Olá pessoal!
Estava revendo este vídeo com resumo dos FI-INFRA e percebi que já se passou 1 ano desde o primeiro estudo, achei interessante refazer ele pois vi que alguns FIINFRA caíram bastante, e também surgiram novos fundos de investimento em debêntures de infraestrutura listados na B3, ano passado haviam 13 e agora temos 22 pra estudar 👀!
AVISO IMPORTANTE!
Esse blog não faz
recomendações de compra/venda de ativos, se quiser dicas procure ajuda com profissionais do mercado.
Pensei em seguir a metodologia do estudo anterior, mas como temos muitos novos com menos de 12 meses, alguns nem começaram a negociar ainda, busquei as informações dos que pude e mantive os outros na tabela com dados que encontrei, ficou bem mais complicado analisar tanta coisa nova.
Tabela de dados, dos que tinham dados suficientes pra comparar |
* O SNID11 virou base 10, mas nos relatórios ainda tem valor patrimonial acima de 100, dividi por 10, e olhando gráfico cotação google ficou quebrado, pra ver a rentabilidade nos últimos 12 meses não ficou bem certo.
** O CDII11 quando somei os percentuais classificados com A ou superior deu 125%, no relatório interativo dele tem 98% em setembro/2024, acho que ele é um tanto alavancado.
Administradores e Gestores
Os administradores mais antigos seguem dominando, BTG e Intrag, mas BTG cresceu muito e ultrapassou a Intrag que era maior.
Na parte das gestoras: Kinea, Sparta e Itaú são as maiores considerando patrimônio dos fundos, mas já ficou bem mais parelho comparado com ano passado, quando Kinea tinha 42%, agora tem 24%.
OGIN11 mudou de gestora, era Órama, agora é Nikos.
Taxas de Administração
Liquidez
Na questão de volume médio negociado, a média este ano ficou 2M, ano passado era 1M, mas na prática ainda são poucos com boa liquidez.
Os FI-Infra da Sparta são responsáveis por 39% do volume negociado, sem considerar os novatos. |
Número de cotistas é diretamente relacionado com liquidez, JURO11 se destaca nestes quesitos.
Retorno 12 meses
O retorno somado de dividendos e variação da cota nos últimos 12 meses foi bem positivo na grande maioria, apenas XPID11 e BODB11 ficaram negativos.
OGIN11 foi o grande campeão, 25% de retorno total, e teve troca de gestora no meio do caminho.
CDII11, IFRA11, JURO11, BIDB11 e SNID11 conseguiram retornos acima de 12%.
KDIF11 ficou próximo da média geral, de 8%.
CPTI11, RBIF11, NUIF11, BDIF11, BODB11 e XPID11 tiveram resultado baixo ou negativo.
O dividend yield considerando os dividendos distribuídos nos últimos 12 meses sobre o preço da cota no mercado atualmente ficou bem interessante, alguns chegam perto de 15%.
Acho que neste ponto vale a pena lembrar a famosa frase dos relatórios:
Retornos passados não são garantia de retorno futuro!
A maior prova disso é que no estudo do ano passado, OGIN era o pior de todos.
Temos que considerar as quedas nas cotações, já que o preço atual vai refletir no DY, na data de hoje 10/10/2024 percebo que tivemos muitas quedas recentes, alguns na realidade passaram o 2024 caindo, como o CPTI11, que está com maior DY, será que tem algum problema lá?
Conclusões
Neste último ano percebi uma melhora na classificação (rating) das debêntures, em geral os FI-INFRA estão selecionando debêntures com classificação A pra mais, ano passado os melhores tinham em torno de 60% da carteira com classificação A ou mais, e a média era 45%, agora alguns tem até 100% e a média ficou 82% de debêntures com rating A, AA ou AAA.
Ainda em relação aos ratings, olhando relatórios mensais e os painéis interativos que alguns tem, dá pra ver que giram bastante a carteira, estão sempre movimentando.
Muitos ainda tem problema de liquidez, mesmo contratando formador de mercado o volume negociado ainda é baixo em alguns, também as informações demoram pra serem publicadas, teve alguns que só encontrei relatório de julho, e estamos em outubro!
E os novatos?
Separei o estudo em duas partes, agora vem a tabela com os novatos inclusos, para variação 12 meses e DY fica inviável analisar, visto que não possuem esse tempo de vida, alguns ainda nem negociaram e estão fazendo sua oferta primária, primeira emissão.
Clique pra ampliar |
Em vermelho dados do prospecto ou outra fonte não confiável, visto que ainda não se realizou de fato. É bem difícil querer fazer qualquer tipo de análise em um fundo que nem começou a negociar e também não tenho nem certeza se vão conseguir atingir o valor mínimo para iniciar as atividades.
Provavelmente daqui 1 ano, quando todos os novatos tiverem completado seu 1º ano de vida, essa indústria vai estar mais madura e imagino que deve continuar crescendo, exceto se o governo mudar alguma regra ou se tivermos alguma crise forte no Brasil.
Por enquanto, ainda sigo de fora dessa classe de ativos, mas confesso que muitas vezes já tive vontade de comprar alguma coisa, só pra ter a obrigação de acompanhar mais de perto, apesar que na prática eu já não consigo acompanhar tudo que tenho.
** Update 14/10/2024 - Usando Dividend on Cost
Resultados com dividend on cost |
Planilha com preços de 10/10/23 e 10/10/2024 *NUIF11 não tinha negociado nesta data, peguei IPO *SNID11 desdobrou, dividiu por 10 |
Algumas Referências
Até o futuro!
Excelente esse post, cara, obrigado por se dar ao trabalho ! Eu entrei nessa na época da selic a 3%. Como tava osso tirar algo da renda fixa resolvi arriscar um pouco. Valeu !
ResponderExcluirObrigado, por coincidência, logo após seu comentário o post já recebeu um UPDATE, se puder reler o final fiz uma mudança na metodologia pra ficar mais correto! Abraços
Excluir