Revisando a carteira de FIIs

Olá a todos!

Após refletir um pouco sobre meu desempenho nos investimentos, resolvi que é hora de revisar a minha carteira, uma das coisas que percebi nessa revisão foi na parte dos fundos de investimento imobiliários, olhando os rendimentos e taxas, vi que há uma certa correlação entre FIIs que cobram altas taxas de gestão/administração com a baixa rentabilidade, no quesito DY pelo menos, conforme imagem abaixo.

Minha carteira de FIIs. Dados da planilha disponibilizada pelo Canal do Holder

KNRI11 e HGBS11 tem as maiores taxas de administração e os menores Dividend Yield da minha carteira, será coincidência?!. Os dois sofreram com a pandemia, o que justifica esse baixo provento, mas poderiam ter reduzido as taxas de administração já que o rendimento está ruim. GGRC11 apesar da taxa alta ainda consegue distribuir bons proventos. BRCR11 é uma desgraça, se olhar a cotação só cai, então esse tem que ficar na lista negra mesmo, antigamente eu pensava que era oportunidade quando um FII ficava caindo muito tempo, e por isso, usando a planilha de balanceamento, acaba comprando sempre mais... mas atualmente eu acho que esse FII tem problemas sérios e talvez nunca volte a subir.

Devido a isso, zerei a nota desses FIIs na minha planilha de balanceamento da carteira, ainda estou pensando se vendo esses FIIs e aporto nos melhores, ou simplesmente deixo eles quieto ali na carteira sem novos aportes, porque apesar do baixo rendimento, os imóveis são bons e estão com desconto se olhar o P/VP. Também olhando o relatório gerencial, alguns FIIs estão lentamente subindo os proventos, outros com lucros acumulados/não distribuídos, então quem sabe até o final do ano essa situação melhore.

Planilha de Balanceamento da Carteira

Essa é a segunda vez que estou revisando a minha carteira de FIIs, na primeira vez eu acabei tirando da carteira o XPCM11, SAAG11 e BBPO11, o BBPO11 está ruim mas nem tanto quanto eu imaginava que ficaria, SAAG teve fusão virou RBVA11... e XPCM11, segue vago com 80% de queda, então minha decisão foi boa na época.

E aí, o que vocês acham desses FIIs que zerei a nota? Manter ou vender?

Até o futuro!

6 comentários:

  1. Fala, Bilionário, blz?

    Cara, óbvio q matematicamente mais taxas, menos rentabilidade. Mas no caso do KNRI11 eu acho q é mais pela segurança q ele passa, tipo, ele é o FII 10/10 de vários analista e youtubers. Ele pra mim é a ABEV3 dos FIIs, caro e seguro.

    O HGBS passou e ainda passa por maus bocados pelos shopping, o DY dele estava 0,2%, bizarro. Mas tbm era um dos queridinhos da subida do IFIX de 2019. (sofro com isso até hj).

    Quanto a zerar ou não... não sei... to com vontade de vender toda minha carteira e comprar só itit11 e kisu11.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Neto!

      Obrigado pelo comentário!

      Pois é, segundo analistas do youtube o KNRI11 é para ser o melhor FII, mas na prática a rentabilidade dele não é a melhor, eu acho que uma boa parte por causa das altas taxas.

      Em relação a FoFs, pelo lado da rentabilidade é mais vantagem você mesmo montar a carteira, pode até copiar a composição desses FOFs já que eles divulgam nos relatórios, agora pelo lado da simplicidade um FOF ajuda muito, principalmente na declaração do IR :DD mas a hora que eu me cansar de analisar e acompanhar relatório gerencial também vou vender tudo e comprar FOFs, desde que a taxa de adm seja baixa ;)

      Abs

      Excluir
    2. Fala bi,

      KNRI11 é o melhor fundo, talvez não seja o melhor investimento (dado que está caro), rs

      Quanto aos fofs, atualmente eles estão abaixo o valor patrimonial (soma dos ativos que os compõem), ou seja, se vc replicá-los vc vai pagar mais caro que comprar o fof. rs insano, não?

      Excluir
    3. Pois é, vou fazer um estudo dos FOFs, quem sabe eu faço a troca também.

      Excluir
  2. Bom dia Bilionário! BRCR11 é um caso muito estranho...bons imóveis mas sempre dando rolo. Eu já cheguei a comprar um tempo atrás pensando no P/VP e só me ferrei. Por isso, quero distância de fundos polêmicos...rsrs. Espero que com a pressão que anda sendo feita pelo mercado nas altas taxas de ADM haja uma melhora das taxas ou pelo menos uma melhor transparência dos gastos e salários dos funcionários.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário VVI!

      Quando comprei BRCR11 a primeira vez não sabia dos rolos antigos, mas acabei mantendo até hoje porque vi algumas entrevistas dizendo que as pessoas que fizeram os rolos já foram todas demitidas e que a gestão atual era melhor, mas acho que a fama ficou... era uma caso de mudar o nome do FII pra ver se melhora hahaha

      Em relação as taxas eu acho difícil mudarem, enquanto tiver cotistas dispostos a pagar... mas a transparência deveria ser melhor mesmo.

      Abs

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Estorno Impostos sobre Dividendos na Avenue

Olá investidores e curiosos! Mês passado recebi diversos estornos de impostos sobre dividendos na corretora Avenue, acabei vendo isso apenas...