Estudo da ENBR3 - EDP Energias do Brasil

Olá a todos!

Voltando aos estudos, ainda não tenho ações do setor de energia elétrica na carteira, sendo que esse é um setor que eu acho muito interessante, pra começar o estudo, fiz alguns filtros iniciais nos dados das empresas do setor de energia no site Fundamentus, e fiquei com as seguintes opções:
Empresas Filtradas do Setor Energia Elétrica, Dados do Site Fundamentus (06/12/2019)
Destas opções, dei uma pesquisada e as que o pessoal mais recomenda compra pela Internet afora são EGIE3, ENBR3 e EQTL3. Vou começar estudando a ENBR3 hoje.

Histórico da Empresa, Perenidade

A EDP Energias do Brasil está listada no segmento Novo Mercado, que é o segmento que possui a melhor governança (em teoria), foi fundada em 2000, listada na bolsa em 2005, no setor de energia elétrica, acho que deve ser o setor mais perene da bolsa, atua com geração, transmissão e distribuição de energia, bem diversificado dentro do próprio setor.


Dei uma conferida na Analise do Eduardo, e tirei um print dessa tabela, confere o crescimento da empresa:


Múltiplos da Empresa

A empresa é negociada na bolsa próximo a máxima das últimas 52 semanas, tem subido bastante este ano, mesmo assim, hoje o P/L ainda está próximo de 9, e tem uma previsão do lucro aumentar nos próximos anos.



O patrimônio líquido tem crescido constantemente, e a empresa tem a dívida líquida bem controlada, até podemos dizer que possui poucas dívidas considerando o setor de atuação, é bem conservadora neste aspecto.


O Lucro líquido ficou alguns anos de lado, subiu forte em 2014 e 2015, caindo em 2016 e voltou a crescer em 2018, não é o ideal, mas pelo menos tem lucro né. Confiram esse gráfico do site fundamentus.
Gráfico do Lucro e Proventos
Um gráfico do relatório da empresa sobre a distribuição de dividendos.

Este ano (2019) a empresa pagou apenas um dividendo em julho, pode ser que paguem mais algum agora em dezembro, mas até o momento não vi nada, acho que podem estar guardando lucro para aquisições já que o governo está querendo privatizar várias empresas. Ao que tudo indica, empresa sólida em setor perene, pagando dividendos e crescendo, pra mim é suficiente. Lembrando sempre que isso é apenas um estudo particular, não sou analista e não faço recomendações de compra ou venda.

Fontes de pesquisa:

EXTRA - Videos de Análises da Empresa









Até o futuro pessoal!

2 comentários:

  1. Excelente análise!

    Por coincidência, estava estudando essa empresa nesse fim de semana.

    Não curto o setor de distribuição e embora a EDP tenha planos de expandir suas operações para transmissão, vai levar um tempo até a maturação. Então prefiro focar em empresas como Taesa e TRPL, cujo core business é exclusivamente a transmissão.

    ResponderExcluir
  2. Olá CDD, bem-vindo de volta!

    O setor de distribuição parece ser o mais complicado mesmo, gatos, postes, manutenções etc. Eu já pensei bastante na Taesa também, ela possui os melhores múltiplos pelo que vi, e TRPL também entrou na minha lista, pelos meus filtros iniciais. Parece que o problema dessas empresas é mais no nível governança, talvez seja por ter o governo metido de sócio, pessoal não gosta muito delas, mas gosto é gosto, e o lucro é o que importa no final.

    Por enquanto estou pensando nas 3 citadas no post pra carteira, acho que vou adicionar elas esse mês.

    Abraços

    ResponderExcluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Fechamento 060 - Março de 2024

Olá! Chegamos ao fechamento mensal de número 60, ou seja, 5 anos de acompanhamento da carteira aqui no blog, não posso dizer que passou rápi...