22 de julho de 2019

Seleção de Empresas Método Graham

Um dos sites que considero muito úteis para buscar conhecimento sobre os fundamentos das ações na bolsa é o Fundamentus, e existem diversos artigos no próprio site, com "fórmulas mágicas" para encontrar as melhores ações, eu acho que essas fórmulas podem ser úteis no sentido de eliminar algumas empresas ruins.

Hoje fazendo algumas pesquisas na internet, de deparei com esse trabalho, VALUE INVESTING: ANÁLISE DE UMA CARTEIRA DE DIVIDENDOS A PARTIR DOS FILTROS DE GRAHAM disponível em: https://www.riuni.unisul.br/bitstream/handle/12345/7158/Value%20Investing%20-%20an%C3%A1lise%20de%20uma%20carteira%20de%20dividendos%20a%20partir%20dos%20filtros%20de%20Graham.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Nele encontrei os seguintes filtros:
Eu sou fã do Graham, já montei a estratégia de alocação de ativos com base em seus ensinamentos, então fui pro site Fundamentus pra tentar adaptar a sua fórmula, e fiz os seguintes filtros:

Bem, com esses filtros sobraram apenas 3 empresas para analisar hoje, agora é buscar mais informações antes de tomar qualquer decisão pra montar a carteira de investimentos.
Resultados dos Filtros Graham em 22-07-2019
Faltou nesses filtros, a questão do lucro nos últimos 10 anos e dividendos nos últimos 20 anos, a BRDT3 é recente e nem tem 10 anos, sendo que já teve anos com prejuízos, então não passou no filtro Graham. A GUAR3 pelo que vi tem um PL crescente, sempre com lucros, parece tudo certo. E a ESTC3 também, embora nos últimos dias essa empresa anunciou que vai virar uma holding com novos investimentos e aumentou bastante a dívida dela.

Eu já tinha feito um filtro semelhante em 10 de abril de 2017, quando comecei a analisar empresas, e os resultados foram bem diferentes na época, veja:
Resultados dos Filtros usados em 04/2017

Filtros usados em 04/2017
Bem, o que dá pra aprender com isso? É certo que conforme os preços e os resultados das empresas vão mudando, os resultados obtidos com o filtro vão ser diferentes, mas como podemos tirar proveito disso pro Longo Prazo? Será que ter uma carteira e mudar ela anualmente ou mensalmente seguindo algum tipo de filtro pré-estabelecido é melhor do que Buy&Hold? Pra responder essas questões, vamos precisar de muito estudo.

Atualização 15-01-2020

Hoje, por curiosidade, fiz uma nova busca com os mesmos filtros, e encontrei os seguintes resultados:
Estou pensando se crio uma carteira teórica anual baseado nestes filtros, só pra questões de estudo mesmo, das ações encontradas em 2017, Equatorial teve uma grande alta, as outras nem tanto. Taesa tem se repetido diversas vezes, acho que pode ser uma boa pra carteira.

Até o futuro pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta