Estudo da Tim - TIMP3

Olá pessoal!

Seguindo meus estudos, cheguei no setor de Telecomunicações, eu dei uma olhada nos números das empresas de telefonia fixa e móvel, e particularmente eu acho incrível que a fixa ainda seja forte nas empresas, mas agora com essa crise do COVID, as lojas estão todas atendendo via whatsapp, muitos de casa, ou seja, esse isolamento e trabalho remoto agilizou a migração para tecnologias mais modernas e uso de aplicativos. As ligações estão ficando obsoletas, eu quase nunca efetuo uma ligação, no sentido tradicional, quase sempre é uma chamada via Whatsapp, a não ser que a Internet seja ruim, aí sim prefiro ligar usando o plano da operadora.

As empresas do setor não vivem apenas de ligações, eu diria que o principal item nos planos é a Internet, que hoje em dia é essencial, assim como água e eletricidade, e praticamente virou commoditie, no sentido de que não há mais tanta diferença de qualidade entre os provedores, apesar que existem diversos meios de comunicação, como via fibra, via cabo telefônico (Oi?), 3G, 4G etc, a maioria já tem fibra (fixa) e pelo menos 3G (móvel). Por isso, na hora do cliente contratar vai comparar muito mais o preço, eu particularmente acredito que os preços e as margens deveriam cair nesse setor, apesar disso eu vejo que, como tem pouca concorrência, é um item essencial, e também, existe um péssimo atendimento na hora de cancelar uma linha, dá um desânimo de fazer a burocracia pra trocar de operadora, as empresas estão conseguindo aumentar o valor dos seus planos. As vezes penso que a Anatel protege as empresas ao invés do consumidor.

Dito tudo isso, dá pra ver que é um setor complicado, e as empresas do setor, apesar de serem poucas, metade está falida/em recuperação, confiram esse comparativo que fiz semana passada.


Somente a Tim e a Vivo estão tendo lucros consistentes nos últimos anos, por isso decidi começar estudando essas e ainda não sei se vale a pena perder tempo pra estudar as outras, talvez apenas pra fins didáticos mesmo, saber o que não deve ser feito.


Sobre a TIM

A Tim é uma das principais empresas do setor no Brasil, market share em torno de 24%, tem perdido um pouco nos últimos anos. Ela é listada na B3 pelo código TIMP3, no segmento Novo Mercado, 100% tag along, 33% de free float. Na NYSE é listada pelo código TSU.

A TIM é da Telecom Italia, que detém 67% das ações, conforme estrutura ao lado.
O histórico da empresa é bem complicado de explicar, tem uma série de aquisições de empresas do governo, começando em 1998, peguei alguns fatos que achei mais importantes, se quiser conferir toda história no site de RI, clique aqui

Em 2001 a TIM adquiriu licenças nas Bandas D e E de telefonia móvel celular, passando a ser o único grupo autorizado a oferecer os serviços para todo o país.

Em 2007 a TIM adquiriu licença de telefonia fixa nacional e também novos lotes de frequência em 900 Mhz, 1,8 Ghz, 1,9 GHz e 2,1 GHz, passando a oferecer conexão de terceira geração, popular 3G. Aqui na minha região até hoje isso ainda não chegou, pelo menos não da TIM, aqui tem 3G da Vivo e da Claro pelo que sei.

Em 2011 empresa passou pro segmento Novo Mercado.
Em 2014: Aquisição da frequência de 4G em 700 MHz em leilão realizado pela Anatel.

Resultados (Receita, Margem e Lucros)

A Tim não tem obtido resultados extraordinários, mas tem conseguido obter lucros consistentemente, além disso, as suas margens estão altas, pelo menos maiores que da Vivo que seria a sua concorrente listada na bolsa.


A receita líquida teve uma queda depois de 2014 e vem subindo lentamente, não é o ideal.


Já as margens estão nas máximas históricas, pra ver que conseguem aumentar os preços, acho que principalmente por ser um item essencial e de "difícil" troca de fornecedor, no sentido chato mesmo.


A curva de lucros não é muito bonita, ficou meio de lado vários anos, mas teve uma forte alta a partir de 2018, passando o pico histórico de 2011.

Na página de RI encontrei a tabela abaixo, com alguns dados bem interessantes, tiveram uma boa redução no número de colaboradores nos últimos anos, acho que isso contribuiu para o aumento dos lucros, já que a receita aumentou pouco.

podemos ver tendência nos planos pós, e redução de colaboradores
Em relação aos indicadores fundamentalistas, já adicionei a imagem bem no início do post, então só vou comentar que a Tim conseguiu fazer 8 pontos nos 11 critérios avaliados, o que é uma nota boa. Se destacou nos quesitos dívida baixa, ROE alto, boa governança, baixo P/L.

O Preço sobre o Lucro 

Historicamente o P/L ficava próximo de 20, entre 2012 e 2015, mas caiu em 2015 e depois subiu forte em em 2016, efeito dos lucros que subiram e depois caíram... agora mais recentemente, com a alta dos lucros, o indicador P/L caiu forte e já está a alguns trimestres próximo de 10.

Fonte: https://vicenteguimaraes.penserico.com/dashboard/cp.pr?e=TIMP3


Dívidas

Dívidas estão controladas e diminuindo bastante nos últimos anos, atualmente tem dívida líquida negativa, ou seja, mais dinheiro que contas pra pagar.


Liquidez das Ações

Por só ter ações ON e ter um bom Free Float, a liquidez das ações é bem boa



Conclusão - Minhas opiniões

A TIM até que tem números bons, melhores do setor, mas justo o setor é meio complicado. Eu acho a concorrência no setor de Internet muito grande hoje em dia, alguns anos atrás havia um certo monopólio, mas atualmente eu vejo muitas empresas novas brigando por mercado, principalmente fora das grandes metrópoles, aqui no interior, essas empresas grandes nem chegam, e hoje em dia já tem dezenas de empresas pequenas oferecendo fibra com planos melhores que as empresas grandes em capitais, algumas com infraestrutura própria chegando nos backbones e PTT (ponto de troca de tráfego).

Devido a isso, fica complicado prever o que vai acontecer com as empresas desse setor futuramente. Olhando friamente os números, eu achei tudo legal, mas tenho a impressão de que existem empresas melhores pra investir, tenho vontade de ter esse setor em carteira por causa da perenidade do produto, mas fico na dúvida se a empresa vai ser perene, tem muita coisa que eu não sei do setor, principalmente em relação a essas frequências leiloadas pela Anatel, me parece que isso é um grande ativo das empresas de telefonia móvel, mas não sei até quando isso vai durar.

Peço ajuda aos leitores que conhecem mais do setor pra comentar aqui o que acham da empresa e do setor, se vale a pena pra ser sócio ou não?

Abraços e até o futuro!

Referências

4 comentários:

  1. Entre a Tim e Vivo, prefiro a Vivo pelo maior MS e DY.

    Apesar da concorrência, vejo a Vivo como a Ambev no seu mercado: uma gigante que gera muito caixa, detém a maior fatia do mercado e que sofre uma ameaça, mesmo que tímida, das empresas menores.


    Pretendo colocar a Vivo na carteira, é uma ação bastante defensiva, pode confirmar isso pelo gráfico de cotação da empresa, mesmo nas crises e estresses do mercado, ela não despenca tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CDD, e vai pegar VIVT3 ou VIVT4? A PN parece que não tem tag along, e a ON não tem muita liquidez/free float, apesar que pro valor do meu aporte é tranquilo hehe.

      Vou fazer um estudo da Telefônica em breve, na minha região não vejo ninguém com plano da Tim, estou pensando em fazer uma enquete sobre qual operadora os visitantes aqui do blog usam, talvez no face também, pra ver se bate com o market share divulgado.

      Abs

      Excluir
  2. Se eu fosse comprar nesse momento iria de VIVT3, inclusive a empresa divulgou recentemente que pretende converter as ações PN em ON, então é mais conveniente comprar a ON desde já.

    Utilizo a internet da Vivo há mais de 3 anos, não tenho do que reclamar. Inclusive, consegui um baita desconto nessa crise, renegociei minha fatura e o valor caiu em 40% hehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, acabei de publicar o estudo da Vivo, confere lá! Também sou cliente da VIVO, mas não estou muito satisfeito na verdade, reclamei dos aumentos sem autorização na fatura aqui na loja e eles não podem fazer nada, nem pelo site/app eu não consigo mudar o plano, me passaram instruções pra ligar e tentar resolver por telefone...

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...