Carteira ETFs da Paz

Olá meus amigos!!

Depois de ouvir seus comentários sobre as Ideias de Estudo pra 2023, decidi iniciar a Carteira 01: ETFs da Paz! 🙏 Eu já tinha realizado um estudo similar algum tempo atrás, sem dinheiro real, e no simulado o resultado foi excelente, tomara que na prática de certo também.

A estratégia!

A carteira inicial foi definida com 70% LFTS11 e 30% WRLD11, sendo que se a diferença passar de 10% do planejado, pode rebalancear. O ETF LFTS11 é basicamente Tesouro SELIC. O ETF WRLD11 replica o ETF americano VT que investe em ações do mundo todo.

Regras da Estratégia ou Política de Investimentos (PI)

  1. Mínimo 60% e máximo 80% em Renda Fixa, sendo inicialmente utilizado o LFTS11, mas podendo ser substituído pelo B5P211 quando a taxa de juros estiver caindo.
  2. Mínimo 20% e máximo 40% em Renda Variável, sendo inicialmente utilizado o WRLD11. 
  3. Balanceamento da carteira quando a variação dos ativos se desenquadrar dos máximos/mínimos definidos, verificado no fechamento mensal.

Começando Na prática

Pra começar, atualizei minha conta na corretora NU Invest e aportei 2k para iniciar essa carteira de estudo, usando uma corretora separada vai facilitar meus controles e evitar bagunça misturando saldos etc. 

Outra coisa que pensei, é que pra evitar maiores confusões para os leitores, poderia publicar o acompanhamento dessa estratégia no blog dos estudos anteriores com ETFs: https://carteirasimples.blogspot.com... ou fico atualizando esse POST apenas.

Home Broker NU Invest

Gostei do HB da Nu Invest, não sei se já era assim no tempo da Easy invest, que a NU comprou o negócio deles, mas é bem simples, fácil de customizar pra quem já tem um pouco de experiência com a Internet 😎.

Depois de me acostumar ao ambiente, parti pra ação, efetuando a compra de 8 cotas do ETF WRLD11 e 13 cotas do ETF LFTS11. Também criei uma nova conta no site status invest para ter gráficos prontos e rentabilidade da carteira.

Composição da Carteira

Um detalhe importante pra quem for investir em LFTS11, lembre-se sempre de dar uma conferida no site https://investoetf.com/lfts11/ pra ver o preço justo deste ativo, apesar deles terem formador de mercado, talvez no futuro se não tiveram mais, possa ter alguma oscilação fora do normal e você pode acabar pagando mais caro.

Hoje (18/01/2023) o preço justo da cota era 102,48
https://investoetf.com/lfts11


Observações

Primeira consideração sobre a estratégia, é que na hora de comprar WRLD11 percebi que a liquidez do ativo não é das maiores, você pode ver isso na captura de tela do HB, no livro de ofertas tem uma boa diferença entre o melhor vendedor e o melhor comprador... como o estudo é bem pequeno, não vejo maiores problemas, mas se essa liquidez não melhorar, provavelmente o IVVB11 seria a melhor escolha considerando mercado global, ou até mesmo um PIBB11/BOVA11, se você ficar satisfeito com mercado brasileiro.

Outra questão comentada no post anterior para essa estratégia, foi sobre o B5P211, um ETF de renda fixa atrelado a inflação, ele basicamente possui títulos (NTN-B) na carteira com duração média de 2,88 anos, e poderia ser uma boa opção caso a SELIC esteja muito baixa, trocar o LFTS11 por B5P211, quase que fazendo o combo com a estratégia da Carteira 02: Jumento Celestino. 

Por enquanto é isso, agora só acompanhar os resultados dessa estratégia que no meu ver, é uma das mais simples de implementar e espero que seja muito lucrativa também. 

 


 

Acompanhamento Mensais

  1. Janeiro de 2023: 0,58% de rentabilidade.


11 comentários:

  1. Interessante, nunca analisei uma estratégia baseada apenas em ETF. Vou acompanhar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Fala, Bi, belezin?

    Estou torcendo por essa carteira. rs

    Vc vai fazer acompanhamento dos 10% diariamente?

    Quanto ao acompanhamento, eu sugiro novos post aqui no seu perfil mesmo com um gráfico sendo atualizado a cada post.

    Abs e boa sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neto, diariamente não, acho difícil que oscile tanto, olhando 1x por mês já é bom o suficiente, aí se estiver fora dos limites faço o balanceamento.

      Obrigado! Abs

      Excluir
  3. Bom dia Bilionário! Sendo uma estratégia da paz não seria melhor X% em WRLD11 e Y% em TD Selic diretamente? Não entendi a vantagem de investir no LFTS11 em relação a investir diretamente no TD SELIC... O IVVB11 é espelho do SP500 (apenas EUA) e o WRLD é espelho do VT (ETF global). Não acho que seja uma boa comparar ambos como se fossem comparáveis...Pode se dizer que ambos são ETFs internacionais, mas operam mercados diferentes e tipos de ativos diferentes... Grande abraço!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, LFTS11 tem algumas vantagens tributárias, não paga IOF se ficar menos de 30 dias e também paga sempre o percentual mínimos de IR (15%) independente do prazo que ficar.

      Comentei do IVVB11 porque apesar dele ser menos diversificado que WRLD11, WRLD11 é 60% bolsa americana, os dois andam muito parecido se for olhar um gráfico: https://www.etf.com/etfanalytics/etf-comparison/VT-vs-IVV e IVVB11 aqui no Brasil tem mais liquidez, por ser mais antigo e mais difundido, talvez daqui uns anos WRLD11 tenha mais liquidez e fiquem igual nesse quesito. Outro ponto que IVVB11 leva uma vantagem em relação ao WRLD11 é que a taxa de administração dele é menor. Mas no geral, acho os 2 boas opções. Achei um video do Otávio Paranhos que compara os 2 ETFs também, confere lá https://www.youtube.com/watch?v=R1oacE9lsLQ
      Abraços!!

      Excluir
  4. Bilionário,

    Eu também uso o NuInvest e está bem melhor do que quando era a Easy.

    Também vou acompanhar a evolução da estratégia e acho mais legal se colocar por aqui tbm, atualizando a cada post.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AMC! Certo, vou ir comentando nos fechamentos por aqui também. Abraço

      Excluir
  5. etf pra mim só se for nos eua, ainda mais hoje

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Scant, com certeza, lá fora é muito melhor, só mais caro e mais complicado, um pouco. Abs

      Excluir
  6. Bom dia, Bilionário
    Ótima postagem, um forte abraço.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...