Estudo da Grendene - GRND3

Olá!

Mais um estudo das ações da carteira, hoje resolvi trazer algumas informações sobre a Grendene, código de negociação, GRND3.

Sobre a empresa

A Grendene foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A Companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte, Grendene Kids e Zizou.

Fonte: http://static.grendene.aatb.com.br/factsheet/1558_3T19%20-%20Fact%20Sheet.pdf
A Grendene é totalmente integrada, com capacidade instalada de 250 milhões de pares/ano em suas cinco unidades industriais, compostas por 11 fábricas de calçados, matrizaria e fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados;

Faz parte do segmento Novo Mercado, 100% de tag along, tem 30% Free float, o sócio majoritário é Alexandre Grendene Bartelle com 41%, conforme o quadro de acionistas.



Atualmente, a empresa está sendo negociada próximo da máxima histórica, apesar de ter tido algumas quedas devido a resultados não tão bons em alguns trimestres do ano passado, que geraram uma boa oportunidade para mim e outros investidores comprarem com desconto :). O volume negociado caiu depois de 2009, não sei porque, se alguém souber comente aqui, mas ainda está na média de 7 bilhões de reais negociados por semana, ou 1,2B por dia, boa liquidez.


Resultados financeiros

O histórico de lucros da empresa é impressionante, até onde consegui informações, a empresa sempre deu lucro, tem dívida líquida negativa, está com muito dinheiro em caixa, fazendo com que o financeiro gere muita receita, além das operações também estarem dando lucro, fazendo com que o patrimônio cresça ano após ano.

Resultados históricos bons. Fonte: https://fundamentei.com/br/grnd

Apesar disso tudo, a receita da empresa deu uma estagnada nos últimos anos, desde 2013 está em torno de 2.2B por ano, sendo que o lucro líquido deu uma reduzida em 2018 e 2019, provavelmente devido a queda da taxa de juros, as aplicações de renda fixa, do dinheiro em caixa, tiveram resultado menor, confira a tabela abaixo.


Geralmente o quarto trimestre é o melhor resultado da empresa, e o segundo o pior, acho que tem a ver com os lançamentos que a empresa faz, e também com a época, final de ano o pessoal costuma sair mais as compras, seja pra presente ou pra si mesmo.

Lucro líquido do 4º trimestre sempre alto, 2º sempre baixo. Patrimônio crescendo igual uma renda fixa :D
Não sei o que a empresa está planejando, mas é visível que ela está tendo resultados inferiores nos últimos 2 anos, deixando todos esse dinheiro em caixa... como os lucros não cresceram de acordo com o patrimônio, o ROE da empresa está caindo, espero que isso mude este ano, mas ainda não vi nada da empresa que indique uma mudança.

Comparativo do Setor

No setor de calçados, temos listada na bolsa 4 empresas, Alpargatas (ALPA3, ALPA4), Cambuci (CAMB3, CAMB4), Grendene (GRND3) e Vulcabras/Azaleia (VULC3).


Fazendo uma análise rápida dos dados acima, podemos dizer que o setor é bom, porque todas elas tem lucros, apesar que a receita de quase todas diminuiu nos últimos 5 anos, somente a Vulcabras teve crescimento da receita neste período, de 10,22%, o que até me deixou curioso pra adicionar na lista de estudo, e quem sabe um investimento. Grendene e Alpargatas praticamente estáveis neste quesito, e Cambuci com -7% neste quesito, apesar de ser o maior ROE no momento, a título de curiosidade, Cambuci é dona da marca Penalty, fui pesquisar porque não conhecia essa empresa.

Pedro Bartelle, será que tem 2?
A Grendene é a que possui de longe a melhor liquidez corrente, 10,77, devido ao alto valor em caixa, além de ter o melhor ROIC do setor, e a única com Div. Yield, ou seja, a única que tem distribuído dividendos, e também a maior margem líquida e margem Ebit, características de empresas líderes de setor.

Outra coisa curiosa que descobri hoje, é que o Sr. Pedro Grendene Bartelle, segundo maior acionista e vice-presidente do conselho de Administração da Grendene, é também o maior acionista da Vulcabrás Azaleia, sendo o presidente da mesma. No mínimo curioso, empresas que são do mesmo setor, com alguns produtos concorrentes, tendo o mesmo dono... deve rolar algum conflito de interesses aí.

Conclusão

Apesar da empresa não ter conseguido aumentar suas receitas nos últimos 2 anos, ainda continua com excelentes indicadores fundamentalistas, não encontrei nada na empresa que me fizesse desistir de investir nela, sendo essa a minha posição com maior alta porcentual da carteira, conforme comentado aqui, tendo hoje 58% de alta desde que comprei.

Estou aguardando o resultado do último trimestre do ano passado, acredito que irá vir um bom resultado, já que historicamente este é o melhor trimestre da empresa.

Se quiserem conferir todos estudos feito até o momento, clique aqui. Se você conhece essa empresa e tiver algo a acrescentar, por favor, comente aqui, desde já muito obrigado!

Referências
  1. Perfil da Empresa - http://ri.grendene.com.br/PT/A-Empresa/Perfil
  2. Fact Sheet - http://static.grendene.aatb.com.br/factsheet/1558_3T19%20-%20Fact%20Sheet.pdf
  3. Análise da Grendene - Video Eduardo Cavalcanti - https://www.youtube.com/watch?time_continue=173&v=3zg9wfarpX8&feature=emb_logo
  4. Fundamentei - https://fundamentei.com/br/grnd
  5. Plataforma Pense Rico - https://plataforma.penserico.com/dashboard/cp.pr?e=GRND3
  6. Setor de Calçados Site Fundamentus - http://www.fundamentus.com.br/resultado.php?segmento=50
Até o futuro!

10 comentários:

  1. Muito bom seu estudo. Grendene vem perdendo market share. Pode ter sido por coleção errada, preço errado... No 3T19 a empresa melhorou o operacional, através de redução de despesas e custos. O que falta agora é voltar a vender rs. Vamos ver o resultado do 4T19.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá GdI! Obrigado pela contribuição, estou ansioso pelos relatórios anuais, pra entender melhor a situação atual da empresa. Abraço

      Excluir
  2. O Artigo para conclusão do meu MBA foi justamente sobre a Grendene, rs. Onde dissertei sobre as vantagens competitivas da empresa e as estratégias voltada para o custo e diferenciação.

    Excelente empresa, ainda não tenho em carteira mas pretendo encarteirá-la.

    Ótima análise, parabéns Bilionário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CdD, então você conhece bem essa empresa!
      Ano passado quando eu comecei a aportar, ela estava muito descontada, fazendo um retrospecto, era a única que eu achei barata quando comprei, as outras todas estavam "caras" no meu ponto de vista, mas não temos como saber o futuro, então diversifiquei bastante.
      Se for ver, as 2 que mais subiram da minha carteira, a primeira foi Grendene, que achei barata, e a segunda foi Wege, que eu achei que estava super cara quando comprei.
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Bilionário.

    Parabéns pelo estudo, bem completo!

    Sucesso para nós!
    foconomilhao.com

    ResponderExcluir
  4. Bilionário do Zero,

    Gostei da sua análise, bem completa.

    Vejo a Grendene como uma empresa com grande potencial de crescimento e valorização, pois com o aquecimento esperado da economia, os produtos que apresentam demanda elástica acabam sendo muito beneficiados.

    Boa semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pela contribuição, não conhecia ainda esse conceito de demanda elástica, a ideia é que quanto mais os preços baixam, maior é a demanda? Abraços

      Excluir
    2. Bilionário,

      A demanda elástica está relacionada com a Economia: quanto maior o poder aquisitivo, mais pessoas conseguem comprar os produtos.

      Por exemplo: produtos básicos como arroz e feijão possuem demanda inelástica, pois mesmo em tempos difíceis, apresentam pouca variação de demanda enquanto produtos como smartphones e televisores são muito prejudicados em tempos de piora econômica, pois as vendas cairão.

      Desculpe a demora, só agora vi seu comentário. Espero ter ajudado. :)

      Boa semana!

      Excluir
    3. Tranquilo, eu dei umas pesquisadas no Google sobre o assunto :) Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...