Estudo da Engie - EGIE3

Olá!

Voltei a estudar fundamentos das empresas, a escolhida da vez foi Engie, negociada pelo código EGIE3, faz parte do setor de energia elétrica, listada no segmento Novo Mercado, possui tag along 100%, sinais de boa governança.

Resumo

A Engie é a maior empresa privada (sem governo) do setor de energia elétrica no Brasil, recentemente adquiriu a TAG, então também atua no transporte de gás. 
Resumo


Achei legal um video no site da empresa que resumo o negócio, confiram:



Na sua apresentação de resultados a empresa lista algumas vantagens competitivas, as que eu achei mais relevantes são a liderança no setor, alto desempenho operacional e alto padrão de governança e sustentabilidade, que dão uma certa tranquilidade pro investidor de longo prazo.
Se quiser ampliar, só clique nas imagens


Principais sócios 

Free float de 31%, mas 10% das ações estão com Banco Clássico SA, então em circulação mesmo podemos dizer que tem 21% das ações.
Acionistas da Engie Brasil
Quem manda no negócio é essa ENGIE Brasil Ltda, e quem manda nela é a Engie Energy International, que por sua vez é da ENGIE S.A. Eu até dei uma olhada nos resultados dessas empresas no exterior só pra ver o que eles falam em relação aos negócios aqui no Brasil, achei bem interessante essa apresentação, tirei um print onde falam do Brazil, confiram abaixo:

Print da apresentação da controladora falando sobre o Brazil

Bom, voltando ao estudo, segue o print do controle acionário:
Organograma das Participações Societárias
Os membros do conselho de administração da empresa, conselho fiscal e diretoria possuem 0,06% das ações da empresa, achei esse valor baixo, a remuneração da diretoria varia em torno de 1 milhão a 3 milhões, acho que é por ano, vi isso na página 115 da última proposta para AGE publicada.

Outra curiosidade em relação a ENGIE, é que a sua controladora tem como principal acionista o governo da França, detém 35% se a informação que achei no google estiver correta. E essa empresa é listada no mercado de ações europeu, em Milão, pelo código ENGI, sendo que o preço da ação vem caindo a vários anos, os negócios deles devem estar com resultados ruins no resto do mundo...

Cotação caindo... https://br.tradingview.com/chart/?symbol=MIL%3AENGI
Dividendos

A empresa tem distribuído praticamente todo seu lucro na forma de dividendos, pelo menos é isso que tem no gráfico do Press Release (payout 100%), consultando em alguns outros sites como fundamentus tem dados um pouco divergentes, mas vamos confiar na fonte original (RI). Eu acredito que com essa crise de agora, e como a empresa tem dívidas, ela deve reduzir esse payout e usar parte do lucro pra diminuir as dívidas, estou supondo isso.



Fundamentos da Empresa

Este é um dos setores que mais tem empresas na bolsa, senão o mais, fiz uma pesquisa no site fundamentus e não coube na tela as ações listadas neste segmento. Empresas do setor ordenadas por liquidez da ação, pra comparar com pares, não coube todas no print.
Muita empresa nesse setor pra analisar e comparar
Em questão de Preço sobre Lucro, e Preço sobre Valor Patrimonial, podemos ver que ela tem os maiores valores, o que significa que ela está mais cara em relação as outras empresas do setor, pelo menos dentre as primeiras dessa lista. Isso deve-se ao fato de os investidores aceitarem pagar mais por ela, por acreditarem que no futuro ela vai ter resultados bem melhores que as outras. Um indicador que mostra isso é o ROE, que está acima das outras empresas do setor, além das margens, que estão bem altas.

2x EBITDA é o limite, no meu ponto de vista
Outro indicador que achei importante destacar é sua dívida bruta sobre Patrimônio, em 2,11, achei esse valor alto, 2x mais dívidas do que patrimônio significa que ela está um pouco alavancada, tomara que consiga pagar tudo. Pelo menos a liquidez corrente está maior que 1, o que significa que pro curto prazo a empresa tem caixa pra pagar todas suas contas.

É uma empresa defensiva, possui o indicador Beta em torno de 0,5, tem uma receita bastante previsível e costuma pagar dividendos, DY em torno de 4% ano passado (DY 6% segundo o RI), mas ao mesmo tempo aumentou suas dívidas nos últimos 2 anos, o que indica que estão buscando crescer, geralmente empresas de crescimento diminuem os dividendos para reinvestir o lucro na empresa.

Lucros da empresa são crescentes no longo prazo, mas tem alguns anos que teve queda também.
Site Fundamentus
Ano passado foi um caso que teve uma pequena queda do lucro líquido, mas o mais importante é que a empresa é muito lucrativa.


Conclusão

Fiz esse estudo em poucas horas, li apenas alguns relatórios e conferi alguns resultados e indicadores, então ficou bem superficial. Gostei dos resultados operacionais, só fiquei um pouco preocupado com a dívida da empresa, mas considerando o setor de atuação e excelentes retornos dos últimos anos, vejo que a gerência da empresa tem feito um bom trabalho e espero que transforme esses novos investimentos em mais lucro para seus acionistas.

Referências
  1. Site Governança Corporativa - PDF 2019
  2. Apresentação resultados
  3. Últimos resultados (Fact Sheet 4T2019)
  4. Fundamentus
  5. Site da B3
  6. Proposta da Administração para AGE dia 28/04/2020

8 comentários:

  1. Parabéns pela análise muito bem feita, principalmente com as informações internacionais que não tinha tido o cuidado de procurar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, que nada, fiz bem superficial esse porque não conheço muito do setor, mas estudando pouco a pouco no futuro quero fazer um estudo mais completo. Abraços!

      Excluir
  2. Interessante Bilionario, por onde você aconselharia eu começar, se quisesse investir em ações? vejo que para escolher uma ação tem que ter um estudo emcima. Tem a opção de seguir gurus,mas não acho muito interessante essa prática.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está correto Peão, o ideal é fazer o tema de casa, assim como quando você compra um carro ou um celular você pesquisa modelos, preços, vantagens e desvantagens de cada opção, ao comprar uma ação você precisa dedicar o mesmo tempo ou mais, dependendo do seu objetivo.

      Se você quiser comprar ações pra LONGO prazo que nem eu, o ideal é não ter pressa, oportunidades sempre vão surgir. Crises vem e vão. A minha estratégia é de ficar uns 2 ou 3 anos aportando valores baixos e estudando as empresas, já estou 1 ano nisso e aprendi muito com isso, já fiz algumas cagadas com FIIs ano passado, mas agora estou cada vez mais melhorando minha carteira, quando eu sentir que estou sabendo o que estou fazendo, vou começar a aportar valores maiores.

      Abraços!

      Excluir
  3. Comprei EGIE3 ontem antes de sair teu post, kkkk.

    Bela análise, apenas reforçou o que eu já tinha estudado sobre a empresa.

    Postei agora o aporte do mês, depois dá uma conferida lá, abraço Bilionário!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mas que coincidência ^^ Engie é a preferida do setor, o ruim é que ela meio que virou moda e por isso está sempre com preço alto, é tipo a Weg e as Lojas Renner, difícil de comprar barato.

      Adicionei teu blog na lista aqui, agora fui conferir e vi que ainda não tinha te adicionado.

      Abs

      Excluir
    2. Sim, ENGIE é "high quality". Difícil cair a cotação, aproveitei essa queda pra aportar nela. Tinha outras empresas no setor elétrico no meu radar, mas não poderia perder essa oportunidade de ouro que o mercado nos deu ;)

      Excluir
  4. Muito bom o resumo, Bilionário!

    Estou de olho na ENGIE. Já tenho ENBR, mas essa é uma que devo comprar assim que deixar minha carteira com um melhor balanceamento entre a RF, ações e os FII´s.

    Abraço!

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estudo do Bradesco

Olá a todos! Antes de mais nada, já aviso que esse blog não faz recomendações de compra/venda de ativos, compartilho apenas minhas ideias pa...