Estudo da Sanepar - SAPR11 SAPR3 SAPR4

Olá!

Vamos estudar mais um pouco do setor de Água e Saneamento, pelos comentários do estudo sobre a Copasa, o pessoal gosta muito da Sanepar, então resolvi dar uma atenção pra ela.

A Companhia de Saneamento do Paraná – SANEPAR foi criada em 1963 e atua com saneamento básico, por meio do fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e gerenciamento de resíduos sólidos. Os ativos emitidos pela Sanepar são negociados na B3 sob os códigos "SAPR3", “SAPR4” e “SAPR11” e estão listadas no Nível 2 de Governança Corporativa. Units são ativos compostos por mais de uma classe de valores mobiliários negociados em conjunto. No caso da Sanepar, cada Unit consiste no agrupamento de 1 (uma) ação ordinária e (4) quatro ações preferenciais.


A empresa sofreu desdobramento de ações na proporção 3:1 na data de 27/03/2020, então ficou um GAP no gráfico em alguns sites, peguei do Google mesmo que estava ok.

Incertezas quanto as revisões/reajuste de tarifas

Eu dei uma olhada na recomendação que a XP fez dessa empresa e copiei algumas partes que achei bem interessante em relação as revisões tarifárias:
A primeira revisão tarifária da Sanepar foi concluída em abril de 2017. Na época, a agência reguladora Agepar estimou que a Sanepar tinha direito a um aumento de tarifas de 25,63%. Contudo, por acreditar que tamanha alta nas contas impactaria muito a população atendida, a Agepar optou por diferir o aumento calculado em 8 anos. Mas, para compensar a Sanepar pelos efeitos da decisão, o regulador decidiu que as diferenças entre as tarifas originalmente calculadas e as de fato praticados seriam corrigidas pela SELIC.
Isso quer dizer que a empresa deveria aumentar a tarifa em 25% acima da inflação entre 2017 e 2024/25, só que ano passado o TCE do Paraná emitiu uma liminar suspendendo o aumento anual de 12,13% autorizado pela Agepar, porque um dos Conselheiros do Tribunal considerou a metodologia de revisão tarifária irregular, dado que o ajuste era muito acima da inflação acumulada no período.
Mais tarde o TCE autorizou um aumento de 8,37% nas tarifas da Sanepar, mas excluiu o repasse dos encargos cobrados por municípios. Em 23 de outubro de 2019, o TCE reverteu sua decisão anterior, e autorizou a Sanepar a implementar o repasse de 3,76% que faltava. O reajuste entrou em vigor no dia 11 de novembro de 2019, tendo impacto positivo no resultado do 4T19.
Olhando a cotação da empresa dá pra ver que ela sofre bastante por causa desses vai e volta, hoje mesmo enquanto eu escrevia esse resumo saiu um fato em relação a tarifas, confere:

AGEPAR definiu suspender o reajuste por 60 dias
Fonte: XP Investimentos

Governança Corporativa

Apesar de todas esses problemas com as revisões, eu dei uma navegada pelo site de Relações com Investidores da empresa e achei muita informação, de forma organizada e acessível.

O principal acionista da Sanepar é o estado do Paraná, que detém 60% das ações ordinárias, que dão direito a voto e decide o futuro da empresa. Eu vi que tem empresas estrangeiras, fundos e até prefeituras na lista de acionistas, e pelo visto o número de interessados tem aumentado.

Em 31/12/2019

Em torno de 36% das ações ON estão com acionistas minoritários (Free float) e mais de 70% das PN.
Existe tag along de 100% nas ações por ela estar no nível 2 de governança da B3, então eu diria que tanto faz qual ativo comprar, eu daria preferência pelo que tem maior volume de negociação (liquidez).

Indicadores Fundamentalistas (último resultado 4T19)

A empresa tem indicadores fundamentalistas bons, com preço atualmente dentro do esperado para o setor (P/L entre 7 e 9), a margem líquida da empresa é acima de 20%, margem bruta 60% muito alta, ROE de 17%, DY de 5,9%, dívida bruta sobre o patrimônio em 0,5, preço da ação 20% acima do preço patrimonial da ação, todos bons indicadores. A única coisa que poderia dizer que achei ruim foi a Liquidez Corrente abaixo de 1, mas dado a previsibilidade de receitas acho que não tem problema.

Fundamentos do site Fundamentus
Olhei o release do último resultado e os dados são bons, aumento de receita, aumento de lucro, dívida aumentou pouco, segue controlada.

2019 foi um ano muito bom para empresa
Historicamente a empresa vem apresentando crescimento de receita e lucros, e ainda tem pago bons dividendos.

Quando vi isso não deu pra entender mais a treta com as revisões tarifárias
Gráfico muito bonito, pelo visto essa empresa não passou por nenhum susto até hoje, inclusive ela nunca deu prejuízo.

Espetáculo

Fontes de Água

Lembram que no estudo da Copasa vimos a dificuldade que a empresa passou recentemente por causa de uma seca? pois bem, a Sanepar por enquanto, tem seus reservatórios bem cheios, mas é sempre interessante ficar de olho nisso, afinal, eles vendem água, se ficar sem o problema é grave.



Comparativo com Empresas do Mesmo Setor

Setor com apenas 3 empresas, e todas bem parecidas, apesar disso a Sanepar tem se destacado em alguns itens.


As margens dela são as melhores, também está com menor P/L e melhor ROE e maior crescimento de receita nos últimos anos, ainda tem maiores dividendos. Perde em tamanho para a Sabesp que é do estado de São Paulo, e e tem uma liquidez corrente menor que Copasa, de resto é melhor.

É um setor pouco desenvolvido no Brasil, por isso tão poucas empresas listadas e todas com governo.

Os pontos negativos que eu vejo pro setor são:
  1. Forte regulação e interferência do governo
  2. Risco de Problemas Ambientes (rompimento de barragens?)
  3. Risco de saúde pública (água contaminada)
  4. Risco de Falta de Recursos (ficar sem água devido a forte seca)
Conclusão

Conclusão vai ser semelhante pra todas empresas deste setor, que é fundamental para sociedade, vendo os números do comparativo e histórico. Empresas perenes, com dívida controlada, excelentes resultados, preço descontado por ser do governo e setor ser regulado.

Gostei bastante de estudar este setor e estou pensando adicionar alguma empresa em carteira futuramente, agora falta só fazer o estudo da Sabesp, deve sair semana que vem.

Referências

8 comentários:

  1. Excelente empresa, com crescimento de receita e boa pagadora de dividendos, o que pode se pedir mais? haha

    Bilionário, se puder, por favor, me adiciona na sua lista de blogs.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
  2. Coincidentemente estudei ela esta semana quando vi o desconto de 62% que estava e adorei o resultado. Entrei na terça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desconto de 62%? Estou pensando nela também, mas não entendi esse desconto, pra mim ela está no preço OK agora.

      Excluir
    2. Valor intrínseco nela por volta de 8,00, cotação a uns 4,90.

      Excluir
    3. Vou ter que aprender calcular isso aí :)

      Excluir
  3. Excelente análise, Bilionário!

    Receita, lucro e dividendos crescentes, essa tríade que gera valor aos acionistas no longo prazo.

    Analisar Governança é importante, mas se prender à isso você acaba deixando de se posicionar em uma excelente empresa.

    No Mercado de Ações você está sujeito à todo tipo de risco, basta estar ciente e aceitar isso. Em breve terei essa belezinha na carteira =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. No post eu comentei que nesse caso, todas ações tem 100% tag along, acho que não faz tanta diferença ter ON ou PN para o pequeno investidor. No final questão de ON é mais pra grande investidor mesmo, que pensa em controlar a empresa. Pra nós tendo os mesmos direitos que o controlador já basta.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...