Breve Estudo Maluco com FIIs

Olá!

Olhando minha carteira de FIIs, vi que a maioria deles tem a DATA-COM no final do mês, mas alguns tem dias diferentes, Data-com é a data que você precisa estar comprado para receber os proventos, pensando nisso resolvi fazer um backtest de uma estratégia maluca, talvez mais gente já tentou fazer ou talvez até tenha alguém que realmente faça isso, é muito louco, mas vai saber.

Estratégia Proventos Turbinados X3  😈😈😈

A ideia é muito simples, comprar o FII um pouco antes da DATA-COM e vender logo depois, então comprar outro FII antes da DATA-COM e repetindo o processo. Olhando minha carteira identifiquei 3 FIIs que daria pra fazer isso, RECR11, XPML11 e MXRF11. Poderia ter usado outros pro final do mês, provavelmente teria sido uma sábia decisão, pensando que teve altas tretas com MXRF11 nos últimos meses, mas agora foi e estou com preguiça de refazer tudo, até porque não gostei do resultado.

Sabendo as datas que precisava estar comprado pra receber os proventos, elaborei as seguintes regras para o estudo: 

  • Compra RECR11 no dia 1
  • Vende RECR11 no dia 10
  • Compra XPML11 no dia 10
  • Vende XPML11 no dia 19
  • Compra MXRF11 no dia 19
  • Vende MXRF11 no 1º dia mês seguinte
  • E segue assim pra sempre... 
  • Se der final de semana, vai no dia seguinte.

 Abaixo a imagem da planilha de estudo:

Planilha no Google pra ver as cotações

No meio do estudo me dei conta de alguns detalhes, que coloquei nas observações:

  1. Estudo não considera taxas/emolumentos
  2. Estudo está considerando o dividendo sendo reinvestido imediatamente, mas na verdade o pagamento é feito sempre alguns dias após a data-com, então os volumes negociados na prática provavelmente seriam um pouco menores.
  3. Não considerei pagamento de IR nos meses que deu lucro nas operações.

Por isso, os resultados dos backtestes sempre costumam ser melhores do que quando a gente executa a estratégia na prática... fica o alerta.

Pra verificar os valores dos dividendos recebidos, fui cadastrando as operações uma por uma no site meusdividendos.com, e então atualizando a planilha, ajustando valor máximo da operação seguinte, coisa que depois vi que não devia ter feito porque na verdade o dinheiro demora uma semana pra entrar, aproximadamente, então seria melhor considerar estes proventos para a operação seguinte, e não a do mesmo dia... mas enfim, estudo maluco feito meio as pressas só pra matar minha curiosidade.

 O resultado final foi que as operações, na maioria deram prejuízo, e por isso, o resultado ficou bem fraquinho, confiram do site meusdividendos alguns prints da tela:

Ótimos proventos

Yield ficou maravilhoso 😁

Resultado final, cerca de 10% em um ano, perdeu pra inflação e se incomodou um monte.

O acumulado final, começando com 10 mil, ficou R$ 11.077,25, mas como disse, na prática isso deve ser um pouco menos. Com isso encerro este estudo maluco, acredito que se pegasse um mercado de alta, o sujeito provavelmente teria um resultado excelente, mas nesse período do backtest tivemos a alta da SELIC e da inflação, que fez os FIIs caírem, e taí o resultado.

Caso alguém tenha interesse em verificar minhas fórmulas ou refazer o estudo com mais capricho, ou com outros FIIs, ou com prazo maior, o link da planilha do estudo é: https://docs.google.com/spreadsheets/d/1XAGY_sA_C2oeuGoV9Q8xrPa2QilbAnnVtcyG85d-4uM/edit?usp=sharing

10 comentários:

  1. Olá, Bilionário.

    É melhor fazer o feijão com arroz. Fazer coisas mirabolantes gasta-se mais tempo e muitas vezes só levam prejuízos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy!
      Sim, compartilhei o estudo mais por causa disso mesmo, pro povo ver que ficar girando a carteira não faz sentido, apesar de que o meu estudo foi breve, foi de apenas um ano, então não dá pra tirar uma conclusão definitiva, mas acredito que ficar comprado e reinvestir os dividendos vai dar resultados melhores. Abraços

      Excluir
  2. acredito que o cowboy tem razão, nesse mundo de investimentos, quanto menos emoção, melhor, pelo pouco de experiência que tenho, aprendi que não há atalhos. um abs!

    ResponderExcluir
  3. Bilionário,

    O estudo mostrou claramente o baixo retorno do giro de carteira, muito interessante.

    Cada vez mais acredito que para ter sucesso no mercado é preciso diversificar, mas não exageradamente ao ponto de não conseguirmos acompanhar os ativos individualmente.

    O giro de patrimônio parece fazer sentido só para os fundos de investimentos.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
  4. Fala, bdz, blz?

    Vc considerou preço histórico nominal ou preço histórico ajustado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta! Usei cotação que aparece no google, não sei dizer se é nominal ou ajustada. Peguei as cotações direto na planilha do google, usando aquela Função =GoogleFinance...

      Excluir
    2. É que, grosso modo, não esperava um resultado tão positivo. Justamente pelo efeito de descontar da cota o rendimento pago na data ex. Mas se foi usado a cotação ajustada, seu estudo estaria considerando o "dividendo" 2 vezes.

      Excluir
    3. Eu achei o resultado bem ruim na verdade.

      Olhando pelo tanto de prejuízo que deu nas operações, uma parte foi devido ao desconto do provento da cotação, mas como o prazo dos negócios ficou perto de 9 dias com o papel, a oscilação normal do mercado afetou mais do que isso.

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

WRLD11 ou VT, qual é melhor?

Olá a todos! Olhando as estatísticas do blog, percebi uma grande procura pelo post comparando o IVV vs IVVB11 , que foi feito usando os cust...