Uma inspiração para o Blog

Olá!

Hoje assisti este video, "Do Zero ao Bilhão", que conta um pouco da história do Guilherme Benchimol (XP Inc) e do Thiago Nigro (Primo Rico), e tem muito a ver com o objetivo final deste blog, o Bilionário do Zero.

O interessante é que em 2010, mesmo ano que o Thiago começou a ser Agente Autônomo de Investimentos, eu também era AAI, sócio de um escritório da XP, coincidência né, mas acabei desistindo da profissão para voltar a minha área (zona de conforto), que é Tecnologia de Informação, já contei do meu início aqui. Talvez, se eu tivesse pensado mais no longo prazo, poderia estar em uma situação financeira melhor hoje, mas também não posso reclamar, tenho uma vida bem confortável.

Confiram essa entrevista!

Até o futuro!

9 comentários:

  1. Agradeço pela dica, Bilionário do Zero.
    Vou ver o vídeo que postou.

    Um bom final de semana!
    simplicidadeeharmonia.com

    ResponderExcluir
  2. Fala Bilionário!

    Acabei de ler sua história, estou estudando e analisando se vale a pena tirar uma certificação para atuar como agente autônomo de investimento (sou engenheiro e trabalho na area industrial no momento) num futuro próximo, mas pelos custos com CVM, escritório e etc eu teria que acumular uma boa reserva pra isso, né. Poderia contar mais sobre essa experiência? Um assessor com a temática do Buy n Hold não conseguiria mais clientes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CdD, exatamente por causa dos custos que eu acabei desistindo, no início é bem complicado, a receita é baixa, porque você recebe um porcentual da corretagem paga pelos seus clientes a corretora.

      Então, com os planos de corretagem fixa, e ainda mais com corretagem zero em algumas corretoras, exemplo, na XP, você não paga corretagem para FIIs, Tesouro Direto etc, só um valor fixo por ordem de compra/venda de ações, imagina quantos clientes tem que ter, negociando, pra receber uma renda interessante.

      Por isso que muitos escritórios e assessores ficam incentivando o cliente a comprar e vender toda hora, sempre com uma oportunidade nova, eles dependem disso para sobreviver, quanto mais o cliente operar, maior o salário deles.

      Se o cliente não souber usar um Home Broker, e o AAI fizer a operação pela "mesa", aí a corretagem é maior, no meu tempo era a tabela Bovespa (0,5% do valor negociado mais taxas), aí rendia muito mais.

      Eu acho que hoje em dia está mais complicado ser AAI do que 10 anos atrás, por causa desse movimento de zerar os custos para o investidor.

      No seu caso, você é engenheiro, se você conseguir se manter na sua profissão atual, que te dá renda pra se manter, e sobrar uns R$ 1,500,00 reais por mês pra investir em um escritório de AAI, pode ser que de certo. De custos, você vai ter as taxas trimestrais da CVM, vai precisar gravar as ligações com clientes e guardar emails em um servidor (na nuvem provavelmente), para comprovar que o cliente mandou executar as ordens, AAI não pode fazer nada sem o cliente autorizar antes, tem possíveis gastos com aluguel de sala comercial, água, luz, computador, internet, café etc... bastante coisa pra gerenciar.

      Abraços!

      Excluir
    2. Sobre a temática Buy and Hold, é como comentei, o assessor não vai ter grandes lucros com isso, vai ganhar somente na compra, já que B&H dificilmente vende.

      Excluir
    3. Obrigado pela atenção, Bilionário.

      Realmente, com o movimento de taxa zero nas corretagens fica complicado. Eu tava lendo em algum lugar que um investidor credenciado pela XP, ganha através de taxas de administração e também um percentual pela custódia na captação financeira proveniente de seus clientes, ou seja, é preciso ter muito networking sobretudo de gente com bala na agulha, rs.



      Excluir
    4. Sim, se você conseguir captar um grande volume, aí sim vai valer a pena, pode colocar até em Fundos de Investimentos, que recebe um percentual da taxa de administração.

      Eu lembro que contavam de um Assessor, que ficava assistindo aos treinos do Grêmio e do Inter e nos intervalos ia conversar com os jogadores pra eles investir, parece que esse cara estava conseguindo captar em torno de 1 milhão por mês dos jogadores, se for verdade, este se deu bem.

      Excluir
  3. É totalmente legal o que o Primo Rico faz mas eu acho meio... "diferente", não sei explicar, quando a pessoa fica rica com só se envolvendo nesse cenário de investimentos, empreendedorismo, etc.

    Acho bem mais interessante as pessoas que também falam disso mas ficaram grandes com produtos e serviços "reais", como o próprio Guilherme que cresceu com uma empresa que presta serviços, ou Flávio Augusto, vendendo um produto. (Não que o produto do Primo seja falso).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Eu acho que encontrar uma fonte de renda "diferente" é o jeito mais rápido de ganhar dinheiro, pensar fora da caixa, eu conheço algumas pessoas que ganham dinheiro fazendo coisas que eu nunca havia imaginado ser possível, como vender likes e seguidores no instagram e facebook... fazer o que todos já fazem pode dar certo se você conseguir fazer melhor que os outros e se destacar, senão é bem difícil.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...