Metas para 2020

Olá, hoje é o último dia de 2019 e consegui tirar um tempo pra escrever algumas metas para o ano que vem, além de avaliar como foi este primeiro ano do blog, que no meu ver foi bem positivo.

Meta de Investimentos

Para começar, as metas de aportes e valores investidos foram superadas, graças as rendas extras desenvolvidas. O plano era aportar R$ 250,00 por mês, mas tive meses que gastei muito ou ganhei pouco e não consegui aportar, e tive em meses que as rendas extras proporcionaram bons aportes, fazendo com que a média superasse esse valor, e ficasse com quase o dobro do previsto no acumulado, também o mercado em alta ajudou bastante nisso.
Metas de investimentos 2019 superadas!
Em relação aos resultados de investimentos, as maiores altas estão com Grendene (56%) e Wege (42%) nas ações, e MXRF11 (24%) nos FIIs. Na ponta negativa, temos a Ambev (-3,89%), a B3 que está no zero a zero, tendendo a cair mais devido a nova concorrência que vem aí, e o FII XPCM11 que vendi com um pouco de prejuízo estes dias, pode relembrar os fatos clicando AQUI e AQUI.

Para o ano que vem, pretendo seguir fazendo rendas extras, a meta aqui é superar 2019, onde fiz R$ 5.560,00, por isso, vou mudar meu planejamento inicial, e vou aumentar a meta de aporte mensal para R$ 350,00, e vou reajustar os valores das metas partindo do total acumulado até agora, para 2020. Se for ver, se conseguir atingir a meta de renda extra, os aportes mensais médios já poderiam chegar em R$ 463,00 só com os extras, mas tenho algumas outras metas/objetivos que provavelmente vão consumir boa parte dessa renda extra, então, vou seguir conservador aqui.

Com a superação da meta neste ano, a meta do 1º Milhão antecipou 1 ano, 2034.
Nessa simulação, considerei que os aportes aumentam para R$ 1.000,00 a partir de 01/06/2022, que é quando terei um aumento salarial maior, e outro aumento nos aportes em 01/08/2025, passando para R$ 2.500,00, devido a quitação de um empréstimo no mês anterior, a ideia é pegar o valor que pagava no empréstimo e somar no aporte. Também considerei rendimentos de 0,5% até 01/06/2022, o que é conservador no meu ver, e aumentei para 1,5% ao mês após isso, não sei como poderia fazer uma simulação mais exata considerando o reinvestimento dos rendimentos.

As metas de aportes iniciais não são muito grandes, mas vejo isso como positivo, para ir ajustando minha carteira e selecionando melhores ativos, até o momento que terei conhecimento e experiência para aportar valores maiores com mais segurança.

Metas Pessoais Diversas

Além das metas de investimentos, também defini metas pessoais, que até hoje nunca fiz por escrito. Geralmente a gente pensa nas coisas que quer fazer no próximo ano, mas não escreve em um local que seja fácil de verificar no final do ano seguinte, escrevendo aqui eu resolvo este problema, também penso em fazer um acompanhamento e registrar a evolução, então... são elas:
  • Na área da Saúde:
    • Praticar atividades físicas regularmente, pelo menos 4 horas semanais, ou mínimo 30 minutos por dia (academia, corrida, caminhada, bicicleta, futebol, etc), se der vou compartilhar aqui um resumo mensal das atividades pra acompanhamento, tem alguns apps de corrida bem úteis pra isso.
    • Ir no dentista pelo menos 3x ao ano, ou a cada 4 meses. Parece pouco, mas acho que é mais do que fui este ano, eu não me cuido muito nisso, preciso melhorar.
    • Melhorar alimentação, ingerir menos cerveja, este ano eu fiquei uns 6 meses sem beber, porque bebi um dia sim outro não hehehe.
    • Dormir mais, e beber mais água.
  •  Na área da :
    • Quero ler a Bíblia todos os dias, essa vai ser complicada, mas existe um plano de leitura da Bíblia em 3 anos, que quero seguir, iniciando amanhã.
    • Amar a Deus pela participação de pelo menos 3 cultos por mês.
    • Amar ao Próximo através da participação em grupo de família e serviços na igreja, música, canto, diácono, etc.
    • Ofertar regularmente % do meu salário.
  • Na área do Conhecimento:
    •  Ler 2 livros por mês, 1 sobre finanças/investimentos e outro pode ser ficção ou qualquer outro que me interesse, o de finanças pretendo publicar o resumo aqui no blog.
    • Estudar 1 Empresa por mês, e publicar aqui no blog o estudo, como meus estudos geralmente são simples, talvez eu faça até de 2 empresas. Você pode ver todos já feitos clicando AQUI.
    • Ler todas publicações de fatos relevantes, relatórios gerenciais, análises e outras informações publicadas pelas empresas e FIIs que sou sócio.
    • Estudar mais idiomas, estou esquecendo o que já aprendi por falta de uso, acho que vou tentar assistir alguns filmes sem legenda, ler livros em inglês talvez, e também estudar através de músicas, por que aí aproveito e pratico o violão, que é outro item que foi bem pouco usado este ano.
  • Na área do Lazer:
    • Fazer 2 viagens, uma para a praia em março, e outra para visitar parentes distantes, provavelmente em julho ou agosto. 
    • Ter mais tempo de qualidade com minha esposa, acho que peco nisso diariamente. 
    • Sair/visitar amigos/familiares, isso eu já faço bastante, pretendo continuar.
    • Festejar datas importantes, aniversários, bodas e conquistas.
  • Outros objetivos:
    • Trocar de carro, fazem 3 anos que estou com o atual, e vejo que poderia ter um mais econômico, este ano inclusive, quase que troquei ele por uma moto + carro, com a ideia de ir trabalhar de moto. Aqui entram algumas despesas extras com transferência, e talvez com a diferença entre veículos, se comprar um mais caro.
    • Antecipar algumas parcelas do financiamento da CEF, se possível renegociar e tentar juros menores, já são baixos, mas com essa SELIC na mínima, vai que dá.
Em resumo, meus desejos para 2020 são Saúde, Fé, Conhecimento, Lazer e Bons Investimentos! Desejo também a todos que me acompanham um feliz e próspero 2020! Abraços.

7 comentários:

  1. Ótimo post e ótimas Metas meu amigo, gostei muito, sinto que você está no caminho certo. Melhor das benção para você irmão !

    ResponderExcluir
  2. Bilionário,

    Parabéns por ter alcançado suas metas de investimentos de 2019!

    Achei interessante você ter colocado a leitura da Bíblia como uma de suas metas, pois geralmente esse objetivo não é lembrado.

    Feliz 2020!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado S&H!! Realmente a leitura da Bíblia é rara nas metas, mas ano que vem quero me esforçar nesse ponto. Valeu!!

      Excluir
  3. Nossa! O teu blog é muito bom!! Muito detalhada. Te add no meu blogroll. :)

    ResponderExcluir
  4. Domingo em casa, resolvi dar uma revisada nas metas, e já vou dar Spoiler que o COVID-19 terminou com cultos presenciais e grupos de família, tive que adiar uma das viagens programadas, talvez ainda saia em Setembro se tudo estiver OK e estivermos vivos, tive várias despesas com o carro não previstas, trincou o eixo, certeza que era defeito de fabricação porque teve um recall um tempo atrás, mas não quis me incomodar mais em tempos de COVID, enfim, provavelmente não vou trocar de carro; as festas e visitas estão bem limitadas também. Pra resumir, a partir de março as metas foram bem prejudicadas... mas vamos lá, espero que depois de Agosto tudo melhore.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...