Preço Justo da ação, By Graham

Olá a todos!

De tempos em tempos eu faço uns estudos novos, ou atualizo os estudos antigos aqui do blog, pra ver se temos novas oportunidades, hoje resolvi verificar aqueles filtros do Graham, estive pensando que com esse mercado lateral/queda dos últimos anos, e aumento dos juros, teríamos mais oportunidades, e realmente, apareceram muito mais ações desta vez.


Graham também criou uma fórmula para calcular o valor intrínseco/preço justo de uma ação, que é bem simples e fácil de calcular usando estes dados do site Fundamentus, a fórmula é Raiz(22,5*VPA*LPA).


Basicamente copiei os resultados pra uma planilha, e fiz umas fórmulas pra conseguir o VPA e LPA. 

Lucro por ação, pode ser obtido usando o P/L, que é preço sobre lucro, só inverter, fica: 

LPA = Preço / PL

Valor Patrimonial da Ação pega do P/VP, igual o anterior.

VPA = Preço / PVP

Bastante simples né, me perguntava porque o site Fundamentus não colocava essas colunas na tela dos resultados, talvez eles pensaram que era um pouco redundante. Enfim, com isso, foi só aplicar a fórmula e obtive os seguintes resultados:

Clique pra ampliar

 

Bem no final tivemos a TTEN3 e PRIO3 que estão com cotação até um pouco acima do considerado justo por Graham, mas a grande maioria das empresas obtidas nos resultados já usando os filtros dele tem um bom potencial de valorização até chegar no preço considerado justo por ele mesmo. 

Eu particularmente olho muito mais coisas antes de comprar, até fiz um estudo extra com essa fórmula, pegando as ações da minha carteira, com o valor médio dos indicadores VPA e LPA, pra evitar um resultado não recorrente te induza ao erro.

Tenho várias ações com cotação bem acima do considerado justo por Graham, como a Weg, só que ela é uma ação de crescimento, se fosse considerar apenas esse indicador de preço justo eu nunca compraria ela, porque sempre estaria cara... e atualmente é a ação que está com maior valorização na minha carteira. Fica o alerta pra todos nunca confiarem muito nessas fórmulas, eu calculo só de curioso mesmo.

Outro detalhe que essa segunda planilha com as minhas ações eu fiz toda automatizada usando Google Finance e ImportXML, abaixo video video explicando isso, mais pro final do video porque quase esqueci 😅



Abraços!

Um comentário:

  1. Interessante o estudo, é um método que serve para realizar um filtro inicial. Pra quem não tem nem ideia de como realizar uma analise fundamentalista é bacana.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...