12 de outubro de 2024

Viéses do Investidor - Meus erros e aprendizados

Estive lendo um material feito pela CVM, chamado de Vieses do Investidor, e comecei a me lembrar de algumas situações onde tive/tenho esses comportamentos e cometo alguns erros, então resolvi fazer essa lista para refletir sobre meus erros e se possível, não cometê-los novamente.

Investir sem estudar e sem considerar preço

Lá no meu começo, eu fiz alguns investimentos sem me aprofundar muito, com a ideia de ir conhecendo mais sobre os ativos com o passar do tempo, como investia 250 reais por mês, pensei que não faria muita diferença se comprasse alguma porcaria ou pagasse muito caro, visto que estava começando, e de fato, relendo as publicações, até eu mesmo sabia que estava fazendo cagada pois estava em vermelho gritante o PVP dos meus primeiros ativos!

Cuidado para não pagar muito caro por um ativo, preço importa!

Nesse assunto de investir sem estudar eu ainda poderia incluir a compra de algumas ações, MDIA, WEGE, HYPE, EGIE, FLRY que basicamente comprei influenciado por vídeos de youtubers, por sorte não tive grandes prejuízos com essas, algumas até estão dando bons lucros, mas por sorte e não por mérito de minha análise. 

Hoje em dia já conheço um pouco melhor as empresas que fazem parte da carteira, mas ainda assim, devido a limitação de tempo para acompanhar tudo e complexidade do assunto, vejo que sigo pecando. A solução para isso seria investir em ETF passivo, mas até hoje ainda não consegui tomar essa decisão de simplificar minha vida.

Investir sem considerar/conhecer todos os riscos

Um dos ativos que me arrependi de ter comprado foi o XPCM11, um FII mono imóvel e mono inquilino, que pagava bons dividendos, já viu o fim da história, gráfico abaixo.

XPCM11

Já refleti um pouco sobre esse erro nessa postagem, mas em resumo, na época fiz compras baseadas na emoção, pensando em fazer preço médio e vender com lucro, viés de aversão a perda e também efeito de enquadramento. Além disso, as informações da gestora e de algumas corretoras se mostraram totalmente otimistas, mesmo quando escreveram relatórios pessimistas sobre o futuro, não foram tão pessimistas quanto a realidade se mostrou.

Neste caso encerrei a posição com uma pequena perda, apenas R$ 27,08, foi um preço baixo pelo grande aprendizado. De lição principal, nunca mais comprei FII mono imóvel ou mono inquilino.

Também parei de acreditar cegamente em P/VP, visto que o valor patrimonial do FII caiu 66% logo após o inquilino anunciar que sairia do imóvel, e na realidade foi ainda pior. Ainda uso o P/VP na hora da decisão de investir, mas sempre com um pé atrás e olhando outros indicadores, principalmente histórico da gestora que é mais difícil de medir, mas eu tento.

Em se tratando de FIIs de tijolos, apenas multi imóveis, multi inquilinos, com imóveis bem localizados, de preferência espalhados geograficamente e com uma gestora de qualidade!

Avaliar as gestoras segue sendo um desafio, muita gente tem as suas preferidas e odiadas e os times de gestão mudam com o passar do tempo, então esse é um desafio.

Caso da LJQQ3 - Quase todos os viéses unidos pra me enganar

Outro erro foi a compra da LJQQ3, que comprei basicamente pensando em fazer trade, o preço da ação tinha caído uns 60% em relação a máxima, viés de ancoragem, pensei ser uma boa oportunidade visto que um "grande fundo" chamado Alaska estava comprando, então aqui teria um pouco do viés de Autoconfiança excessiva junto com viés de Confirmação no momento da compra. 

Foi um compra impulsiva, lembro que pensei de fazer um trade curto, de alguns meses, e me desfazer quando tivesse um pouco de lucro. Quando preço continuou caindo, comprei mais, viés de ancoragem somado com viés de aversão a perda, um pouco influenciado também pela expectativa de queda da SELIC... acreditei que logo voltaria, e já se foram 2 anos, e agora entramos em novo ciclo de alta da SELIC, situação difícil para o setor.

Aqui faltou planejamento ou estratégia, eu basicamente pensei que com certeza daria certo, não defini uma saída para o caso de dar errado.

 

Tenha um plano escrito e siga ele!

Carrego essa ação até hoje na carteira, continuo com o viés de aversão a perda, volta e meia me dá vontade de comprar mais, mas então reflito que tem coisa melhor pra comprar e vou deixando ela abandonada na carteira.

Sabendo de tudo isso, a decisão correta seria eu vender logo essa ação, mas a aversão a perda é realmente forte em mim, vou adiando essa venda aguardando tempos melhores. Se eu não superar esse viés, provavelmente vou vender o dia que chegar no preço que paguei, que é o que a maioria das pessoas acaba fazendo, e provavelmente nesse dia a empresa já vai estar melhor e é bem capaz de continuar subindo, então preciso analisar se compensa esperar tanto tempo ou não. 

Neste caso particular, cabe um estudo mais aprofundado, nos preços atuais, apesar dos resultados ruins, é quase uma oportunidade, pois é quase certo que um dia a SELIC vai cair, e a economia vai melhorar, fazendo com que essa microcap volte e crescer, o problema é saber se compensa aguardar esse dia ou seria melhor vender e comprar coisa melhor logo. Minha esperança inicial era para SELIC cair ainda este ano, mas agora entrou em novo ciclo de alta.

Em azul marcado minhas compras...

Concluindo

Por sorte meus erros foram com valores relativamente baixos, então até o momento estou sobrevivendo nesse mundo dos investimentos. 

A diversificação me ajudou a evitar a ruína.

Se eu quiser continuar com carteira de ações e FIIs, preciso estudar mais. 

Também preciso continuar fazendo meus planejamentos, definindo percentuais de cada classe de ativos e de cada ativo na carteira, e depois seguir o plano

Definir também o que fazer em caso de algum desastre, até hoje não me preocupei com isso, mas pode ser interessante deixar algum plano B pronto.


Até o futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Viéses do Investidor - Meus erros e aprendizados

Estive lendo um material feito pela CVM, chamado de Vieses do Investidor , e comecei a me lembrar de algumas situações onde tive/tenho esses...