidas para diminuir isso por causa do câmbio desfavorável.


A dívida total da empresa tem se mantido estável nos últimos anos, mas como a receita cresce, a dívida em relação ao patrimônio e ao EBITDA tem caído para níveis mais confortáveis.


Comparativo do Setor (CSMG3 x SBSP3 x SAPR3 x SAPR4 x SAPR11)

Dessa vez eu não peguei os dados do site fundamentus, pra não ficar igual ao estudo da Copasa e da Sanepar, peguei da planilha fornecida pelo Canal do Holder, e adicionei mais 2 colunas no final, uma fórmula que aprendi no livro do Peter Lynch, pra verificar empresas com ótimos preços.

Clica pra ampliar e ver melhor
Basicamente todas elas estão com ótimo preço, segundo essa fórmula, que considera o crescimento do lucro (média últimos anos) mais DY dividido pelo P/L, valores acima de 1,5 seriam bons, acima de 3 seriam ótimos, neste caso a Sabesp ficou com 2,92, quase ótimo, e Copasa e Sanepar acima de 3, excelentes.

Fiz mais um comparativo com base nos 11 critérios do Graham, confiram:



Considerando os 11 critérios do Graham, a Copasa ficou melhor, somou 9 pontos dos 11 possíveis, quase que gabaritou, se não fosse um pequeno prejuízo em 2015 e o ROE... em segundo lugar, Sanepar e Sabesp empatam com 8 pontos, apesar que Sanepar PN ganhou uma medalha a mais por causa do P/L. Pensei comigo que caso fosse adicionar Dividend Yield e Margem como critérios, a Sanepar ganharia o comparativo final.

Conclusão

A Sabesp possui um alto nível de governança corporativa, é a maior empresa do setor no Brasil, suas ações fazem parte do índice Ibovespa, com boa liquidez, listada no Novo Mercado, possui somente ações ON, tem tido resultados top, sempre com lucro, crescendo nos últimos anos, setor com expectativa de privatizações e mais investimentos, parece ser bom demais.

Do lado ruim temos o governo como sócio majoritário, e riscos inerentes ao setor, que é altamente regulado e sofre bastante interferência política.

Referências

2 comentários:

  1. Fala, Bilionário!

    Surpreso com a posição da COPASA. Interessante que somente ela está sendo negociada abaixo do valor patrimonial, o mercado pelo visto está precificando essa epidemia já levando em consideração a interferência do Estado de MG ("está quebrado") na empresa.

    Gostei das planilhas, apenas uma sugestão: na planilha 2, ao invés da cor preto poderia colocar vermelho, assim fica mais evidente =)

    Sabesp com payout muito baixo, próximo do mínimo exigido pelas S.A, talvez aumente no futuro. Quem comprou Sabesp lá atras, talvez esteja com um bom DY.

    Por isso prefiro Sanepar, pois está aumentando receitas, lucros e dividendos. A hora de posicionar é agora, talvez daqui uns 15 anos ela esteja na mesma condição da Sabesp hoje, ou seja, preço da ação alto e DY baixo, enquanto quem se posicionou lá atrás está colhendo os frutos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, se for olhar só os números Copasa se destacou nos critérios, e isso que ainda perdeu um ponto por causa de um pequeno prejuízo em 2015, achei a empresa muito boa, assim como Sanepar. Estou pensando em adicionar ambas na carteira.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...