Olá a todos!
Fechamento em Video
Cenário Atual
O mundo segue com as guerras, gerando incerteza sobre as cadeias globais de suprimentos, o preço do petróleo subindo e descendo feito uma roda gigante a cada nova notícia, o fenômeno el nino já é considerado uma certeza e vai afetar as safras, gerando aumento dos preços, inadimplência etc.
Agora temos uma alta inflação gerada pela "possível escassez", medo e ganância. Por exemplo, aqui na minha cidade o povo saiu correndo abastecer por medo de faltar combustível quando saiu a notícia do fechamento estreito de Ormuz, assim, de fato faltou combustível, pois os postos não estavam esperando que todos resolvessem ir encher o tanque no mesmo dia, no dia seguinte os preços já subiram, pois bateu uma ganância no dono do posto, e nos mercados especulativos também!
No cenário interno, eleições para presidente, sendo que os dois candidatos principais são um ex-presidiário e um provável futuro presidiário. Pra mim os dois são similares, claro que as narrativas são contrárias e confundem muito o povo, gerando brigas e mais brigas sem sentido, e no final novamente teremos que escolher entre o menos ruim. Neste cenário atual uma mudança parece ser bem-vinda!
Os juros altos tendem a continuar por mais alguns anos, taxa SELIC poderia cair com a economia forte e baixa da inflação, mas me parece que isso não vai acontecer tão cedo.
![]() |
| Cenário ilustrado pela IA, será que estou pessimista? |
Negócios Realizados
Ambev
Cemig
![]() |
| https://investidor10.com.br/acoes/cgra4/ |
Grendene
Equatorial
![]() |
| https://investidor10.com.br/acoes/comparar/ticker-150,ticker-47,ticker-143/ |
Olhando a comparação:
- Engie se destaca em margem, em ROE. É qualidade.
- Cemig se destaca em baixa Dívida, bons múltiplos de Preço e Dividendos.
- Equatorial se destaca no crescimento, a receita cresceu muito, só falta o lucro acompanhar.
Fui trocar uma ideia com o chatGPT, analisando o último resultado trimestral, o chat interpretou que o resultado operacional está muito bom, apenas o lucro foi pressionado pelo resultado financeiro, pois a empresa opera com muitas dívidas.
Considerando o histórico da empresa, sempre foi assim, então tudo indica que o preço atual na verdade é bom pra compra, aproveitando que o mercado está penalizando esse resultado de curto prazo "ruim", o jeito é ter paciência mesmo, e talvez até seja interessante comprar um pouco mais. Ainda, essa empresa é uma das que poderiam lucrar com o crescimento paraguaio.
Exterior
No exterior reinvesti os dividendos acumulados no ETF SCHD.
Renda Fixa
Reinvesti proventos dos FIIs, no Tesouro Educa+, queria ter comprado algum FII, mas as taxas acima de 7% não dá pra ignorar.
| Taxa de 7,24%, não resisti |
E foi isso, baixo aporte e muita movimentação.
![]() |
| Negócios realizados |
No final do mês, a caixa turbinada do nubank "venceu" e teve um resgate automático, fiz umas contas, tinha aplicado R$ 7770,04, estava com valor bruto de R$ 9.104,34, entrou na conta 8.854,70, ou seja, 249,64 provavelmente foram para o governo na forma de imposto, em percentual isso deu 18,7% de imposto. Deve estar certo, pois foram vários aportes em diferentes prazos.
No site status invest tive que registrar um resgate de 9104,34, pra zerar a aplicação, pois esse imposto não aparece lá, fiz o mesmo na planilha, ficando com aporte negativo: 500-9104,34=-R$ 8.604,34
Pensei de reinvestir ainda neste mês, mas tivemos algumas complicações de saúde e resolvi manter o dinheiro na conta, pois alguns consultórios não aceitam cartão, só Pix. Talvez nos próximos meses eu compense com aportes maiores.
Proventos, Juros e Dividendos Recebidos
Recebi um bom valor neste mês, R$ 826,94 pelo relatório statusinvest.
Rentabilidade
Abaixo a rentabilidade por classe nos últimos 30 dias.
A evolução, com o "resgate" da aplicação em renda fixa, considerada caixa, tivemos uma boa queda no valor total acumulado.
Vendo a nova composição da carteira, aumentou um pouco o percentual nas classes após zerar o dinheiro/reservas, e olhando pra PI, poderia aportar num LFTB11 da vida, ou outros fundos.
Carteira de Ações
Até o futuro!







Fala bilionário! Lindo quadro de geopolitica feito por IA. Me lembrou das cartas do Kinea que também usam IA (https://www.kinea.com.br/blog/categoria/carta-do-gestor/). Muito legal que você olha os multiplos, faz gestão ativa do dinheiro. Agora CEMIG, tenho impressão que por ser pública, o investidor estrangeiro (que é o q realmente move a bolsa) ou gestores de fundos jamais colocariam grana pelo fato de ser pública. Esses multiplos baixos de CEMIG continuarão sempre baixos. Ninguem acredita em empresas públicas no Brasil. Vide Petrobras que teve anos que estava com dividendo de 60% do valor da ação! Como pode?! Também está na minha lista de leitura a carta do squadra do caso do IRB (https://www.squadrainvest.com.br/wp-content/uploads/2022/09/relatorio-2019.pdf) Você deve conhecer o caso. Mas de maneira simplificada eles viram que era impossivel essa empresa publica brasileira entregar aqueles multiplos, ganharam bilhoes shorteando.
ResponderExcluirForte abraço!
Apareça sempre!
FG
Cara também é lindo ver o resultado pipocar no seu gráfico!
ExcluirObrigado pela visita e comentário FG!
ExcluirCom certeza, eu mesmo quando comecei essa carteira em 2019 tinha essa regra de não investir em empresas estatais, mas acabei fazendo isso com o passar do tempo, percebi que o governo, através de leis, interfere em todas as empresas, claro que nas estatais o risco de interferência é maior, mas segmentos de energia e saneamento são altamente regulados, no fim, não muda tanto assim, então resolvi começar investir em Cemig e Sanepar, duas estatais. A Petrobras mesmo eu não tive coragem de investir nela após a Dilma, mas quem teve coragem lucrou muito.
Abraços!
Inflação gerada por ganância e aumento de risco global.
ResponderExcluirO Mundo está ficando mais perigoso.
Oi, Bilionário! Não sei se é pessimista mas melhor sempre estar preparado, né? Saber o que pode vir é melhor do que viver na ignorancia e tomar decisões desacertadas por conta disso. Não significa que vamos a tomar as decisões corretas mas pelo menos, um pouco mais informadas. Eu meio que desisti de ações pois não tenho tempo de fazer esses análises que você faz e que acompanho para entender melhor como funcionam. Estou indo para os ETFs. Cemig forma parte do ETF NDIV11 e gosto da empresa além de que concordo com você, o Estado vai interferir nas empresas sempre mas neste caso, um país inteiro depende de que seja bem regulamentado. Um abraço!
ResponderExcluirOlá, na verdade eu também não tenho tanto tempo, faço essas breves análises nas horas vagas, mas longe de ser no nível que os profissionais que só trabalham nisso conseguem fazer. Claro que a IA agora reduziu um pouco essa diferença, conseguimos analisar muito mais informações em menos tempo, mas no final a experiência e frieza na hora H fazem diferença. Diversas vezes eu já cheguei na conclusão de que eu deveria investir através de ETFs também, mas é um vício essas ações. Abraços!
Excluir