Meu início nos Investimentos

Olá a todos!

Tela do Sistema 900% em 2 anos
Hoje vou contar um pouco da minha trajetória no mundo dos investimentos.

Eu tive meu primeiro contato com a bolsa de valores em 2009, foi um serviço freelance, desenvolvimento de um simulador de médias móveis, back tests, e com isso acabei aprendendo muito sobre análise técnica/gráfica, meus primeiros investimentos foram utilizando trade systems de médias móveis, foi paixão a primeira vista, os backtests prometiam rentabilidades de mais de 100% ao ano, pensei que ia ficar rico.


Em 2010, estudei, fiz a prova da ANCOR e virei Agente Autônomo de Investimentos, trabalhei por uns 2 anos operando estratégias para alguns clientes, não consegui muitos clientes na época, até mesmo familiares tinham muito medo da renda variável, o que por um lado foi positivo, porque os que entraram acabaram cometendo todos os erros que um investidor iniciante pode cometer, e foram desistindo, levando a crença de que Bolsa é ruim, bolsa é cassino etc.

Infelizmente, eu cometi muitos erros ao desenvolver essas estratégias iniciais, os períodos utilizados para backtest eram de mercado de alta e baixa bem definidos, até 2007 uma grande alta, em 2008 tendência de baixa com a crise nos EUA, e 2009 o mercado BR foi só alegria... De 2007 até 2009 o gráfico do IBOV foi tipo esse aqui:

Vida de um Investidor sem Estratégia (A pior estratégia é não ter uma estratégia)

Exemplo de operações com estratégia de médias móveis no mesmo período:
Exemplo do funcionamento de estratégia com médias móveis, parece bonito, mas em mercado lateral é ruim
Alguns erros que cometi nas simulações:
  • Desconsiderar a baixa liquidez, você quase nunca consegue realizar as operações no preço que a simulação realizou, por exemplo, quando na estratégia cruzava as médias indicando compra a R$ 10,00, você foi no mercado comprar, mas só tinha oferta de venda no book a R$ 10,01, R$ 10,02... e para o volume operado seu preço médio de compra ficou nos R$ 10,03. Na hora da venda mesma coisa, estratégia mandou vender a R$ 10,50, mas não tem oferta de compra nesse valor, você vende a mercado pra seguir a estratégia, e acaba diminuindo bastante o resultado final. Conclusão: O resultado real sempre vai ser pior do que o resultado de uma simulação. Pra evitar isso você pode fazer os backtests já considerando essa perda nas operações, o que vai te dar um resultado bem mais próximo do real.
  • Desconsiderar todos os custos envolvidos durante as simulações. Na época, a melhor das hipóteses era corretagem fixa por operação, mas o padrão era tabela Bovespa, que cobrava R$ 25 reais por dia em que operava, mais 0,5% do volume, daí mesmo que não compensava. 
  • Período testado muito curto, e com tendências que favoreciam a estratégia utilizada.
Os resultados só não foram piores, porque pelo menos nós tínhamos uma estratégia, era ruim, mas evitamos de ficar comprando no topo e vendendo no fundo, igual o exemplo do investidor sem estratégia da figura acima. De 2010 a 2012, período que operei, o mercado ficou bastante lateral, dando muita operação "falsa" nos cruzamentos de médias, médias cruzando toda hora, dando uma rentabilidade bem abaixo da esperada.

Ibovespa 2007-2012

Com os custos que tinha pra exercer a profissão (taxas CVM, escritório, etc), e a baixa renda obtida, o negócio não compensava mais, acabei largando essa profissão e com todo conhecimento e experiência prática adquirida, resolvi voltar a estudar, e junto com um amigo, criamos novas estratégias, agora sim mais robustas, mas com resultados bem menos atraentes.

Como nós tínhamos pouco dinheiro para investir, e os custos eram altos, resolvemos tentar vender cursos ensinando a operar as estratégias, e 6 meses depois a gente tinha vendido exatamente Zero cursos, resolvemos que era hora de abandonar o negócio e voltei a trabalhar na minha área de formação.

Fiquei acompanhando o mercado de longe depois disso, com vontade de operar as novas estratégias criadas, mas sabendo das dificuldades que é operar com pouco dinheiro, fiquei de fora por um bom tempo.


Eu 2014, eu e minha esposa decidimos sair do aluguel e construir uma casa financiada pelo programa Minha Casa Minha Vida Dívida, e acabei com toda poupança acumulada com objetivo de investir, só consegui juntar dinheiro de novo 2 anos depois, quando voltei investir na bolsa de valores.

2016 foi um ano muito bom, minha mentalidade nessa época já era mais voltada ao longo prazo, o mercado ajudou bastante também, só que neste mesmo ano, resolvemos ampliar a casa, porque com o dinheiro do Minha Casa Minha Dívida só deu pra fazer a metade do que a gente queria, aí saquei tudo de novo e fiz mais dívidas, que estou até hoje pagando kkkk que furada.

Operações realizadas 2016
Os negócios renderam muito bem naquele ano, mas muito menos do que renderiam se estivesse posicionado até hoje...  Essas corretagens baixas eu consegui com tabela Bovespa na CEF, o Home Broker era uma porcaria, mas pelo menos os custos eram baixos pra quem investia pouco dinheiro. Agora temos opções bem melhores, com custo zero inclusive, imagino que aquelas minhas estratégias renderiam muito mais hoje, mas não tenho mais ânimo pra passar o dia em frente ao Home Broker.

Resultado final das operações de 2016, sem contar os dividendos
Depois da ampliação da casa, eu passei um bom tempo sem conseguir guardar dinheiro, só pagando prestações, e somente este ano (2019) estou com as finanças um pouco melhores e voltei a investir, mas aos poucos, pra relembrar e me disciplinar novamente, desde então estou compartilhando aqui a carteira e as decisões.

Esse é o resumo da minha experiência na bolsa, e você, como foi?

Bis bald!

2 comentários:

  1. Ver KNRI11 a R$ 107,00 dói na alma. Por que não comecei antes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que comprei e acabei vendendo :(

      Vamos ver se dessa vez consigo manter minha carteira por muitos anos, chega de construções hehe

      Abraço!

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...