Aporte de Fevereiro feito em Janeiro

Olá!

Ontem fiz o aporte de R$ 350,00 que eu faria segunda-feira, Fevereiro, com isso, acabei somando R$ 700,00 neste mês de Janeiro, já tinha aportado os R$350,00 deste mês.

Queria aproveitar as quedas desta semana pra comprar mais ações e algumas cotas de FIIs, mas olhando o balanceamento da carteira, as ações ainda estão com % acima do objetivo, então não vou comprar ações agora. Pra seguir a estratégia, comprei apenas 1 cota do FII XPLG11, paguei R$ 134,13, e o restante coloquei em Tesouro Direto, sendo 0,02 de Tesouro SELIC e 0,05 de Tesouro IPCA+ 2045.

Gráfico do XPLG11, 6 meses
A minha estratégia de investimento é baseada em definir um percentual em cada tipo de ativo. Os percentuais que defini inicialmente é 50% em renda fixa, 25% em FIIs, e 25% em Ações. Atualmente as ações estão com quase 29%, devido as últimas altas.


A ideia por trás dessa estratégia se resume em comprar na baixa e vender na alta, mas como eu estou na fase inicial de acumulação, praticamente não faço vendas, apenas compro.


Até o futuro!

13 comentários:

  1. Boa, Bilionário!

    Essa estratégia de alocação de ativos é muito boa, pois você mantém uma gestão de risco e não compra e/ou vende operando notícias, simplesmente movimenta a carteira de acordo com seu percentual estabelecido.

    Quase antecipei meu aporte também, porém o farei na próxima semana.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dinheiro entrou e não me aguentei, já fui e fiz o aporte hehe.
      Abraços!

      Excluir
  2. Seria interessante colocar uma parte em dolar, a maneira mais facil é via ETF IVVB11.

    abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tom, sim, eu estou estudando pra começar investir no exterior, mas não tenho pressa, abri uma conta na Avenue estes dias pra ver como é e foi muito simples, mais fácil que aqui no Brasil.

      Sobre esse ETF eu não gosto muito por causa das taxas e questões tributárias, mas é uma forma de ter exposição no exterior sem sair do Brasil.

      Abraços!

      Excluir
  3. Show de bola Bilionário, estou acompanhando sua caminhada. Gostei bastante do seu blog.

    ResponderExcluir
  4. Força na sua caminhada Bilionário.
    Como o Frugal Simples fala: "Cada real economizado e investido é um soldado a mais na guerra".
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado IM!! Com certeza, cada real conta. Tem aquele ditado, de grão em grão, rumo ao bilhão! hehehe Abraços

      Excluir
  5. Olá amigo.

    Vi seu interesse em participar do ranking, infelizmente eu não sou mais o responsável pelo mesmo, agora é o Engenheiro investidor.

    Para se candidatar é no blogue dele http://oenginvest.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá Bilionário,

    Eu particularmente gosto desta estratégia (eu a utilizo). No meu caso, hoje os percentuais estão assim 38% renda fixa e os 62% em ações, fiis e eua.

    A ideia será aumentar a renda fixa daqui a uns 10 anos. Vamos ver se isso se seguirá rs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você se baseou na regra da idade pra definir o percentual?
      Acho que foi o Cerbasi que inventou, de colocar a sua idade em renda fixa, e o restante em variável, para ir aumentando o % em segurança conforme fica mais velho.
      Eu baseei minha decisão dos 50% considerando a rentabilidade de longo prazo dos ativos, conforme explicado no livro do Fisher, Investindo em Ações no Longo Prazo.

      Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...