XPCM11 - Pensamentos sobre Risco x Retorno

Olá queridos leitores!

Estou analisando com mais atenção minha posição em XPCM11, eu aumentei minha posição nesse FII após uma forte queda, quando a Petrobras, única locatária do único imóvel do fundo, enviou uma carta para gestora avisando que pretende deixar o imóvel, mais informações:
 1. XPCM11 - Fato Relevante
 2. XPCM11 - Fortes Emoções

Após passado as emoções, volto a analisar com mais calma, e estou vendo que as informações que eu tinha na época não eram suficientes para um entendimento do risco envolvido, e agora vejo que o potencial de queda é ainda maior, porque a própria gestora diz isso:
Ressaltamos que os obstáculos serão desafiadores para as companhias. Conforme mencionado no relatório anterior, a Petrobrás paga hoje ~R$118 por m², valor acima da média de mercados muito mais dinâmicos como o centro do Rio de Janeiro (~R$90/m²). Em Macaé, acreditamos que a média de contratos esteja em ~R$ 40 por m², visto que não é uma praça óbvia do mercado de lajes corporativas do Rio de Janeiro. E é nesse preço de aluguel que calculamos o fluxo do fundo, além da redução do valor, adicionamos custos condominiais e de imposto que devem minar o FFO do fundo e os dividendos distribuídos aos cotistas. Estimamos que o dividendo distribuído cairá para 0,15 por cota (DY de 3,0% à cota de R$ 66), valor aquém dos R$ 0,85 pagos atualmente (DY de 15,5%). Desse modo, enquanto a estatal permanecer no empreendimento, esperamos que o valor da cota permaneça no patamar de R$61~65/cota. Após a sua saída, calculamos que a cota deve convergir para R$ 27,36, resultando em um valor de ~R$ 3.500 por m² para o ativo (queda de 73% em relação ao valor de mercado atual do fundo R$ 13.200 por m²).
Fonte: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYTJiYmE4ZTUtMWNiMS00MjQ3LTk1NDAtNWJkNTBiNDU5OTM2IiwidCI6ImNmNTZlNDA1LWQyYjAtNDI2Ni1iMjEwLWFhMDQ2MzZiNjE2MSIsImMiOjR9

Desse texto tem coisas que não entendi:
  1. Se os novos aluguéis pagarem R$ 40 por m², queda de 66%, mantendo a proporção o novo dividendo seria de R$ 0,28, mas a XP estima que será 0,15, talvez por mais custos condominiais? O valor recebido por cota, bruto, seria de R$ 0,31.
  2. Por que informaram o valor de mercado R$ 13.200 por m²? Pelos meus cálculos, considerando o preço de hoje R$ 58, o valor correto é R$ 7.512,74. A queda no valor de mercado no preço alvo deles, R$ 27,36 para o atual seria de 54%... Essa informação pegou o preço de mercado anterior ao conhecimento da saída da Petrobrás, R$ 102,00 por cota.

Minhas contas pra verificar os números informados
Pelo que entendi disso tudo, o valor patrimonial do fundo não poderia ser R$ 83 por cota, ou entendi algo errado? Se for isso e o aluguel recebido por metro nos novos contratos for em torno dos 40 reais previstos, o DY pelo PL do fundo fica 0,37%, é um aluguel baixo, acho que não condiz com aluguel de sala comercial, tá mais pra aluguel de residência de baixo padrão.

Essa foi a principal informação que levei em consideração para a compra das cotas após a queda, comprando imóvel abaixo de seu preço. Fica aqui um aprendizado que o P/VP é um indicador perigoso de ser utilizado, comprei as cotas pelo baixo P/VP e agora estou vendo que o VP provavelmente foi mal avaliado, visto que o valor do mercado previsto vai ficar em R$ 3.500, longe dos R$ 10.808 avaliados atualmente.

O resultado desse FII na minha carteira até o momento pode ser visto neste gráfico:
Uma bela queda na carteira de FIIs, hoje está em torno de -21% meu resultado em XPCM:

Por sorte essa carteira está apenas começando, pouco dinheiro aplicado e o pensamento é Longo Prazo, então tenho muito tempo pra pensar sobre o assunto e tomar uma decisão mais acertada. Mas de qualquer forma, estou com uma tendência a me desfazer dessa posição, assim como dos FII de agência bancárias (BBPO11 e SAAG11) que estão com uma situação contrária, estão com P/VP atual muito alto, se vieram e emitir novas cotas (o que muitos FII estão fazendo agora) o preço de mercado deve vir mais próximo do preço patrimonial.

Muitas coisas pra pensar, e vocês o que acham sobre o XPCM e P/VP? Comentem aqui.

2 comentários:

  1. Olá Bilionário, olha esses gráficos hoje, https://www.fundamentus.com.br/fii_graficos.php?papel=XPCM11&tipo=3, apesar da enorme diferença no preço informado no relatório gerencial com o preço estimado após a saída da Petrobrás, eles ainda subestimaram a queda, hoje o metro quadrado está nos 2 mil reais. Não dá pra confiar nesses relatórios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está menos ainda, perto de R$ 1k o m² ... talvez agora o mercado está subprecificando, vacância muito alta ainda, apesar que de tempos em tempos vejo umas fake news dizendo que tem contrato novo... mas pra mim já deu desse FII, com só um imóvel não dá, seria melhor se outro FII incorporasse ele.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...