O que é e como encontrar Ações com Vantagens Competitivas

Essa live do Holder eu tive que compartilhar, não está listada no canal dele, mas tem muito conhecimento compartilhado, não sei até quando este vídeo vai ficar no ar, você pode colocar o video na velocidade 1.5x que dá pra entender, volte se ficou com dúvida.



Minhas anotações sobre Vantagens Competitivas - Greenwald:
  • Escala
    • Quanto maior for a empresa, mais ganho de escala ela consegue ter, diluindo despesas fixas.
  • Oferta:
    • somente você possui o produto (tecnologia proprietária);
    • fabricação de produtos por custos menores que seus concorrentes (matéria-prima mais barata)
    • expertise de fabricação: a empresa sabe a melhor forma de fabricar o produto
  • Demanda:
    • Poder do hábito (vícios como cigarro, Cerveja, Coca-Cola, Mac, ...)
    • Custo de troca (ex.: sistemas são caros para migrar, fora que muitas vezes dá tanto problema que no final o cliente quer voltar para o sistema antigo)
    • Dificuldade de encontrar outro produto
Empresas sem vantagens competitivas precisam focar em aumentar sua eficiência, ou seja, ter o menor custo possível, vender o mais barato possível, estrutura enxuta, margens baixas etc.

Para saber se uma empresa tem vantagens competitivas, deve-se analisar o market-share e ROIC histórico, se uma ou duas empresas tem grande market-share e ROIC por muitos anos, essas empresas possuem vantagens competitivas.

Vantagens Competitivas - Michael Porter

  • Rivalidade entre Concorrentes
    •  Análise setorial, se as empresas tem margem baixa, é porque tem muita concorrência e precisam baixar o preço, diminuindo as margens operacionais. Ex.: Farmácias
  • Poder de Negociação dos Clientes
    • Somente a empresa fabrica o produto? Tem substitutos? Tem a ver com as vantagens de Oferta do Greenwald.
    • A empresa tem poucos clientes que geram a maior parte da sua receita? O cliente tem um poder grande de negociação nesse caso, quanto mais pulverizada a base de clientes, menos poder de negociação terão.
  • Poder de Negociação dos Fornecedores
    •  Inverso do anterior, se você é um cliente grande, você tem o poder de negociação, se seu fornecedor tem muitos clientes, menos poder você tem na hora de comprar.
    • Commodities sempre tem vários vendedores, e o produto tende a ter a mesma qualidade, neste caso tanto faz de quem você compra, pode buscar o menor preço.
  • Entrada de Novos Concorrentes
    • Quanto maiores as margens, menor a diferenciação, menor o investimento inicial, mais atrativa é a entrada de novos concorrentes.
  • Ameaça de Produtos ou Serviços Substitutos
    •  É fácil criar um produto semelhante? 
    • Quais as vantagens e desvantagens dos produtos concorrentes?
 Matriz S.W.O.T ou FOFA - Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças



Dúvidas
  1. Por que não investir em IVVB11?
    • IVVB11 é um ETF que apenas compra cotas do ETF IVV, você paga taxa de administração 2x ao comprar um ETF que investe em outro ETF.
    • Nos EUA os ETF distribuem dividendos e tem tributação sobre eles de 30%, no Brasil os ETF não distribuem dividendos.
    • Pra receber algo, você vai precisar vender, na hora de vender vai ter que pagar IR, no Brasil não tem isenção pra ETF nem de 20 mil reais, nos EUA, venda de ETF tem isenção até R$ 35.000,00.

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