Fechamento de Novembro

Olá!

Novembro a rentabilidade foi bem ruim em todos os lados, só a renda fixa positiva.


No consolidado o resultado ficou quase 5% negativo. Eu aportei 4k em novembro e o patrimônio subiu menos de 2k. De mudanças na carteira apenas na parte de criptomoedas que eu fiz umas "apostas", tirei tudo do site da Biscoint porque lá o limite de saque diário é 1k, imagina se um dia ficar milionário com criptos quanto tempo pra sacar, enfim, transferi tudo para o Mercado Bitcoin, e dei uma diversificada, comprando um pouco de cada, 50 reais de algumas moedas, mas a maior parte ainda em BTC.

Nas criptos, no fechamento de hoje quase tudo negativo, só LTC verde, 2 semanas atrás estava tudo verde, foi só eu sair de férias que tudo caiu hehehe. Na parte das ações voltei a investir na Grendene, depois de alguns trimestres ruins e outros bons, resolvi dar mais uma chance pra ela. Na parte dos FIIs comprei shopping, enquanto estive viajando este mês vi que todo mundo aproveitou a liberação dos órgãos e foi para as praias, então o movimento deve ter sido muito bom, e agora com as compras de final de ano, espero que tenham bons rendimentos no curto prazo, já no médio prazo não sei se foi boa escolha devido a nova variante do COVID que surgiu na África.

O patrimônio está subindo fortemente graças aos aportes, estou bem pessimista nos últimos meses e por isso estou sempre aportando mais, como dizem, quando mercado está pessimista é hora de comprar. No cenário de 2 anos eu não acredito que a bolsa se recupera, mas vai saber, tem muitas variáveis e o mercado está se concentrando na questão da inflação, teto dos gastos ultrapassado pelo governo, eleições com muitos candidatos populistas, as incertezas que geram muita volatilidade. De qualquer forma rezo para que isso tudo passe e nossa economia volte a crescer em 2 ou 3 anos.

Devido a isso, este ano eu finalmente iniciei o investimento no exterior, que até o momento não me decepcionou, mesmo comprando na máxima histórica, ainda subiu um pouco mais, provavelmente no ano que vem vou fazer um novo aporte lá na Avenue, gostaria que desse uma pequena correção para eu fazer esse segundo aporte. Ainda quero ver como vai ficar a declaração do IR nessa parte, terei mais trabalho nisso no ano que vem.

Não sei se farei mais publicações este ano, então desejo a todos um Feliz Natal, que Deus lhes abençoe com muita saúde e boas festas de final de ano! 

 

 Abraços e até o futuro!!

14 comentários:

  1. Boa noite bilionário! Nem me fala de declaração de IR...ano com lucratividade abaixo da inflação e ainda terei um bom trabalho nesses lançamentos...rsrs Sobre o resultado ter uma carteira muito voltada pra RV gera essas grandes quedas, mas também quando sobe, sobe como um foguete. Tem que focar no longo prazo e na qualidade dos ativos comprados. Infelizmente não tenho muita esperança de melhora no mercado em 2022 (ano eleitoral é complicado)...quem sabe 2023.
    Grande abraço!
    VVI - vvibr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bilionário.

    Este ano parece que a bolsa vai ficar por volta dos 100k é que indica. A RF está até boa, mas não me atrai muito. Estou mesmo é aproveitando e comprando boas empresas que caíram muito.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse foi um ano perdido na bolsa, mas tem coisas baratas, eu comprei umas Weg que fazia tempo que queria aumentar a posição e é difícil ver ela caindo. Abs

      Excluir
  3. Isso aí, Bilionário. Foco no aporte, pois é a única variável que podemos controlar!

    Abraço e bom final de ano!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Billions

    Dá uma olhada na Arezzo. Considero ela a top neste setor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu já estudei ela um pouco quando estive pensando em me desfazer da Grendene, realmente parece estar mais competitiva, crescimento um pouco melhor, vou dar uma olhada nela. Grendene apesar de ter um baita caixa e algumas vantagens competitivas parece que está parada no tempo. Abs

      Excluir
  5. Bilionário,

    O ano está perdido.

    Sobre os shopping eu concordo com você, estão totalmente lotados. A galera simplesmente está ignorando a doença e está indo viajar, festar e passear no shopping (apesar de ver pouco movimento nas lojas).

    Também estou ansioso pela declaração do próximo ano, por enquanto estou confiante de que tenho tudo sobre controle para não levar uma mordida do leão.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ano que vem vou deixar pra fazer a declaração IR nos últimos dias e importar tudo que der usando o certificado digital, assim talvez me poupa um tempo. De novidades pra minha declaração vai ser a parte do exterior e as criptomoedas, e também aquela bonificação do PSSA3 que nunca tinha visto.

      Abs

      Excluir
  6. Amigo,

    Poderia, por gentileza, explicar como você montou esse gráfico de evolução patrimonial com os diferentes ativos?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Holder!

      Sim, é a mesma planilha que o aportador usa no site http://oaportadorfinanceiro.blogspot.com, ele já fez um post explicando inclusive como colocar ela em tempo real no seu blog, eu tinha feito isso uma vez mas acabei tirando depois. Acessa lá que vai encontrar tudo.

      Abs

      Excluir
  7. Espero que tenha tido um bom Natal e uma boa virada de ano, Bilionário!
    Muito legal esse seu gráfico de evolução patrimonial.
    Eu tenho uma pequena carteira de criptos, parecida com a sua, mas ainda não divulguei no blog. O que você acha que ainda vai acontecer com essas moedas? Acha que ainda há espaço para crescerem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mago!

      Eu não sei o que vai acontecer, acho que é uma aposta nessas novas que estão surgindo aos montes, pura especulação, a maioria provavelmente vão virar pó e serem esquecidas, mas algumas podem dar altos lucros em pouco tempo como aconteceu ano passado. Agora as criptomoedas mais consolidadas como BTC e ETH que já tem alguma utilidade na rede blockchain, acredito que essas podem sobreviver por muitos anos, e talvez venham a ser uma moeda de troca universal algum dia. Se isso acontecer, vai valorizar muito ainda.

      Isso é o que eu penso, mas posso estar muito enganado, sou um leigo no assunto.

      Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Programa para Declaração IR liberado!

E aí galera! Liberaram o programa pra declarar os rendimentos para a receita federal, baixei aqui e já trouxe algumas coisas na pré preenchi...