Estudo da Brasil Foods - BRFS3

Olá a todos!

Este estudo foi sugestão de um colega de trabalho, Brasil Foods não é uma empresa que eu acompanho, porque ela não passou nos meus filtros iniciais, que são empresas lucrativas, mas olhei o histórico dela, e foi uma empresa muito boa por muito tempo, de 2016 em diante que ela vem apresentando prejuízos, por isso não vou me aprofundar muito na análise, mas vou adiantar que pode ser um caso de Turnaround.

Cotação subindo até 2015, caindo até 2018, agora parece que saiu da tendência de baixa (graficamente falando kkk)

Sobre a Brasil Foods

63% Free Float, mas administradores quase não tem participação
Pra começar o estudo, acessei o site do RI da empresa, e tem muito material, e bem feitos, PDFs com links e tal, gostei bastante, acho que é uma empresa que se preocupa em informar bem os investidores, ela é listada no Novo Mercado, então isso ajuda bastante.

Tem 63% de free float, boa liquidez, olhando o gráfico, dá pra ver que o volume negociado subiu bastante em 2018 e tem se mantido alto, empresa já subiu uns 60% nos últimos 12 meses.

Um ponto negativo que eu achei olhando a composição acionária, é que os administradores não tem muita participação, e os maiores acionistas são fundos de previdência, eu achei isso um pouco estranho, comentem aí o que vocês acham dessa estrutura? É bom ou é ruim? Eu acho que os administradores deveriam ter uma participação maior, a tal da "pele em jogo".

No geral, a empresa é uma GIGANTE do setor, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, maior exportadora de Frango, dona de diversas marcas, apesar que o CADE obrigou a empresa a vender várias marcas quando a Perdigão e a Sadia se uniram, essas marcas foram vendidas para Marfrig, que depois revendeu para JBS, não lembro onde foi que li isso.


As principais marcas da empresa são:

Marcas principais
As marcas mais conhecidas no Brasil são Sadia, Perdigão e Qualy, mas tem outras que são famosas na Europa, América e Ásia.

Indicadores fundamentalistas

Os fundamentos da empresa estão ruins atualmente, embora tenham melhorado um pouco no último ano, acho que devido a peste suína na China que fez aumentar suas exportações, mas como a empresa ainda tem prejuízo, os indicadores baseados em lucro como P/L, LPA, ROE ainda estão todos negativos.


Pra explicar um pouco melhor o que aconteceu com a empresa, que deu lucro por uns 20 anos seguidos e hoje está no prego, encontrei essa imagem com alguns fatos relevantes, como a Operação Carne Fraca em 2016/2017, Operação Trapaça em 2018, pra ver como o setor é complicado, como as margens são baixas, qualquer aumento nos custos ou problemas nas vendas já vira prejuízo.

Análise da XP: https://conteudos.xpi.com.br/acoes/analises-fundamentalistas/analises/acoes-brfs3-brf/
Confira abaixo alguns indicadores do relatório da empresa, volume de vendas se manteve estável, receita até subiu, mas o lucro se foi.

Indicadores Financeiros
O patrimônio Líquido da empresa caiu bastante nesse tempo que a empresa esteve tendo prejuízo, em 2018 eles tiveram que vender boa parte das suas operações, pode ver pelos indicadores abaixo.


Olhando os resultados trimestrais, deu pra ver que conseguiram melhorar as margens, acredito que se mantiverem isso no 4º trimestre, o consolidado de 2019 venha com pequeno lucro, melhorando bastante os indicadores da empresa.
Resultados Trimestrais, destaque pro D.L/EBITDA que caiu pra 2.9
Conclusão

Bom, agora é aguardar os resultados do último trimestre, e ver o relatório consolidado de 2019, pra sabermos exatamente como anda a saúde da empresa, ao que tudo indica vai se recuperar, está investindo bastante no mercado Halal, pra atender muçulmanos, acho que o mercado asiático, China, Índia e outros daquela região, vão consumir muita carne nos próximos anos, já que eles já são potências e ainda estão crescendo forte.

Eu acredito que o setor de Alimentos deveria ser melhor, considerando que todos precisam se alimentar diariamente, mas na prática, as empresas parecem ter bastantes problemas, das empresas do setor, poucas estão dando lucro atualmente, olha essa imagem abaixo.
Empresas do Setor de Carnes: https://www.fundamentus.com.br/resultado.php?segmento=37
Das 6 empresas, 3 tem lucro e 3 tem prejuízo, apenas JBS e Excelsior (BAUH) com bons resultados, Marfrig não cheguei olhar direito, mas pelo baixo patrimônio, ficou com ROE gigante... setor bem complicado, então pro Longo prazo acho inviável, mas pro curto/médio prazo quem sabe, ou um percentual bem baixo da carteira.


Referências
  1. RI da Empresa - https://ri.brf-global.com/
  2. Fundamentus - https://www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=BRFS3
  3. Análise da XP - https://conteudos.xpi.com.br/acoes/analises-fundamentalistas/analises/acoes-brfs3-brf/
  4. Comparativo do Setor - https://www.fundamentus.com.br/resultado.php?segmento=37
Até o futuro!

9 comentários:

  1. Outra bela análise, Bilionário.

    Lembrei da relação do Vicente Falconi (consultor da Ambev, BRF e outras multinacionais) com a BRF, foi da euforia com as ações até um prejuízo gigantesco, recomendo a pesquisa.

    Esse setor é complicadíssimo, não colocaria numa carteira voltada para o longo prazo.

    Pra quem opera através de notícias macroeconômicas, pode se beneficiar através de um swing ou position trade, pois sempre abre brechas de entradas em virtude de algum surto ligado a carne e que acaba refletindo positivamente na cotação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá CdD, vou pesquisar pra ver essa relação, a princípio aqui foi só um estudo mesmo, não pretendo ter ações dessa empresa por enquanto. Abraço

      Excluir
  2. Olá, Bilionário!

    A legislação que trata da tributação sobre a alienação de ações e fundos imobiliários é absolutamente arcaica e injusta. A regra tributária nas duas situações chamam a atenção pela desproporcionalidade para os pequenos investidores.

    Por isso, existe uma ideia legislativa no Senado Federal para a criação da “Lei do Pequeno Investidor”, clique aqui: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=131237&voto=favor

    Para entender melhor a ideia legislativa, há um pequeno texto a respeito, acesse aqui: http://antipoda.com.br/ideia-legislativa-lei-do-pequeno-investidor/

    Peço a ajuda para que votem e divulguem essa ideia legislativa. A ideia precisa de 20 mil apoios, até 07/05/2020, para ser formalizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

    A discussão do tema no Congresso poderá criar outros benefícios para diminuir os entraves para investir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maurício, seja bem-vindo ao blog!

      Dei uma lida na sua proposta, achei interessante, realmente esse valor de R$ 20k nas ações já está defasado pela inflação, e se isso valesse para outras operações, como lucros em operações com FIIs, seria muito bom e evitaria muita confusão na hora dos pagamentos e de declaração.

      Já dei meu apoio lá, valeu!

      Excluir
    2. Valeu, Bilionário! Temos que divulgar para chegar ao máximo de pessoas, porque são necessários 20 mil apoios. Abraço!

      Excluir
  3. Fala BdZ

    Essa é tipo uma PG brasileira, gigante de marcas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VdD! Mas a P&G tem produtos bem mais tranquilos né? Alimentos tem muita norma e cuidados que as empresas precisam ter, que se não fizerem acontece o que aconteceu com a BRF. Abraços

      Excluir
  4. Só tenho a agradecer pela sua análise de BRF, eu venho buscando informações sobre essa empresa para analisar a possibilidade de compra e confesso que alguns aspectos só encontrei análise no seu post.

    Eu particularmente penso duas coisas sobre essa empresa: é um setor essencial (alimentação) e pouco propenso a sofrer com essa turbulência do "disruptivo", o que pra mim quer dizer que é uma empresa previsível, PORÉM você mesmo mencionou que qualquer impacto negativo é capaz de causar um prejuízo. Algo que me faz ficar com o pé atrás com essas exportadoras de carnes é que são facilmente atingidas pelo protecionismo visto que o país comprador pode alegar "questões sanitárias" para suspender a importação ou então a deixar muito burocrática.

    Abraços.

    Adicionei seu blog na minha lista de blogs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Poupador, é exatamente isso que comentou, quando aconteceu a operação carne fraca, vários países pararam de importar carne da BRF.

      Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...