Vamos estudar mais um pouco do setor de Água e Saneamento, pelos comentários do estudo sobre a Copasa, o pessoal gosta muito da Sanepar, então resolvi dar uma atenção pra ela.
A Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR foi criada em 1963 e atua com saneamento básico, por meio do fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e gerenciamento de resíduos sólidos. Os ativos emitidos pela Sanepar são negociados na B3 sob os códigos "SAPR3", “SAPR4” e “SAPR11” e estão listadas no Nível 2 de Governança Corporativa. Units são ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários negociados em conjunto. No caso da Sanepar, cada Unit consiste no agrupamento de 1 (uma) ação ordinária e (4) quatro ações preferenciais.
A empresa sofreu desdobramento de ações na proporção 3:1 na data de 27/03/2020, então ficou um GAP no gráfico em alguns sites, peguei do Google mesmo que estava ok.
Incertezas quanto as revisões/reajuste de tarifas
Eu dei uma olhada na recomendação que a XP fez dessa empresa e copiei algumas partes que achei bem interessante em relação as revisões tarifárias:
A primeira revisão tarifária da Sanepar foi concluída em abril de 2017. Na época, a agência reguladora Agepar estimou que a Sanepar tinha direito a um aumento de tarifas de 25,63%. Contudo, por acreditar que tamanha alta nas contas impactaria muito a população atendida, a Agepar optou por diferir o aumento calculado em 8 anos. Mas, para compensar a Sanepar pelos efeitos da decisão, o regulador decidiu que as diferenças entre as tarifas originalmente calculadas e as de fato praticados seriam corrigidas pela SELIC.Isso quer dizer que a empresa deveria aumentar a tarifa em 25% acima da inflação entre 2017 e 2024/25, só que ano passado o TCE do Paraná emitiu uma liminar suspendendo o aumento anual de 12,13% autorizado pela Agepar, porque um dos Conselheiros do Tribunal considerou a metodologia de revisão tarifária irregular, dado que o ajuste era muito acima da inflação acumulada no período.
Mais tarde o TCE autorizou um aumento de 8,37% nas tarifas da Sanepar, mas excluiu o repasse dos encargos cobrados por municípios. Em 23 de outubro de 2019, o TCE reverteu sua decisão anterior, e autorizou a Sanepar a implementar o repasse de 3,76% que faltava. O reajuste entrou em vigor no dia 11 de novembro de 2019, tendo impacto positivo no resultado do 4T19.Olhando a cotação da empresa dá pra ver que ela sofre bastante por causa desses vai e volta, hoje mesmo enquanto eu escrevia esse resumo saiu um fato em relação a tarifas, confere:
AGEPAR definiu suspender o reajuste por 60 dias |
Fonte: XP Investimentos |
Governança Corporativa
Apesar de todas esses problemas com as revisões, eu dei uma navegada pelo site de Relações com Investidores da empresa e achei muita informação, de forma organizada e acessível.
O principal acionista da Sanepar é o estado do Paraná, que detém 60% das ações ordinárias, que dão direito a voto e decide o futuro da empresa. Eu vi que tem empresas estrangeiras, fundos e até prefeituras na lista de acionistas, e pelo visto o número de interessados tem aumentado.
Em 31/12/2019 |
Em torno de 36% das ações ON estão com acionistas minoritários (Free float) e mais de 70% das PN.
Existe tag along de 100% nas ações por ela estar no nível 2 de governança da B3, então eu diria que tanto faz qual ativo comprar, eu daria preferência pelo que tem maior volume de negociação (liquidez).
Indicadores Fundamentalistas (último resultado 4T19)
A empresa tem indicadores fundamentalistas bons, com preço atualmente dentro do esperado para o setor (P/L entre 7 e 9), a margem líquida da empresa é acima de 20%, margem bruta 60% muito alta, ROE de 17%, DY de 5,9%, dívida bruta sobre o patrimônio em 0,5, preço da ação 20% acima do preço patrimonial da ação, todos bons indicadores. A única coisa que poderia dizer que achei ruim foi a Liquidez Corrente abaixo de 1, mas dado a previsibilidade de receitas acho que não tem problema.
Fundamentos do site Fundamentus |
2019 foi um ano muito bom para empresa |
Quando vi isso não deu pra entender mais a treta com as revisões tarifárias |
Espetáculo |
Fontes de Água
Lembram que no estudo da Copasa vimos a dificuldade que a empresa passou recentemente por causa de uma seca? pois bem, a Sanepar por enquanto, tem seus reservatórios bem cheios, mas é sempre interessante ficar de olho nisso, afinal, eles vendem água, se ficar sem o problema é grave.
Comparativo com Empresas do Mesmo Setor
Setor com apenas 3 empresas, e todas bem parecidas, apesar disso a Sanepar tem se destacado em alguns itens.
As margens dela são as melhores, também está com menor P/L e melhor ROE e maior crescimento de receita nos últimos anos, ainda tem maiores dividendos. Perde em tamanho para a Sabesp que é do estado de São Paulo, e e tem uma liquidez corrente menor que Copasa, de resto é melhor.
É um setor pouco desenvolvido no Brasil, por isso tão poucas empresas listadas e todas com governo.
Os pontos negativos que eu vejo pro setor são:
- Forte regulação e interferência do governo
- Risco de Problemas Ambientes (rompimento de barragens?)
- Risco de saúde pública (água contaminada)
- Risco de Falta de Recursos (ficar sem água devido a forte seca)
Conclusão vai ser semelhante pra todas empresas deste setor, que é fundamental para sociedade, vendo os números do comparativo e histórico. Empresas perenes, com dívida controlada, excelentes resultados, preço descontado por ser do governo e setor ser regulado.
Gostei bastante de estudar este setor e estou pensando adicionar alguma empresa em carteira futuramente, agora falta só fazer o estudo da Sabesp, deve sair semana que vem.
Referências
Excelente empresa, com crescimento de receita e boa pagadora de dividendos, o que pode se pedir mais? haha
ResponderExcluirBilionário, se puder, por favor, me adiciona na sua lista de blogs.
Abraço e bons investimentos.
Olá Sábio, adicionado! ^^
ExcluirCoincidentemente estudei ela esta semana quando vi o desconto de 62% que estava e adorei o resultado. Entrei na terça.
ResponderExcluirOlá, desconto de 62%? Estou pensando nela também, mas não entendi esse desconto, pra mim ela está no preço OK agora.
ExcluirValor intrínseco nela por volta de 8,00, cotação a uns 4,90.
ExcluirVou ter que aprender calcular isso aí :)
ExcluirExcelente análise, Bilionário!
ResponderExcluirReceita, lucro e dividendos crescentes, essa tríade que gera valor aos acionistas no longo prazo.
Analisar Governança é importante, mas se prender à isso você acaba deixando de se posicionar em uma excelente empresa.
No Mercado de Ações você está sujeito à todo tipo de risco, basta estar ciente e aceitar isso. Em breve terei essa belezinha na carteira =)
Sim. No post eu comentei que nesse caso, todas ações tem 100% tag along, acho que não faz tanta diferença ter ON ou PN para o pequeno investidor. No final questão de ON é mais pra grande investidor mesmo, que pensa em controlar a empresa. Pra nós tendo os mesmos direitos que o controlador já basta.
Excluir