Aporte Mensal Setembro/2020

Olá a todos!

Ontem transferi R$ 1.000,00 para corretora, demorei um pouco mais para realizar o aporte este mês porque, conforme comentado no post anterior, estou gastando com manutenção do carro, este ano tive várias manutenções já feitas, e já estou achando que está virando tendência, cada pouco uma coisa nova, o orçamento pra trocar 2 amortecedores passou de R$ 2.000,00, estou pensando que demorei demais pra trocar de carro, pra piorar, a FIPE dele caiu uns R$ 5.000,00 do ano passado para este, então fiz uma soma dos gastos do período, considerando a desvalorização, em 1 ano passou de 10 mil reais.

Minha dúvida agora é a seguinte: será que eu sigo com esse carro, ano 2012, gastando com manutenção, mas pelo menos conheço bem ele e sei que está tudo em ordem, ou troco por um carro mais novo que vai "teoricamente" me dar menos gastos com manutenção, mas provavelmente terá desvalorização maior? 

Qual caminho seguir?...

Minha vontade atual é trocar, pegar um carro mais novo, mais econômico dessa vez, só que para isso vou ter que gastar a reserva de emergência e talvez ainda resgatar uma parte dos investimentos, dependendo do valor do carro a ser comprado.

Bom, voltando para o assunto principal, o aporte foi para Fundos Imobiliários, ontem comprei 6 cotas de BRCR11 pelo preço de R$ 91,00 cada, e hoje 3 cotas de HGRE11, por R$ 154,59. Com isso a carteira de FIIs agora ficou assim:

Do site Funds Explorer

Minha Planilha de Balanceamento

Aproveitar pra comentar que minha intenção inicial era ter comprado hoje HGRU11, mas a cota está R$ 133,00, e está em andamento a nova emissão de cotas por R$ 123,37, talvez vou entrar na emissão, vou receber direito de subscrição de 1 cota, talvez até faça a flipagem.

Link Prospecto 4ª Emissão HGRU11: https://fnet.bmfbovespa.com.br/fnet/publico/exibirDocumento?id=115735&flnk

Se mais alguém tiver interesse nesse FII, HGRU11, eu gostei dele, apesar de ter poucos inquilinos, nessa crise ele foi bem, mercados não fecharam, escolas sim, mas ainda assim, continuam usando... 

Até o futuro!

11 comentários:

  1. Show de bola. Sobre a troca de carro, essa é uma pergunta que só você irá poder responder. Mas se quer minha opinião

    Eu acho que nas suas condições, não compensa.

    Essa questão da manutenção, eu também já tive esse tipo de problema e indecisão sobre trocar ou não o veiculo. Mas ai um amigo mecânico meu me deu uma luz.

    Ele disse o seguinte " Cara, oque seu carro tinha para quebrar ele quebrou, agora você trocou oque estava estragado, e alinhou ele, vai vender pra que?"

    Então essa é a realidade, depois que o carro está alinhado, não tem porque vender. Sem contar que você nunca sabe as condições do seu novo carro.

    Obvio que se for pensar assim, nunca trocaremos de carro. Por isso o ideal é trocar de carro quando se alcança algum objetivo financeiro. Porque ai a compra dele, não pesa muito no orçamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário peão!

      É como você disse, financeiramente a troca de carro não compensa, mas aí se pensar só nisso, não troco de carro nunca mais.

      A tendência é ficar com carro cada vez pior, acho que no meu caso, considerando tudo que já desvalorizou pela tabela FIPE, o certo era ficar com ele mais um tempo e virar sócio das mecânicas hehehe

      Abs

      Excluir
  2. Bilionário, não trocaria de carro agora, com base nos seguintes argumentos.

    Seu emprego está 100% garantido caso a pandemia persista por prazo indeterminado?

    Se você cuida bem do veículo e a troca dos amortecedores deu-se porque estava na hora mesmo, não há motivo para imaginar que mais despesas virão. O que importa é o cuidado do dono.

    Como creio que você não compraria um carro 0 km, mas seminovo, quem garante que ele não traria mais dores de cabeça do que o atual? Comprar carro seminovo exige sorte.

    Sucesso!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MI, sim, é verdade, seria um seminovo, no momento estou olhando um Onix 2020 Joy, está com 18 mil km, então imagino que não deva ter nenhum problema, mas sempre é um risco.

      Por outro lado, o meu carrinho eu já fiz tudo que precisava fazer, faltando apenas o amortecedor agora, mas o que me incomoda um pouco é o ano dele, e a frequência das manutenções e problemas tem aumentado.

      Acho que até semana que vem eu me decido se arrumo ou troco, e se decidir ficar, sei que no próximo problema que tiver vou voltar a ter vontade de trocar haha, espero que demore.

      Abraços!

      Excluir
  3. Fala Bilionário.
    Rapaz, fiz uma troca de carro recente, e infelizmente dá um prejú no patrimônio mesmo, não tem jeito.
    Mas optei por largar meu carro antigo, que estava gerando muita despesa de manutenção (como o seu), por outro que acaba sendo um investimento duvidoso em manutenção (pois também é usado, então tem um pouco de sorte nisso).
    Eu uso meu carro para me locomover diariamente para o trabalho e para qualquer lugar. Moro no interior, então passo um bom tempo nele.
    Pra mim, não fazia sentido ter a grana para fazer a troca e não fazer.
    As vezes abro mão de um pouco de conforto financeiro por um conforto do presente, não vejo nada de tão mau nisso.
    O ano do seu carro vai gerar mais manutenção a cada mês que passa, disso vc não tem como escapar, não tem jeito.
    Mas, como disse meu amigo MI, essa "loteria" também virá no seu próximo carro usado, mas em proporção obviamente menor, se for mais recente.
    Grande abraço.
    Stark.
    www.acumuladorcompulsivo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Stark, obrigado pelo comentário.
      Olhei um carro ontem, Onix Joy 2020, está quase novo mas ele quer no dinheiro, não aceita troca, então preciso vender o meu primeiro pra fechar o negócio. Coloquei agora um anúncio no facebook, se conseguir vender o meu farei o negócio, mas se demorar, vou 'investir' mais um pouco na manutenção e ficar por mais um ano ou dois com ele.
      Abs

      Excluir
  4. Sobre a troca de carro acho que vale a pena trocar sim por um mais novo e economico, ainda mais se for para rodar em cidade grande/média, a manutenção é menor e se tiver na garantia melhor ainda, carro para mim é um bem necessário !

    ResponderExcluir
  5. Vale a pena sim a troca, carro mais novo dá menos problema e é mais economico, tempo gasto em manutenção tem que ser levado em conta, afinal tempo é um bem precioso. eu considero carro um bem necessário, ainda mais por morar na grande sp, aqui vale muito mais tem carro mais novo e economico !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo, eu moro em uma cidade pequena mas bairro mais afastado fica difícil sem carro.

      Excluir
  6. Essa questão do carro é sempre uma briga, eu ficarei com aquele que vai dar menor gasto, aquele com a previsão de menor dor de cabeça financeira, provavelmente será o mais novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Escola, para o futuro acho que sim, o mais novo dá menos gastos, porém desvaloriza mais e terei um gasto enorme no presente :) Por isso, acho que se pensar só no dinheiro, a decisão final seria sempre manter o carro atual. O problema é o stress com oficina e vai que o carro te deixa na mão em um dia importante... aí um carro mais novo tem o seu valor. No momento botei o meu a venda, pela tabela FIPE, se aparecer comprador farei negócio, se não, vou ficando com ele :)

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...