Estudo da B3 - B3SA3

A B3 S.A. - Brasil, Bolsa, Balcão (B3) é a nossa bolsa de valores, antiga BM&F Bovespa, negociada pelo código B3SA3, é dona da CETIP e CBLC, listada no Novo Mercado, com 100% Tag Along e 85% Free Float, faz parte do índice Ibovespa, ou seja, tem boa liquidez, todos indicadores de boa governança.

Sobre a Empresa
A B3 é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa e de balcão.[...] As atividades incluem criação e administração de sistemas de negociação, compensação, liquidação, depósito e registro para todas as principais classes de ativos, desde ações e títulos de renda fixa corporativa até derivativos de moedas, operações estruturadas e taxas de juro e de commodities. A B3 também opera como contraparte central garantidora para a maior parte das operações realizadas em seus mercados e oferta serviços de central depositária e de central de registro. Por meio de sua unidade de financiamento de veículos e imóveis, a Companhia oferece produtos e serviços que suportam o processo de análise e aprovação de crédito em todo o território nacional, tornando o processo de financiamento mais ágil e seguro. http://www.b3.com.br/pt_br/b3/institucional/quem-somos/

A bolsa brasileira existe desde 1890 e passou por diversas mudanças desde sua criação, conforme a imagem abaixo.

Receitas

Ano passado a Bolsa viu o número de investidores crescer muito, e ainda tem espaço para crescer muito mais, considerando que temos menos de 2% das pessoas investindo na bolsa, o que deve fazer com que seus resultados aumentem nos próximos anos. Com esta popularização da bolsa, o volume negociado e ofertas aumentam, gerando mais receita para a bolsa.
Praticamente dobrou número de investidores pessoa física em 2019
A maior parte das receitas da empresa (60%) vem dos serviços de listagem, negociação, liquidação, depósito das ações listadas, mas também tem um bom percentual no mercado de Balcão, serviços de TI e infraestrutura para financiamentos.
Esse percentual do segmento listado vai aumentar ainda mais, com a bolsa em alta...
Aprofundando a análise das receitas no mercado listado, vemos que a participação dos investidores estrangeiros em 2018 era de quase 50% no ADTV, pessoas físicas eram apenas 18%. ADTV é a sigla para Average Daily Trading Volume que, no português, seria algo como “volume médio diário de negociação”, e ADV é Average Daily Volume, ou volume médio diário.

As Receitas no pós-negociação representam 22%, sendo a principal entre as identificadas, maior parte aparece em "Outros"... não achei essa informação tão importante para o dia de hoje, quero ver como vai ficar essa situação com as novas tarifas que divulgaram essa semana, pode ler o Fato Relevante aqui.
Trecho do Fato Relevante falando sobre impacto financeiro
Destaques dos resultados mais recentes, um alto crescimento do lucro líquido, em linha com crescimento da receita, principalmente do segmento listado, que aumentou 58%.
Destaques dos últimos resultados
Abaixo a demonstração de resultado consolidado, clique na imagem para ampliar.

Demonstração dos Resultados
Os indicadores fundamentalistas estão bons, o retorno sobre o PL está em 10%, margem líquida 44% é muito alta, o que é bom, receita cresceu 30% nos últimos 5 anos, o dividendo é um pouco baixo, 2,7%, mas acredito que a empresa está crescendo ainda, quem sabe no futuro esse dividendo aumente, o Preço sobre Lucro (P/L) está um pouco alto, 34,85, mas isso é devido ao fato de que há uma grande expectativa de crescimento da bolsa no Brasil, e os investidores estão aceitando pagar mais antevendo este crescimento.

A empresa também possui dívidas controladas, representando 24% do seu patrimônio, na verdade, se estas informações acima estiverem corretas, a dívida líquida é negativa já que possui mais dinheiro em caixa (Disponibilidades) do que Dívida.

Resultados Históricos - Evolução

Vou pegar agora alguns dados históricos de alguns indicadores para olharmos o crescimento da empresa, receitas, lucros etc.
Este gráfico da receita é muito parecido com gráfico do número de investidores, e também com o gráfico do volume (ADV)

Como podem ver pelo gráfico, a empresa vem conseguindo lucrar ano após ano, e seus resultados dependem muito do mercado brasileiro como um todo, quando a economia vai bem, a bolsa tende a ir bem, no mais achei bem lateral os lucros.
O lucro líquido se manteve estável no período em que a bolsa não crescia, só em 2015 deu um salto, não sei porque.
A cotação, como podemos ver, segue os lucros.

Cotação aumentou a partir de 2015, mesmo tempo que os lucros aumentaram
O patrimônio líquido (PL) da empresa não cresce muito, acho que por ser uma empresa financeira/tecnológica, não precisa de muita "infraestrutura" pra fazer o negócio funcionar.

Com a alta no preço da ação e o PL estável, temos um P/VP aumentando junto com o preço.
Fonte: https://plataforma.penserico.com/dashboard/cp.pr?e=B3SA3
Concorrência e Futuro

Recentemente também saiu uma notícia que vamos ter uma segunda bolsa de valores no Brasil, que traria uma concorrência para a B3, que hoje monopoliza o negócio. Ainda não sei como isso vai funcionar, mas se surgir e tiver sucesso, acredito que as margens da B3 devem reduzir, o que pode até ser bom para nós investidores de forma geral, uma concorrência pode fazer com que a B3 melhore seus serviços.

Ainda tem a possibilidade da B3 lucrar mais, já que ela oferece diversos serviços de Tecnologia para o mercado financeiro, e é dona da CBLC e tal, provavelmente a nova bolsa venha a utilizar estes serviços.

Conclusão

A empresa está tendo um ótimo momento aproveitando a melhora da economia brasileira, queda da taxa SELIC, que fez as aplicações de renda fixa ficarem menos atraentes e muita gente entrou pra bolsa, que é de onde ela tira a maior parte das suas receitas. No histórico, a empresa costuma ter lucros estáveis, paga dividendos todos os anos, possui bons indicadores de governança, boa liquidez e dívida praticamente zerada.


Referências
  1. Número de Investidores na Bolsa - http://www.b3.com.br/pt_br/market-data-e-indices/servicos-de-dados/market-data/consultas/mercado-a-vista/historico-pessoas-fisicas/
  2. Relação com Investidores - https://ri.b3.com.br/
  3. Apresentação - https://ri.b3.com.br/ptb/4380/B3%20-%20Apresentao%20triJan-20%20PT.pdf
  4. Resultados 3T19 - https://ri.b3.com.br/ptb/4426/21610_719829.pdf..pdf
  5. Gráficos dos Resultados - http://fundamentus.com.br/graficos.php?papel=B3SA3&tipo=2
  6. Gráficos de Múltiplos - https://plataforma.penserico.com/dashboard/cp.pr?e=B3SA3
 Até o futuro!

6 comentários:

  1. A B3 é uma empresa muito boa para os acionistas, mas deixa a desejar para os clientes. Espero que abram outra bolsa no Brasil.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Vou seguir esse blog.... Parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Ótima análise, Bilionário.

    Até cogitei montar posição na B3 diante dessa queda recente, entretanto desisti por conta das últimas medidas que a empresa divulgou. Acredito que as notícias poderão criar um alarmismo maior e isso pode abrir uma janela de oportunidade melhor num futuro próximo, enquanto isso sigo de fora. Se chegar num patamar bom de DY, encarteiro.

    Como o colega Marcelo bem salientou, muito boa para os acionistas e péssima para os clientes.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado CdD! Eu já tenho ela em carteira, vou seguir alocando conforme minha planilha de balanceamento mandar, por enquanto ainda considero ela boa. Abraço.

      Excluir
  4. Bilionário,

    Muito boa a sua análise. Estou gostando do seu blog.

    Boa semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...