Trabalhe 4 Horas por Semana

Olá pessoal!

Trabalhe 4 horas por semanahttps://amzn.to/2WSCDM3
Estou lendo o livro de Timothy Ferriss, "Trabalhe 4 Horas por Semana", e achei alguns coisas interessantes, embora como o título sugere, eu não acredito que conseguiria trabalhar apenas 4 horas por semana em um negócio tradicional, que é onde a maioria se encaixa. Apenas através de e negócios altamente automatizáveis como e-commerce ou Marketing Digital é que isso pode funcionar, depois que já tiver muito tráfego orgânico ou pago.

Pontos interessantes:
  • Defina metas. Liste 5 coisas que você deseja TER, 5 coisas que você deseja SER, e 5 coisas que você deseja FAZER, então crie um plano para conseguir, com atividades bem definidas e prazos.
  • Elimine o maior gargalo que limita o crescimento do seu negócio, você mesmo. Dê poder de decisão. Dê toda a informação para seus funcionários ou terceirizados e permita que eles tomem as decisões, eles são mais espertos que você pensa, e dessa forma não ficam te pedindo toda hora o que fazer, te liberando para outras atividades.
  • Fuja de reuniões. Reuniões são pouco produtivas, peça para que te enviem as dúvidas por e-mail e somente se for urgente, por telefone. Deslocar-se e reunir diversas pessoas em uma sala para tratar de assuntos diversos é ruim e te deixa preso a um lugar, sendo que para o estilo de vida Nômade que o autor sugere, isso é inviável. 
  • No caso de não poder evitar a reunião, crie uma lista clara de objetivos e estabeleça uma hora para terminar, ou peça para ser o primeiro a falar e saia antes, invente um compromisso se for necessário.
  • Faça suas atividades em lote. Exemplo, não leia seus e-mail assim que eles chegam, marque um horário do dia pra fazer isso e evite ficar interrompendo suas atividades toda vez que receber uma notificação de email, whatsapp, mensagem etc. Com isso você não perde o foco em atividades importantes, as interrupções são muito prejudiciais, você perde sua concentração, perde tempo pra reiniciar sua atividade anterior, etc. Então, desative notificações.
  • Terceirização e Automação. Aqui é um ponto chave do livro, aprenda a delegar e a pagar outras pessoas a fazerem coisas por você, isso é crucial para atingir o estilo de vida desejado. Mesmo que você possa fazer algo de graça, pagando outra pessoa pra fazer isso você se libera e ganha tempo para outras atividades mais rentáveis.
  • Cuidados ao delegar e automatizar: "A primeira regra de qualquer tecnologia usada em uma empresa é que a automação aplicada a uma operação eficiente aumentará a eficiência. A segunda é que a automação aplicada a uma operação ineficiente aumentará a ineficiência." BILL GATES. 
  • Elimine antes de delegar. Nunca automatize nada que possa ser eliminado, e nunca delegue algo que possa ser automatizado ou dinamizado.
Uma última dica, eu estou lendo estes livros utilizando o Kindle no PC e no celular, "gratuitamente", através do Amazon Prime, serviço de assinatura que te dá frete grátis em alguns produtos, acesso a Amazon Music e Amazon Video, por R$ 9,90 ao mês, ou  R$ 89,00 ao ano (25% de desconto). Eu achei o custo benefício muito bom, porque tem muitos livros da minha lista que posso ler de graça no app, além de ouvir música e ver séries e filmes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...