Fechamento 050 - Maio de 2023 - Rumo aos 100k

Saudações meus queridos leitores!

Chegamos a 50 meses desta carteira de investimentos, por enquanto superando as metas graças aos aportes 💪, R$ 90.628,01 de aportes, média mensal de R$ 1.812,56 de aporte, e o capital acumulado chegou em R$ 99.226,51, com o aporte de junho vamos superar os 100k 🙌

Rentabilidade

Mês bastante positivo, quase tudo se valorizou.


As taxas do tesouro direto tiveram uma queda, desta forma os títulos aumentaram de preço, fechando com mais de 6% de alta neste mês. Na ponta negativa, os ETFs no exterior caíram, e não foi pelo dólar, que fechou o mês com pequena valorização, foi o SCHD caiu cerca de 4%, os outros ficaram perto do zero a zero, gerando essa queda de -0,5%, talvez seja hora de fazer um novo aporte para o exterior, apesar da dívida americana estourando teto...


Na minha planilha a rentabilidade do mês foi de 4,22%, acumulado desde o início apenas 9,49%.

Com 8% acima da meta estipulada para o momento, estou cogitando reduzir um pouco os aportes na carteira e criar uma poupança para melhorias na casa, em breve minha pequena vai começar engatinhar e já prevejo algumas despesas extras.

Dividendos

Também este mês foi recorde de dividendos, olhando o gráfico apenas de ações e FIIs abaixo, foi um mês bem fora da média, por causa da Grendene principalmente.

Dividendos de Ações e FIIs

Minha tabela de dividendos

O interessante que ainda estou recebendo dividendos de ações que já vendi a algum tempo. Deve ser daí que surgem aqueles dinheiros perdidos, você vende todas as suas ações, nunca mais acessa a corretora, e no ano seguinte recebe dividendos na conta 😜 

Se você quer saber se tem valores a receber, o link é https://valoresareceber.bcb.gov.br/publico

No exterior recebi dividendos do SCHP, 4,28 dólares, descontando imposto de 1,28, fiquei com U$ 3. Também recebi do VGLT U$ 0,97 menos 0,29 de imposto, ficou 0,68: total 3,68. Usando a tabela de conversão do dólar para reais da receita federal, R$ 4,9449, o valor recebido em reais foi de R$ 18,19.

Link: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/tributos/tabelas-de-conversao-para-reais-do-dolar-pessoa-fisica-IRPF-2023

Negócios realizados

O aporte das ações seria para compra da CGRA3, mas durante a compra a falta de liquidez me fez mudar de ideia, acabei fazendo a troca das ações ordinárias da Grazziotim pelas preferenciais, após o novo estudo da empresa, fiquei pensando que não faz sentido pra mim ter as ordinárias, sendo que ambas possuem tag along 100%, pagam o mesmo valor em dividendos, mas a preferencial é mais barata, consequentemente com DY maior e ainda possui mais liquidez nas ações. Fiz um video dessa sardinhagem , porque fiquei negociando com um robo 😂 o video está como não listado no canal, pra assistir só neste link, mas não recomendo ✌ Fiquei com 100 ações da CGRA4.

Além dessa troca, me desfiz da Grendene. Já a algum tempo estive descontente com detalhes nos resultados dela, é coisa de sardinha mesmo eu sei, mas finalmente tomei a decisão e me desfiz dessas ações. O motivo? Um grande percentual do lucro da empresa vinha do resultado financeiro, sendo que após essa distribuição bilionária em dividendos, o caixa reduziu pra níveis adequados, o que eu até acho positivo, antes todo mundo reclamava desse caixa enorme, só o detalhe é que o lucro líquido deve cair forte nos próximos trimestres, e eu não sei até que ponto isso já está precificado nas ações, considerando que preço segue lucro...

Outro risco da Grendene é que a empresa tem várias incentivos fiscais, e esse governo está cortando incentivos/isenções/etc pra arrecadar mais, então fiquei um pouco preocupado que em breve isso possa acontecer e contribuir pra uma piora nos resultados da empresa. Enfim, detalhes meus amigos, detalhes que preocupavam esse pequeno investidor, resolvi vender pra parar de me preocupar. Vou acompanhar de fora por um tempo, se meu palpite estiver certo, acho que ela vai cair bastante, mas nem sempre o mercado faz sentido, e quase nunca eu acerto as previsões do futuro.

Com o dinheiro dessa venda, fiz a compra de 41 ações da PSSA3, chegando ao total de 100 ações dessa empresa. Aos poucos quero ir fechando os números em lotes de 100 pra poder negociar no mercado padrão brasileiro, sem ser no fracionário, que no nosso caso não é fracionário, mas inteiro... 💩

Negócios realizados

Como visto acima, também reinvesti alguns dividendos no exterior, comprando um pouco de SCHD, este sim o verdadeiro fracionário. Nos FIIs comprei mais 2 cotas do HGBS11, e na renda fixa o aporte novamente foi no tesouro IPCA+2045. 

Próximos negócios

Pro mês que inicia, gostaria muito de comprar a M Dias, eu estava esperando que ela ficasse na faixa entre 25 e 30, mas novamente disparou e até chegou no valor adequado, segundo a minha planilha de balanceamento. Assim, as opções ficaram ABEV, EQTL, FIQE ou HYPE.


Já na parte dos FIIs, estou pensando em aproveitar essa emissão do HGLG11 e comprar algumas cotas dele. Tenho 5 HGLG12, então posso subscrever 5*155,70 = R$ 778,50. Tenho até as 16 horas de hoje pra decidir isso. O XPML11 também está com emissão, tenho 2 direitos de subscrição (XPML12), mas o preço da subscrição está praticamente no mesmo valor negociado no mercado, aí vou ficar de fora, ou talvez compre direto do mercado mesmo.

Apesar das quedas nas taxas do tesouro, acima de 5,5% ainda acho interessante, talvez compre mais um pouco. Se o dólar voltar abaixo dos 5, também penso em enviar alguma renda extra pra fora.

Alocação/Diversificação por classe de ativo

A diversificação da carteira ficou com 2% no estudo da estratégia ETFs da Paz, 22% no exterior, 23% FIIs, 23% ações e 28% renda fixa, conforme gráfico abaixo.


ETFs da Paz

Sobre a carteira de estudo ETFs da Paz, só na paz, sem mudanças por enquanto.

Desejo muito sucesso a todos!

Até o futuro!

12 comentários:

  1. Boa Bilionário, eu to chegando tb pelos meus cálculos de padaria estou nos 95k, preciso pegar tudo e somar certinho. Mas é um objetivo alcançado, bora para próxima meta !
    Grande Abraço
    Rumo a IF!

    ResponderExcluir
  2. Rumo aos 100k, parabéns. O primeiro 100k é o mais demorado.
    Eu juntei os primeiros 150k na poupança, na época não entendia nada de investimentos e já tinha me estrepado na bolsa. Foi na força do ódio e dos aportes.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei bastante mesmo, se for considerar que já tinha começado investir e saquei tudo 2x, essa é a minha terceira vez investindo, agora tenho que manter a disciplina! Abraços

      Excluir
  3. Bilionário,

    Belo gráfico de proventos.

    Agora se tem uma coisa que duvido que vá acontecer nesse país é corte de subsídios, pode ter governo petista ou bolsonarista que duvido que terá corte, o lobby do empresariado brasileiro é muito forte entre os deputados.

    Veja o Lula proibindo empresas européias de participarem de licitações no Brasil dentro do sonhado acordo UE-Mercosul, é puro protecionismo.

    Abraços,
    Pi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá PI, eu não acompanho de perto essas questões, mas fico imaginando a briga, políticos querendo arrecadar mais e as empresas querendo lucrar mais hehe, penso que o ideal seria as empresas lucrarem mais, de forma que o PIB e a população enriqueça, e a consequência disso seja uma arrecadação maior, do que o governo aumentar impostos pra tentar arrecadar mais e acabar afugentando investidores. Vamos ver o que essa gestão vai fazer. Abraços

      Excluir
  4. Boa noite Bilionário! Daqui a pouco a VVI baby começa a engatinhar aqui e tenho que começar a pensar mesmo em comprar centenas de protetores de quina...rsrs. O que mais está pensando em comprar? Parabéns pelo resultado! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá VVI, tem isso também, eu estou mais preocupado com escadas e sacada, pensando se fecho com vidro ou rede de proteção... Abraços!

      Excluir
  5. Parabéns pela evolução, nobre amigo bilionário.

    Também quero vender a posição em Grendene. O lucro está minguado há meses, vou aproveitar que subiu (meu preço médio está acima de R$ 8) e realocar em outra empresa.

    Abraços efusivos e bons investimentos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado meu nobre amigo!

      Eu posso estar enganado (acontece muito) e a empresa pode melhorar futuramente, mas olhando os últimos resultados tudo indica que os próximos resultados de lucro devem cair, então essa alta da cotação deve ser tudo sardinha comprando por causa do alto DY. Eu vendi fiquei próximo do zero a zero, se considerar os dividendos recebidos, sem isso tive um pouco de prejuízo.

      Abraços

      Excluir

Fique a vontade para contribuir com suas ideias ou dúvidas. Obrigado!

Postagens em alta

Programa para Declaração IR liberado!

E aí galera! Liberaram o programa pra declarar os rendimentos para a receita federal, baixei aqui e já trouxe algumas coisas na pré preenchi...