Itaúsa compra 49% da Liquigás

A Itaúsa comprou 49% da Liquigás Distribuidora, conforme fato relevante que recebi por email.
Conforme o fato, para este ano esta aquisição não terá efeitos nos resultados da Itaúsa, mas para o ano que vem, espero que o resultado seja positivo. Fui dar uma olhada no site da Liquigás, e tirei alguns prints pra compartilhar com vocês, pode clicar nas imagens para ampliar, ou ir para os relatórios originais no site e ler na integra.
2017 foi um ano bem ruim para a empresa, 2016 teve um veto do CADE

Balanço mais recente que encontrei no site
 A empresa tem um PL perto de 1B, 49% foi adquirido, seria algo perto dos 500M comprado por 3.7B, que dá 7x esse valor, o lucro líquido máximo registrado foi em 2016, 200M, se voltar a render isso, considerando metade do valor distribuído para Itaúsa, daria 100M por ano, vai demorar 37 anos pra se pagar, fiz as contas certas?

Aqui pelo visto deu algum problema com o CADE...


Apesar da forte queda nos lucros em 2017, pelo que pude ver a empresa possui pouca divida, um grande market share (21%), e tem conseguido lucrar nos últimos anos, comentem aqui o que acharam dessa aquisição?

4 comentários:

  1. Eles devem estar de olho no programa do Paulo Guedes “choque de energia barata que vai quebrar o monopólio da petrobras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dei uma pesquisada e tem algumas notícias de que ele quer baratear através da quebra do monopólio da Petrobras no setor, mas por parte do governo, era plano deles privatizar o máximo possível desde o início.

      Abs

      Excluir
  2. Vejo bom bons olhos. A Liquigás poderá anos mais promissores com a participação da Itaúsa.

    Veremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que assim seja! Ainda falta aprovação do CADE pra concluir o negócio, assinaram o contrato no dia 7, um dia depois de receberem a proposta.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Fechamento 060 - Março de 2024

Olá! Chegamos ao fechamento mensal de número 60, ou seja, 5 anos de acompanhamento da carteira aqui no blog, não posso dizer que passou rápi...