Lucro Líquido das Empresas

Olá galera!!

Ontem a Copasa divulgou seus resultados do 4º trimestre de 2021 e finalmente completei a tabela dos lucros trimestrais e resolvi trazer aqui no blog compartilhar algumas ideias com vocês.

Os resultados foram o seguintes:

clique pra ampliar

A M. Dias Branco passou o ano de 2021 com resultados fracos e teve queda no seu lucro, a justificativa dada foi a alta do dólar e também dos insumos, trigo e óleo. Agora nesses últimos meses o dólar tem caído, mas o trigo ainda está subindo, pelo que vi em alguns sites de notícias agrícolas, então o resultado deve demorar pra melhorar, apesar disso a cotação deu uma recuperada nos últimos dias.

A queridinha Itaúsa passou por alguns altos e baixos, o lucro líquido subiu bastante em 2021 mas a cotação ficou estagnada nesse último ano. Teve alguns novos investimentos e toda a questão com as ações da XP que o Itaú repassou para os investidores. De resto continua tudo igual.

 

A gigante AMBEV teve um belo ano, com lucro bem superior a 2020. Ainda assim a cotação ficou de lado igual Itaúsa, eu acho que o P/L da minha carteira deve estar bem menor hoje do que 1 ano atrás.


A bolsa brasileira, B3SA, passou o ano passado todo com a cotação caindo, mas este ano já recuperou um bom tanto. O lucro dela ano passado foi bom, aumentou em relação ao ano anterior, empresa bem tranquila não tem tempo ruim pra essa,


A Grendene, que eu já tinha quase tirado da carteira, teve um ano um pouco melhor, com resultados parecidos com 2019, pelo menos não teve nenhum trimestre com prejuízo dessa vez. Com isso a cotação dela subiu até meados do ano passado, então caiu de novo e agora voltou a subir, variando de 8 a 12 reais.


A queridinha do setor elétrico, Engie, teve um resultado fraco em 2021, no meu ponto de vista, tenho a impressão de que fizeram alguma coisa errada, acho que alguma especulação com dólar disfarçada de hedge deu errado e o lucro do 4º trimestre veio bem baixo. Comentem aí o que acham dela, estou quase pensando em vender ela e compra Taesa ou aumentar posição nas outras que já tenho deste setor, ainda mais que a cotação dela deu uma subida forte nos últimos dias...


A Equatorial, uma das minhas favoritas, segue com sua estratégias de comprar e melhorar empresas do setor, fazendo os "turnarounds" internamente, com isso seu resultado tem crescido ano após ano, só me arrependo de não ter comprado ela mais cedo.


Minha terceira posição do setor elétrico, EDP Brasil, passou o ano passado de lado e agora embalou uma alta. O lucro da empresa subiu consistentemente e teve o melhor trimestre dos últimos 3 anos (4tri/22).


E chegamos na top do momento, a Weg, segue aumentando seus lucros rapidamente, é um foguete! Eu aumentei minha posição nela ano passado, tinha só 14 ações (tristeza, pq comprei tão poucas em 2019? porque não tinha dinheiro 😥🙈) agora tenho 54, ainda é pouco mas tenho que balancear a carteira né! Mas aproveitei que a cotação lateralizou pra aumentar a posição. P/L ainda está alto, mas bem menos do que era 2 anos atrás.

A Hypera, setor de medicamentos, teve um leve aumento no lucro líquido no comparativo anual. A cotação esteve caindo no final do ano mas agora recuperou rapidamente e ficou positiva considerando esses últimos 12 meses.


E passando para setor de consultas e exames médicos, a Fleury teve um lucro em 2021 superior a 2020, parecido com 2019, e a cotação está caindo bastante, está mais barata hoje do que 5 anos atrás. Vou ter que dar uma segunda olhada pra saber se tem algo suspeito acontecendo ou é só o Sr Mercado irracional mesmo.


Porto Seguro, empresa de seguros, melhor se fosse a praia na Bahia :) teve um lucro um pouco menor em 2021 do que em 2020, o terceiro trimestre teve resultado fraco demais. Cotação caindo...


A minha favorita, Grazziotin, teve um 4ºtrimestre um tanto fraco, mas considerando o ano todo, o desempenho foi excelente. Cotação subiu muito forte mas agora caiu e lateralizou de novo.


Sanepar, setor de saneamento, apesar das constantes dificuldades em reajustar os preços devido a interferências políticas, conseguiu aumentar o lucro. Empresa também passou um sufoco por causa da falta de água e teve a cotação a incríveis R$ 3,50.


E a Copasa, essa parece que teve um final de ano difícil, caiu forte seu lucro, talvez por isso demoraram tanto pra divulgar o resultado? Eu vi que teve um resultado não recorrente no terceiro trimestre que prejudicou a empresa, mas o quarto trimestre veio fraco também. Hoje caindo 10% neste momento.


Comentários sobre algumas outras empresas que não tenho em carteira... vocês viram o tanto que a Magalu caiu ano passado? Parece que agora voltou a subir, mas foi feia a coisa. Chegou a menos de 5 pila! Uns 75% de queda, haja coração!

Até o futuro!

2 comentários:

  1. Olá Bilionário, tudo bem?

    Das empresas citadas, eu analisei a Fleury lá no blog. Em resumo, gostei do significativo aumento das receitas e o quanto de dinheiro a empresa gerou.

    Contudo, é preciso entender os motivos da divida da empresa terem aumentado.

    Pode ser o aumento das dividas que estejam preocupando os investidores

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu dei uma pesquisada hoje sobre ela e achei uma entrevista no Youtube bem recente, do site infomoney, comentando sobre os resultados e as dívidas. Fizeram 6 aquisições ano passado aumentando a dívida e emitiram bastante debêntures nos últimos 2 anos, mas segundo a empresa ainda está tudo bem, tudo conforme o plano. Link da entrevista Jeane Tsutsui: https://www.infomoney.com.br/mercados/as-proximas-aquisicoes-do-fleury-flry3-e-a-visao-da-ceo-sobre-o-desempenho-negativo-da-acao-do-grupo-na-bolsa/

      Acho que vou comprar algumas ações dela no meu próximo aporte só pra aproveitar que caiu. Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...